4 dicas para manter o seu time engajado durante o home office
Diretores e gestores de RH: usem essas dicas e tenham times sempre motivados, engajados e produtivos no trabalho remoto.
Postado em: 14/05/2020
O modelo de trabalho no mundo e no Brasil está sendo fortemente impactado pela pandemia de covid-19. O que era uma tendência, está precisando virar realidade às pressas.
Conforme o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de empresas que pretendem adotar o home office cresceu 30% no país.
Muitas empresas e funcionários estão precisando se adaptar rapidamente à essa nova realidade, sem o planejamento adequado, e isso pode ocasionar desgastes nas relações com os colaboradores.
Mas, então, como a empresa deve interagir com o funcionário em home office para que a relação seja a melhor possível? Como manter o mesmo nível de produtividade de antes? A resposta é: mantendo a motivação, que, por sua vez, sustenta o engajamento.
Por isso, preparamos essas cinco superdicas de como melhorar o engajamento do seu time durante o home office. Confira!
1 – Apoie sua equipe com estrutura
Para viabilizar o trabalho e engajamento em um ambiente remoto, o colaborador necessita de alguns elementos básicos para ter um bom desempenho, como: desktops ou notebooks, além de smartphones e softwares que facilitem a comunicação a distância, além de um contato de suporte da empresa caso sua conexão caia. Outra possibilidade é a empresa oferecer cadeiras ergonômicas para os funcionários que precisam passar muitas horas sentados.
2 – Defina metas por entrega, não por horário
Mais do que nunca, os profissionais precisam de uma direção clara do que é esperado em termos de objetivos e metas da empresa. Se as expectativas são claras e mutuamente acordadas, a dinâmica do trabalho pelo home office é facilitada.
Para isso, coloque uma ênfase no que é produzido, ao invés do quando. Portanto, deixe os profissionais organizarem-se no tempo da maneira como se sentirem mais produtivos. Em outras palavras, se um profissional trabalha melhor à noite, permita que ele produza durante esse período. Deixe-os executar o trabalho sem restrições desnecessárias, e cobre-os apenas pelas entregas.
3 – Estimule a convivência
Após um tempo trabalhando no home office, os profissionais podem ter a sensação de isolamento. Manter os colaboradores com a sensação de pertencimento a uma equipe é fundamental para que sigam engajados e motivados.
Por isso, estimule contatos diários através de grupos de WhatsApp, videochamadas, reuniões por Hangouts, entre outras ferramentas. Mas cuidado: esses contatos não devem ser carregados de cobranças, mas sim apoio e orientações para superação de dificuldades pontuais.
E não use as ferramentas de comunicação apenas para trabalho. Estimule que as pessoas possam falar de assuntos mais leves e brincadeiras e, sempre que puder, organize happy hours e comemorações por videochamadas para que todos possam se ver e interagir.
4 – Mantenha os benefícios
Assim como a empresa e os diretores foram pegos de surpresa e obrigados a migrar para o home office rapidamente por conta da pandemia, os funcionários também foram surpreendidos com essa mudança repentina, e sequer houve possibilidade de levar em conta sua preferência por trabalho remoto ou no escritório.
Essa mudança de rotina e eventuais incertezas com o futuro representam um estresse para os colaboradores. Por isso, transmita confiança ao time, seja com palavras mas, principalmente, com atitudes. Mantenha os benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde e previdência privada. Afinal, a equipe não tem culpa pela pandemia, não é mesmo?
Lembre-se: a pandemia é passageira e, ali adiante, a empresa poderá optar por voltar ao escritório, permitir o home office em alguns casos ou dias, ou mesmo migrar definitivamente para o trabalho remoto. Seja como for, o foco é no agora. Então, você que é diretor ou gestor de RH, use as dicas acima para ter times sempre motivados, engajados e com alta produtividade.
E, se sua empresa ainda não oferece o benefício da previdência privada a seus funcionários, fale com a gente. Temos certeza que eles ficariam muito mais felizes e engajados.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO