Qualidade de Vida: 5 regras para aumentar sua longevidade
Tudo que os médicos sempre disseram agora é comprovado pela ciência
Postado em: 03/10/2018
Há muito você já ouve os médicos sugerirem adotar um estilo de vida mais saudável com o objetivo de prolongar a vida. Nem todos seguem à risca as recomendações. Mas agora um grupo de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) comprovou que cinco “regras de ouro”, se seguidas com disciplina, podem prolongar a vida em mais de 10 anos.
Sobre a Pesquisa
Segundo a pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, publicada na revista científica Circulation, respeitar esses hábitos saudáveis pode representar um acréscimo médio na expectativa de vida de até 14 anos para as mulheres e de até 12 anos para os homens.
Os cientistas acompanharam os hábitos de 123 mil pessoas durante 34 anos. Ao analisarem de forma detalhada o estilo de vida dessas pessoas, os pesquisadores constataram que existiam diferenças entre as que levavam a vida de forma saudável e as que não cumpriam as cinco "regras de ouro".
Conclusão
A conclusão é que não seguir as regras pode levar a graves implicações para a saúde. Os cientistas apontam uma ampla lista de decorrências, como o risco de aparecimento de câncer ou outras doenças, especialmente por causa do cigarro; e o risco de desenvolvimento do diabetes e de problemas cardíacos devido à má alimentação.
5 Regras de Ouro
Você vai se surpreender ao perceber que todos já sabemos há tempos as tais "regras de ouro". O segredo é colocá-las em prática nas nossas vidas.
1) Não fumar
Você, certamente, já ouviu esta recomendação, se não do seu próprio médico, nos meios de comunicação que você lê, ouve ou assiste. Pois não fumar é, sim, uma regra de ouro se quisermos viver mais e melhor. O tabagismo contribui para o aumento de doenças cardíacas, osteoporose, enfisema pulmonar, acidente vascular cerebral, entre outras, além de comprometer a memória e dificultar a prática de exercícios físicos.
2) Praticar esportes
Esta é outra recomendação médica que estamos acostumados a ouvir dos médicos, educadores físicos e dos meios de comunicação. Mesmo que de baixa intensidade, como caminhadas, a prática de esportes é outro fator que auxilia a sermos mais longevos. O exercício físico é um fator fundamental na promoção da longevidade celular e de benefícios à saúde física, bem como previne ou retarda o declínio intelectual e reduz o estresse, com consequente manutenção do bem-estar.
3) Manter uma dieta saudável
Mais uma vez, você já ouviu esta recomendação, pois uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais (como anemia, por exemplo), doenças infecciosas e crônicas (pressão alta, diabetes, etc.). Por isso a importância de uma alimentação adequada e variada, em que é possível ter acesso a todos nutrientes necessários para constituir um organismo saudável e, consequentemente, mais longevo.
4) Não exagerar no álcool
Nosso corpo é sábio, por isso devemos prestar atenção quando ele dá sinais de que não aceita a mesma quantidade de bebida alcoólica que costumávamos consumir quando mais jovens. À medida que envelhecemos, o organismo diminui a tolerância ao álcool, portanto, precisamos ser mais comedidos à medida que o tempo passa. O exagero no álcool altera a pressão sanguínea, afeta o músculo cardíaco e aumenta o risco de desenvolvermos diabetes. Mais: impacta o sistema de defesa e, consequentemente, a capacidade do organismo de combater infecções.
5) Evitar o sobrepeso
A quinta e última "regra de ouro" pode ser considerada uma consequência das quatro regras anteriores, afinal, se você não fuma, pratica esportes, tem dieta saudável e não exagera no álcool, é bem provável que, consequentemente, não tenha sobrepeso. Mas essa regra tem que ser igualmente controlada de perto e requer atenção. A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade uma pandemia, que atinge 2,1 bilhões de pessoas, nos cinco continentes. As pessoas com excesso de peso, por exemplo, apresentaram riscos mais altos de desenvolver doenças cardiovasculares do que as com peso controlado.
Viver mais exige mais planejamento
Você já colocou em prática essas cinco "regras de ouro" para viver mais e melhor? Nunca é tarde para começar! Mas é importante lembrar que se você vai viver mais, precisa estar preparado financeiramente para este tempo extra na Terra. Nós, do Família Previdência, podemos ajudá-lo a fazer o melhor planejamento financeiro para sua aposentadoria. Afinal, precisamos cuidar também da saúde do nosso bolso.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO