O que é um investimento de longo prazo?
Entenda o que é um investimento de longo prazo e saiba como pensar no curto e no médio prazos.
Postado em: 07/02/2023
Você já parou para pensar sobre o que é um investimento? E sobre o que significa o tempo do investimento? Investir é pegar uma quantia e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro.
Assim, é fundamental adotar uma medida de tempo na hora de fazer um planejamento de metas e objetivos a serem atingidos. Se você tem várias metas, como fazer uma poupança para ser usada em alguns anos e comprar uma casa, por exemplo, é preciso atribuir um período para atingi-las e revisar os períodos para que você chegue aonde quer.
Para começar, vamos explicar o que é um investimento de longo prazo — e como pensar no curto e no médio prazos.
Como definir o tempo?
Há quem acredite que o tempo é subjetivo. Ou seja, aquilo que posso considerar como longo prazo não é a mesma coisa para você. Vamos a um exemplo para entender melhor: se eu tenho 24 anos e pretendo me aposentar com 65, seria coerente eu pensar que longo prazo pode ser representado em um período de dois anos? Não faz muito sentido, pensando por esse viés, já que a linha do tempo é extensa. Mas se o objetivo for outro, considerar esses dois anos pode ser visto como longo prazo.
Pensando em cada etapa
Curto prazo
No geral, 1 ano é o que mais se vê como definição de curto prazo. Logo, tudo o que for até 1 ano entra aqui. Para investidores que têm algum objetivo de curto prazo, é interessante buscar por investimentos com bastante liquidez e baixos riscos, afinal, o horizonte é bem curto. Então, perder dinheiro é a última coisa que eles gostariam.
Imagina chegar o dia de resgatar o dinheiro e ver que, por exemplo, aqueles R$ 1 mil investidos viraram R$ 800,00.
Se uma pessoa com uma perspectiva de 4 meses, por exemplo, tivesse colocado dinheiro na bolsa de valores em março de 2020, teria resultados decepcionantes, pois, devido ao coronavírus, a bolsa despencou.
Médio prazo
É comum encontrar a definição como sendo o espaço entre 1 e 5 anos. Para quem tem essa perspectiva de médio prazo, é interessante optar por investimentos que tenham esse vencimento. Neste caso, além da liquidez, é importante considerar um investimento que tenha um pequeno período de carência para fazer o resgate. Além disso, é possível que você encontre investimentos com rentabilidade maior que o primeiro caso.
Longo prazo
As definições levam em conta prazos a partir de dez anos de investimentos. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), investimentos de longo prazo são aplicações em que o resgate do valor investido ocorre dentro de dez anos ou mais. Dessa forma, o dinheiro fica retido por um tempo predeterminado e, apenas ao final do período, é possível resgatá-lo.
Esse tipo de investimento é bastante popular e feito pelas pessoas que procuram segurança e esperam que o valor aplicado tenha uma valorização ao longo dos anos. Assim, pode-se obter lucro com a venda de determinado bem no futuro ou até mesmo usufruir dos rendimentos.
Além disso, se acontecer um imprevisto que desvalorize o seu dinheiro, há um certo tempo para a recuperação do valor aplicado. Com isso, os retornos também podem ser maiores.
Previdência privada como alicerce do futuro
A previdência privada é um investimento contratado com o objetivo de ter um salário complementar ao da aposentadoria do INSS, dando mais tranquilidade para quem deixa o mercado de trabalho. É também um recurso para garantir a faculdade dos filhos ou tirar projetos do papel em um intervalo de tempo maior, como a compra de um sítio ou de uma casa na praia.
A rentabilidade é conhecida no momento da contratação, quando o beneficiário define o prazo para começar a receber os valores mensais.
Como o Família Previdência ajuda você
É certo que quanto antes você começar a poupar, melhores serão os resultados. Para isso, o Família Previdência conta com planos acessíveis, a partir de 50 reais, que vão ajudar você a construir um caminho melhor para o futuro.
Dessa forma, você não vai depender exclusivamente do INSS e poderá ter uma aposentadoria mais tranquila. Acesse familiaprevidencia.com.br, faça uma simulação. Estamos prontos para ajudar você a cuidar do seu amanhã e da sua família.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO