Custo de vida elevado: o que anda pesando no bolso da terceira idade? - Família Previdência

Custo de vida elevado: o que anda pesando no bolso da terceira idade?

A inflação provocou um aumento no custo de vida dos idosos. A mudança gera preocupação, pois grande parte dessa parcela da população é responsável pelo orçamento doméstico de suas famílias.

Postado em: 09/12/2020

Quem foi fazer suas compras levou um susto: os itens que compõem a refeição básica, como arroz, feijão, óleo de soja e carne, tiveram um aumento significativo nos preços.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses a inflação ficou em 3,14%, mas para a terceira idade, marcou 4%. Ou seja, os preços de produtos e serviços para idosos tiveram um ritmo mais acelerado quando comparado ao da população em geral.

Os custos de vida são variados para as pessoas, pois cada uma lida com condições, estilos e rendas diferentes. Independentemente da situação, há um fator com o qual a maioria concorda: o orçamento anda elevado e cada vez mais apertado.

Consequências sobre o poder aquisitivo

custo de vida, ou ICV, é um indicador que calcula a soma dos preços médios pagos por pessoas em uma cidade, estado ou país. Você já deve ter escutado: “É muito caro viver lá!” O cálculo é baseado a partir de uma cesta predeterminada que inclui: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde, despesas pessoais, educação e comunicação. São esses produtos e serviços que indicam quanto custa morar em um lugar, mantendo um padrão de vida.

Os dados do IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado pela Fundação Getulio Vargas, apontam que a inflação para os idosos foi maior no terceiro trimestre do que no segundo de 2020. Para essa faixa etária, o que mais pesou no bolso foram a gasolina, a energia elétrica, as carnes de boi e as passagens aéreas.

O IPC-3i mede o impacto da inflação no consumo de famílias compostas por pessoas com mais de 60 anos. Os índices propiciam também que o grupo busque alternativas para se reorganizar financeiramente. Além de verificar o aumento de preços e o poder de compra, as taxas de inflação do idoso contribuem para o governo federal executar políticas públicas na área da saúde e previdência.

Inflação: os impactos sobre a vida das pessoas

No Brasil, o indicador oficial de inflação é o Índice de Preços para o Consumidor Amplo. Mensalmente calculado pelo IBGE e nas capitais, incluindo Porto Alegre, o IPCA vale para todo o país. O aumento nos preços não é uniforme, em cada categoria há itens que podem sofrer elevações no valor e outros, não.

Usada para explicar o aumento generalizado ou contínuo dos preços de produtos, aluguel e salários, a inflação é conhecida dos brasileiros. Ela também é o motivo pelo qual o poder de compra diminui em alguns momentos. Se for muito alta, distorce preços, e a população sente dificuldade de acompanhar o que está barato ou caro.

Para compreender melhor, é importante também saber qual é a sua causa. A curto prazo, pode aumentar em um mês, mas, a longo prazo, o aumento pode ser contínuo durante todo o ano. Quando não é controlada, a sua intensificação é ruim para a economia do país, atingindo níveis altos, situação chamada de hiperinflação.

Nesse cenário de hiperinflação, os preços aumentam todos os dias, fazendo a moeda perder o valor de forma rápida, gerando um descontrole financeiro.

Se reorganizar e planejar para você e toda sua família

Cresce o número de pessoas acima de 65 anos com a necessidade de mais recursos financeiros. Grande parte dessa faixa etária acaba voltando para o mercado de trabalho por causa do elevado custo de vida e sua perda do poder aquisitivo.

Você pode ter diferentes opções para viver seu tempo de forma mais tranquila, desenvolver projetos, usufruir do lazer e de novos mundos, sem se preocupar com o orçamento doméstico, e uma das saídas pode ser o Família Previdência. Os associados constituem sua renda extra com solidez para suprir as despesas na aposentadoria, além de incluir cônjuges, filhos e netos no plano.

A terceira idade continua cheia de energia e vitalidade para enfrentar os desafios que o ano de 2020 impôs. Deixe os projetos fora da gaveta, tenha tempo para você, mantenha sua segurança. Reorganizar a parte financeira é viver do jeito que você planejou.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO