O que é cashback? Como funciona? - Família Previdência

O que é cashback? Como funciona?

O programa é uma opção para quem aposta na digitalização das compras e em novas formas de economizar.

Postado em: 17/09/2021

Na tradução direta do inglês, significa “dinheiro de volta''. Na linguagem financeira, é uma permissão que libera em cada realização de compra uma porcentagem desse valor de volta para o consumidor.

Mas, afinal: o que é esse tal do cashback na prática?
O cashback é quase uma versão simplificada de programas de pontos, mas esse é como se fosse uma recompensa da empresa parceira do programa por ter gasto algum valor nela.

O formato permite que você ganhe dinheiro diretamente. É possível, por exemplo, receber cashback em compras realizadas no cartão de débito, durante o pagamento de contas, em e-commerces, por aplicativos de viagens ou delivery. 


Como surgiu o cashback? 


Na década de 1980, nos Estados Unidos, o cashback foi criado por operadoras de cartão de crédito. A operação consistia em pagar de volta parte do valor gasto, mas em dinheiro vivo.

Só por volta de 2010, ganhou popularidade e alcançou outros países, como, por exemplo, o Brasil, com lojas online. Segundo o Sebrae, no mesmo ano, mais de 6,4 milhões de estabelecimentos estavam cadastrados em programas de cashback.

Na última década, esse mercado cresceu muito no país. Em lugares como Estados Unidos e Inglaterra, os programas de recompensa auxiliam na melhoria das vendas e fidelizam clientes


Cashback: quais são as curiosidades do programa?


Quem decide quanto do valor gasto será recebido pelo cliente é o estabelecimento parceiro do programa, a porcentagem pode variar conforme o lugar.

O cashback funciona da mesma maneira como no início, a diferença é que agora existem programas mais específicos e nem sempre vinculados a um cartão de crédito.

O programa não é um desconto. Você precisa consumir um produto ou serviço, pagar o valor cheio e, só assim, irá receber uma porcentagem do seu dinheiro de volta.

A empresa parceira do programa deverá informar suas regras, termos ou condições aos consumidores para saber qual o prazo máximo para receber seu valor.


Não há necessidade de acumular valores para resgatar o cashback. Geralmente, é possível utilizar o dinheiro assim que for liberado.

Algumas empresas permitem que o cliente transfira o seu cashback para uma conta bancária. Alguns aplicativos também já permitem realizar transferências com o Pix.


Digitalização e novos hábitos de consumo


A pesquisa “A Percepção dos Brasileiros sobre Carteira Digitais”, lançada pelo Serasa, aponta que 53% dos entrevistados consideram o cashback uma função essencial na carteira digital.

O cashback segue ganhando força e, com certeza, é uma dessas ferramentas que vieram para ficar nos hábitos de consumo e que, também, irá ajudar muitas pessoas a pouparem o dinheiro ao ir às compras. 


Com a pandemia, algumas empresas aceleraram o processo de digitalização das vendas e estão oferecendo mais opções para recompensar os clientes em diferentes plataformas.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO