6 benefícios simples para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários - Família Previdência

6 benefícios simples para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários

Investir na qualidade de vida do funcionário e de sua família aumenta a produtividade na empresa.

Postado em: 16/07/2019

A qualidade de vida no trabalho é um dos principais benefícios que podem ser oferecidos para motivar funcionários. Segundo pesquisas, o bem-estar interno contribui para melhorar em até 86% a produtividade e 70% a rentabilidade de pequenas e médias empresas. Por isso, algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo investem cada vez mais na construção de um ambiente interno leve e descontraído.

Na Walmart do Brasil, por exemplo, é possível ver de salas de jogos até minicampos de golfe. Muitas outras gigantes também fazem isso, como a Google e a Audi Motors. Elas investem em salas de reuniões temáticas, espaços para descanso e café e muitas outras ideias criativas e quase sem custos para as empresas.

Veja seis benefícios que a sua empresa pode oferecer para o bem-estar dos funcionários que custam muito pouco e que irão aumentar a produtividade:

1) Casual Friday

Depois de uma semana cheia de reuniões, compromissos e visitas a clientes com os homens usando terno e gravata e as mulheres vestindo o famoso terninho e scarpin, algumas empresas permitem que a sexta-feira seja mais casual e despojada no local de trabalho.

A casual friday (sexta-feira casual, em tradução livre) surgiu nos Estados Unidos, e se tornou uma prática popular entre as empresas no final dos anos 1970. O objetivo é eleger um dia em que os colaboradores possam se sentir mais à vontade no momento de escolher o que vestir na empresa, criando um ambiente mais informal e amistoso. Isso ajuda a diminuir o estresse diário, melhora o clima organizacional e impacta positivamente na produtividade e na qualidade do serviço prestado.

A proximidade com o fim de semana tornou a sexta-feira o dia escolhido para o uso de roupas um pouco mais informais, entretanto, nada impede que algumas empresas eventualmente possam escolher um outro dia para o casual day.

2) Dia do pet

Essa é uma tendência que, apesar de nova, vem aumentando muito no Brasil nos últimos anos. Um estudo publicado em 2012, pelo International Journal of Workplace Health Management, analisou uma empresa da Carolina do Norte, nos EUA, na qual os cães dos funcionários os acompanharam em um dia de trabalho. Os resultados mostraram que aqueles que levaram seus cães apresentaram níveis de estresse significativamente inferiores àqueles que não tinham levado.

E um companheiro de quatro patas pode, de fato, aliviar o estresse, melhorar o humor e até reduzir o colesterol ruim. Fazer carinho em um bichinho aumenta nossos níveis de oxitocina, que é o hormônio redutor do estresse, e diminui o nível de cortisol, responsável pelo estresse no organismo. Além disso, é provável que na presença de um animal as pessoas se sintam mais propensas a fazer brincadeiras, o que consequentemente melhora o clima no ambiente.

E mais: muitas vezes a presença do pet pode ser um excelente quebra-gelo. Eles são excelentes facilitadores de conversas que, sem eles, poderiam nunca acontecer. O bichinho também tem o poder de deixar o dono mais confiante em uma apresentação ou trabalho em grupo. A presença de animais no ambiente de trabalho é tão positiva que, inclusive, há empresas que adotam mascotes.

3) Ingressos para eventos culturais

As artes são importantes espaços de reflexão, construção de identidades e de manifestação dos desejos da sociedade. É na cultura que as pessoas avaliam a possibilidade de diálogos entre realidades contextuais distintas.

Oferecer, portanto, por meio de sorteio ou merecimento, ingressos periódicos para teatro, cinema e shows culturais, é uma ótima e barata forma de valorizar os funcionários e melhorar a sua qualidade de vida.

O incentivo a atividades culturais diversas, oportunizando ao colaborador uma convivência social familiar, ao mesmo tempo em que o engrandece culturalmente, contribui para ampliar também sua qualidade de vida, uma vez que atividades artísticas, culturais e de lazer têm o potencial de aliviar o estresse das rotinas.

4) Dia especial para os aniversariantes

O dia do nascimento é um marco na vida de qualquer pessoa. Essa data será sempre lembrada, principalmente pelas pessoas mais próximas. Então, tornar esse dia especial para o funcionário é muito importante para sua motivação e também para o ambiente interno da empresa.

Ninguém, por mais tímido que seja, gosta de ser esquecido no dia do seu aniversário. Porém, é preciso respeitar o jeito de cada um. Assim, não são aconselháveis comemorações mais efusivas para não envergonhar os mais acanhados.

Uma boa forma de celebrar e marcar a data é oferecer um turno de folga para ele/ela comemorar o seu aniversário, ou, então, aproximar sua família da empresa nesse dia, para que possam festejar juntos. O fato é que o aniversário não pode passar em branco. É uma forma de valorização pessoal que reflete diretamente na sua qualidade de vida.

5) Sala de jogos e lazer, descanso e massagens

Incentivar o ócio e o descanso é tão importante quanto promover a produtividade dos funcionários.  Por isso, estimular os colaboradores a praticarem atividades físicas e de lazer demonstra a preocupação da empresa com sua saúde. O incentivo pode ser feito, por exemplo, por meio de parcerias com academias e/ou patrocínio para a criação de times de futebol ou grupos de corrida. Oferecer salas de jogos para as horas livres também estimula a criatividade e o trabalho em equipe.

E a ginástica laboral é uma das grandes apostas das empresas modernas, que disponibilizam profissionais para fazerem massagens rápidas nos colaboradores. Funciona, geralmente, uma ou duas vezes por semana, com agendamento prévio e durante o horário de trabalho, com o intuito de reduzir o estresse.

Os espaços de lazer e programas de ginástica laboral trazem atividades físicas para o ambiente de trabalho, além de orientarem os colaboradores a ter uma atitude diária mais saudável, impactando diretamente na sua qualidade de vida e, claro, na sua produtividade.

6) Convênios e benefícios inovadores

Uma das ações de RH que mais têm reflexo na qualidade de vida dos colaboradores é dispor de convênios e benefícios que sejam realmente inovadores e, acima de tudo, do interesse dos funcionários e para uso pessoal e familiar. Afinal, a qualidade de vida do funcionário está diretamente relacionada ao bem-estar da sua família.

Essa é uma prática simples, mas que, além de gerar valor para a empresa, é capaz de ampliar a qualidade de vida, motivar (e muito) os colaboradores, mantê-los engajados com o trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Disponibilizar planos de saúde e de previdência privada que incluam como dependentes a família do funcionário é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo, como forma de melhorar a qualidade de vida do colaborador.

Por onde começar?

É importante o gestor de RH e o empresário terem em mente que uma ação não depende da outra, e todas podem ser colocadas em prática ao mesmo tempo para benefício da qualidade de vida do seu funcionário.

Mas, se você busca apoio para implementar convênios e benefícios inovadores na sua empresa, como um bom plano de previdência privada, nós, do Família Previdência, podemos ajudá-lo.

Com a Reforma da Previdência na pauta, nenhum funcionário tem mais garantias de um bom futuro dependendo apenas do INSS. Então, por que não a empresa investir na qualidade de vida do seu colaborador a partir da sua preocupação com o futuro?

O Plano Família Previdência Corporativo é um plano de previdência privada inovador e aberto para a adesão de empresas de todos os tamanhos e segmentos do mercado. Ter o Família Previdência Corporativo na sua empresa aumenta a satisfação do colaborador e amplia o engajamento da sua equipe. Fale com a gente.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO