Hábitos e consumo: como cada geração se relaciona com o dinheiro e com as instituições financeiras
Novos padrões culturais e ferramentas de acesso à informação, há formas bem diferentes de lidar com a economia.
Postado em: 17/12/2020
A maneira como cada geração é influenciada e as suas buscas por mudanças vêm sendo observadas. Identificar transformações sociais, como cada um lida com o dinheiro e os diferentes investimentos para jovens é compreender necessidades e estabelecer novos hábitos capazes de construir o futuro.
Você deve ter ouvido falar sobre as gerações X, Millennials e Z. Esses conceitos surgiram após a Guerra Fria, a fim de definir novos padrões culturais e de consumo no mundo todo. O período trouxe avanços, mas também marcou os impactos no comportamento de vida das pessoas e, principalmente, em como elas reagem economicamente.
Para compreendermos melhor a relação dessas pessoas com a questão financeira, é preciso atentar para as diferentes épocas em que cada grupo surge. Nascidos entre os anos de 1960 e 1980 são denominados geração X. Os Millennials são considerados os que surgiram entre 1980 e 1995. Já a geração Z é composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010.
Geração de estabilidade
Nascida em meio a grandes construções, a geração X foi embalada pelo desenvolvimento, pela globalização e pela tecnologia. São conhecidos como um grupo que busca estabilidade, pensam a longo prazo e em empregos com perspectivas de crescimento. Essas pessoas viveram tempos de alta inflação no Brasil, o que dificultava fazer planos para o futuro, e é exatamente o que justifica um comportamento em busca por segurança financeira.
Preocupados em tomar decisões de consumo da família, sua atenção está sempre no amanhã. Eles desejam ter um legado de longo prazo, por isso são mais preparados do que outras gerações quando o tema é chegar à terceira idade. Há empresas financeiras que estão empenhadas em compreender esse tipo de comportamento e tornando possível planos de aposentadoria com tranquilidade para a geração X e toda a sua família.
Uma geração otimista
Os Millennials chegaram a tempo de vivenciar a revolução da internet e puderam embarcar na onda do empreendedorismo e startups. Essa geração é a do consumo com propósito: antes de falar em dinheiro, é preciso ser feliz. Mas não se deixe enganar sobre a distância dessa geração com a questão financeira, pesquisas sugerem que são eles o grupo que mais poupa dinheiro.
Antenados e otimistas, deixam a casa dos pais cada vez mais tarde e também pensam a longo prazo. A pouca idade permite a tomada de decisão com maiores riscos, afinal, há tempo para se recuperar caso o inesperado aconteça. Para essa flexibilidade, é necessário ter reservas, e o mercado financeiro está entendendo os seus hábitos, como, por exemplo, a oferta de fundos de investimentos e previdência privada.
Faça você mesmo: a geração das oportunidades
Os que nasceram na era digital e a percebem como algo natural pertencem à geração Z e, atualmente, representam 20% da população do país. Com personalidade e sem rótulos, tornaram-se adolescentes e adultos que viveram uma época de desenvolvimento tecnológico e de crise financeira global de 2008. O grupo redescobriu o poder de comunicação, principalmente como uma grande oportunidade de negócios.
A Geração Z é marcada por desafiar estereótipos e ditar as próprias regras. Desconfiam de fórmulas prontas, são bem informados, gostam de poupança e de pensar no futuro. Todas essas características são agregadoras para quem deseja ser um bom investidor. É pensando nessa geração atenta ao mundo que novos planos financeiros estão aderindo a valorização de pessoas e assegurando conquistas pessoais.
Geração X, Y ou Z, o futuro começa agora!
Independentemente de como cada geração lida com o dinheiro, há diferentes tipos de investimentos para jovens e adultos. A escolha será previdência privada ou fundo de investimento? Agora ou depois, será preciso refletir quais caminhos cada grupo irá tomar pensando no futuro que está cada vez mais próximo.
Se a geração X viu consistência em se estabelecer e conquistar junto da família lazer e moradia, a nova geração se destaca por pensar em transformações contínuas e com maiores investimentos na educação. Antes dos erros, vêm os aprendizados, e os millennials atravessaram um período de decisões conjuntas com o gerente para conversar, sem tabu, sobre os planejamentos do amanhã.
Entenda que o perfil do investidor pode mudar ao longo dessas jornadas. Se você fez a escolha de um plano baseado em outra realidade, lembre-se: é possível trocar e ajustar. Não existe investimento certo ou errado, mas, sim, aquele que vai se adequar ao seu momento de vida sem frustrar suas expectativas.
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