Qualidade de vida: Você sabe os benefícios do pilates para os idosos?
De nada vai adiantar você chegar à aposentadoria com saúde financeira mas sem saúde física e mental. Para isso, o pilates pode ser um excelente aliado.
Postado em: 29/08/2018
A prática do pilates vem ganhando seguidores fascinados pelos diversos benefícios que a atividade proporciona. Derivado da fisioterapia, o pilates se popularizou por promover melhora na flexibilidade, além de auxiliar no cuidado de doenças patológicas.
Uma atividade sem restrições
Ao contrário de boa parte das atividades físicas que exijam um trabalho muscular maior, o pilates não possui muitas restrições quando se trata da idade de quem pretende praticar a modalidade. Assim, a prática do pilates é uma alternativa viável para quem deseja se exercitar após os 60 anos de idade por possibilitar a adaptação de acordo com o grau da capacidade funcional ou dores no corpo.
É justamente por isso que muitos especialistas descrevem o pilates como uma atividade perfeita para idosos que, além de trazer diversos benefícios, é essencial para que eles continuem se exercitando na terceira idade. Isso porque a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.
O que acontece com seu corpo e mente na terceira idade?
Durante o envelhecimento, o organismo perde massa muscular, diminuindo, desse modo, o metabolismo e reduzindo a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, nas articulações e no coração.
Atividades físicas para idosos são cruciais para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física, e é recomendado que o idoso procure um profissional que seja especialista para que possa aplicar o melhor programa de atividades adequado a cada pessoa.
O tempo provoca mudanças no metabolismo, e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.
O que o pilates pode fazer pelo idoso?
O método pilates é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida, pois combina exercícios físicos com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e do condicionamento cardiovascular.
O pilates é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro para o idoso. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, especialmente na terceira idade.
Atua principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tensionando os músculos, através de exercícios de alongamento, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas à artrose e dores generalizadas.
Outros benefícios para os idosos praticantes do pilates
Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.
Além disso, são benefícios do pilates para os idosos:
Alívio de dores
Alívio do estresse
Prevenção de lesões
Melhora dos reflexos
Melhora da mobilidade
Melhora da flexibilidade
Maior percepção dos movimentos
Melhora do equilíbrio
Melhora da velocidade de andar
Melhora da autoestima
Diminuição da depressão
Mantém o peso corporal
Fortalece os músculos das pernas e costas
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
Melhora das reações posturais.
Agora, além de todos esses benefícios, um estudo publicado recentemente pelo The Journal of Strength & Conditioning Research comprovou que incluir a prática do pilates na rotina diária pode ser um grande aliado também no combate a diabetes tipo 2, principalmente em mulheres idosas.
Saúde física, mental e financeira
Como nós, do Família Previdência, sempre afirmamos: não adianta chegar à aposentadoria com saúde financeira e sem saúde física e mental. Então, que tal unir a prática do pilates à sua previdência privada para construir uma aposentadoria dos sonhos?
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO