8 dicas simples para economizar dinheiro no dia a dia
Anote as ideias e comece hoje mesmo a ter uma vida financeira mais saudável
Postado em: 02/05/2023
“Economizar dinheiro" é um termo muito comum na vida do brasileiro. Estamos sempre buscando maneiras de juntar algum valor por mês, de investir e de conseguir uma renda extra guardada para casos de emergência ou para realizar um sonho. Porém, nem sempre é fácil fazer isso acontecer. Por isso, preparamos oito dicas para te ajudar a economizar dinheiro no seu dia a dia.
Muitas vezes, são atitudes simples, ações que parecem pequenas, mas que podem mudar a sua vida financeira. Por isso, se você precisa de um tutorial com dicas de como economizar dinheiro, continue a leitura e não esqueça de pegar um papel e caneta para anotar tudo.
1. Anote todos os gastos
A primeira dica de como economizar dinheiro no dia a dia é ter sempre em mente os gastos. Sejam os maiores, como as contas e as compras do mês, até aqueles pequenos, como o cafezinho depois do almoço. Sim, anote absolutamente tudo que você gasta ao longo do mês.
Quando chegar a data de fazer os pagamentos, separe por colunas: o que será pago com cartão, com dinheiro, se foi parcelado ou à vista. Com essas anotações, você verá tudo o que gastou e pode analisar se foram itens necessários ou despesas que poderiam ser cortadas para poupar dinheiro.
2. Tenha estratégias para as compras
Se você quer economizar, é extremamente importante pensar em estratégias para quando for fazer suas compras. Quando for ao mercado, por exemplo, faça uma
lista de compras antes e anote tudo que realmente precisa. Tente comprar somente o que está listado. Quando vamos despreparados para as compras do mês, acabamos levando mais do que o necessário e perdemos dinheiro.
Outra dica é para as compras online. Muitas vezes, compramos itens por impulso na internet e, com isso, gastamos sem necessidade. Antes de fechar o carrinho, veja se realmente precisa do item, se não está mais barato em outro site e se pode esperar uma promoção ou uma data sazonal, como a Black Friday ou a Semana do Consumidor.
3. Conheça sua realidade
Acontece também de querermos gastar e até mesmo poupar mais do que nossa realidade permite. Portanto, é preciso entender como anda sua vida financeira. Antes de tudo, responda às seguintes perguntas:
-
Qual é o seu ganho mensal?
-
Quanto você gasta mensalmente?
-
Tenho dívidas em aberto?
-
Quais são os meus objetivos financeiros a curto e longo prazo?
Com essas perguntas respondidas, você vai entender sobre suas necessidades financeiras e saberá o que resta para guardar ou investir. Se você perceber que sua realidade atual é de mais gastos do que ganhos, é preciso repensar sua vida financeira.
4. Corte despesas desnecessárias
Mais um item fundamental para economizar dinheiro é pensar naqueles gastos desnecessários que temos ao longo dos dias. Cortar algumas despesas supérfluas pode ser o ponto que você necessita para garantir aquele extra do final do mês.
Por exemplo, que tal reduzir as saídas todo fim de semana para apenas um dia? Nos outros dias, você pode reunir seus amigos em sua casa ou fazer programas mais em conta, como um piquenique no parque ou um dia de praia. Dessa forma, você economiza uma boa quantia para seus planos futuros.
5. Descontos sempre
Nada melhor do que comprar algo com desconto, certo? Esse é outro ponto importante. Sempre que for fazer uma compra, seja grande ou pequena, pesquise preços, peça descontos, use cupons ou cashback.
Assim, você garante uma economia no item que comprou e pode até conseguir uma parte do dinheiro de volta ou pontos para usar em compras futuras.
6. Faça pequenos ajustes na sua rotina
Algumas vezes, quando estamos na correria do dia a dia, deixamos de economizar. Por exemplo, será que vale a pena ir no posto de combustível perto de casa por ser mais rápido, mesmo ele sendo mais caro? Com certeza, não.
Em vez disso, programe-se, saia um pouco mais cedo, vá àquele em que o valor é melhor e aproveite para encher o tanque. Busque também por promoções e descontos e até mesmo programas de pontos e milhas.
7. Pegue emprestado e compre usado
Avalie se vale a pena comprar novo ou se é melhor comprar usado, ou até mesmo pegar emprestado. Sabe aquela festa que tem um tema especial ou um evento que você precisará de um look que sabe que não vai usar de novo? Não gaste dinheiro com isso. A dica para economizar nesse caso é pegar emprestado.
Pergunte aos amigos ou à família se eles têm o item que possam te emprestar e, caso não consiga, procure em brechós ou lojas de aluguel, para pagar um preço mais em conta.
8. Pense a longo prazo
A economia não deve ser feita só pensando na próxima semana ou no mês seguinte. Faça disso uma filosofia de vida para cuidar do seu financeiro. Tente sempre economizar e faça desse dinheiro uma nova oportunidade de renda, através dos investimentos.
Pense a longo prazo e invista em opções que te darão retorno financeiro positivo, como a previdência privada. Além de ser uma forma de garantir que seu dinheiro esteja seguro, ainda é uma maneira de obter uma renda extra lá na frente, ajudando a manter a estabilidade e a realizar sonhos no futuro.
Para isso, conte com o Família Previdência. No nosso site, você pode conferir diversas opções de planos, com aportes a partir de R$ 50 mensais para você investir no seu futuro e cuidar da sua vida financeira. Acesse e saiba mais.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO