10 dicas para planejar as finanças e ter um futuro tranquilo
Confira 10 dicas para que você planeje e comece o ano de 2023 motivado a investir e fazer o seu dinheiro render.
Postado em: 12/01/2023
Um novo ano está começando e você já parou para pensar nos objetivos que quer alcançar em 2023? Se uma delas é ter uma vida financeira mais organizada, saiba que você não está sozinho!
Para não passar por tantos apertos ao longo do ano, é muito importante ter claro o que é receita, o que é despesa e o que é supérfluo.
Separamos 10 dicas para que você planeje e comece o ano de 2023 motivado a investir e fazer o seu dinheiro render. Confira:
1. Faça uma estimativa geral dos gastos
Faça um levantamento de tudo aquilo que você gastará nos próximos 12 meses. Nessta lista, devem estar despesas prováveis, como alimentação e higiene, contas a pagar (aluguel ou financiamento, condomínio, luz e gás), saídas, compras e mensalidades (plano de saúde e escola), por exemplo.
Para facilitar, junte o maior número de comprovantes possíveis do ano que passou. Some tudo e divida por 12 para ter uma ideia da média dos gastos mensais. Isso torna mais fácil observar como estarão distribuídos e quais deles são desnecessários.
2. Determine como será sua renda total
Encontre o montante para a sua renda total nos próximos 12 meses. Para ajudar nesta tarefa, especialistas recomendam que você registre em uma planilha o que espera receber de salário, rendimentos, venda de ativos e indenizações, entre outros. O importante é entender que a sua renda precisa cobrir tudo em relação ao total do que você definiu como gastos para o ano — e ainda sobrar.
3. Estabeleça um valor para ser poupado e investido
Para atingir os seus objetivos financeiros, é muito importante poupar. Depois de analisar o seu orçamento e ter estimado o valor dos seus gastos em 12 meses, é hora de definir um percentual da sua renda mensal que será investido. A recomendação é que esse valor atinja algo entre 20% e 30%.
Não deixe o seu dinheiro parado. Avalie as possibilidades e aplique esse valor que você tem para render. É recomendável definir o seu perfil e encontrar um investimento que se encaixe no seu orçamento.
Além de segurança e de garantir descontos de até 12% sobre o Imposto de Renda, os planos do Família Previdência têm solidez e rentabilidade garantidas. Confira as opções que combinam com o seu perfil. Há opções a partir de R$ 50,00.
4. Esteja preparado para emergências
É aconselhável destinar ao menos 5% do que você ganha para formar uma reserva de emergência. Esse valor ajudará a enfrentar dificuldades maiores, como aquelas pequenas eventualidades que podem aparecer ao longo de 12 meses.
Avalie se vale a pena contratar seguro. Assim, é possível evitar prejuízo maior ao bolso no caso de algum incidente.
5. Elimine as dívidas
Para se livrar das dívidas, tenha disposição para renegociar, principalmente se for com um banco. O processo pode ser demorado, mas você deve ligar ou ir pessoalmente tratar do assunto.
Veja se os valores e os prazos oferecidos valem a pena, se compensa juntar uma boa quantia e pagar à vista ou parcelado. Lembre-se que tudo isso deve estar incluído no planejamento mensal.
6. Pague mais à vista e use menos o cartão de crédito
Tenha como meta comprar menos a prazo e pagar mais as contas à vista. Dessa forma, você estará fortalecendo um dos pilares para a boa organização financeira: evitar ao máximo meios como cartão de crédito ou cheque especial.
Vale analisar se os juros cobrados pelo seu banco, assim como taxas administrativas e tarifas, são razoáveis. Do contrário, busque outras opções. Veja também se o seu cartão de crédito oferece algum benefício que faça valer a pena.
7. Elimine os maus hábitos financeiros
Há pequenos gastos que até parecem inofensivos, especialmente quando envolvem pequenos valores. Mas alguns dos piores hábitos financeiros vêm justamente de onde menos esperamos. Gastos com lanches na rua, por exemplo, ou com a mensalidade de uma academia que não é frequentada representam ralos financeiros, por onde o dinheiro vai embora e não volta.
Portanto, identifique os maus hábitos e elimine-os. Afinal, ter controle sobre o seu orçamento representa qualidade de vida, não nos deixando reféns das próprias finanças. Isso faz com que objetivos e sonhos fiquem mais próximos.
8. Faça a sua declaração do Imposto de Renda o quanto antes
Organize no início do ano os documentos necessários para fazer a sua declaração do Imposto de Renda. Você pode esquecer algo importante a declarar e ter complicações sérias logo adiante.
Envie a sua declaração o mais cedo possível, pois, tendo direito à restituição, você será ressarcido antes.
9. Planeje as suas férias e os feriados do ano
Pegue um calendário e destaque férias, folgas e feriados prolongados que você terá no ano. Decidindo com antecedência o que fará em cada um deles, será possível se preparar e criar um fundo para bancar os custos. Quanto mais cedo isso for feito, mais barato tudo ficará.
10. Reserve seu 13° salário para as contas de janeiro
Guarde o 13º para quitar as contas mais pesadas de início do ano: IPTU, IPVA e compra de material escolar, por exemplo.
O ideal é chegar com uma reserva financeira boa do ano que passou.
Planeje, reavalie e faça o dinheiro render
Procure montar o seu planejamento financeiro anual da melhor forma possível: foque na organização das contas, tornando-a um hábito em sua vida. A cada início de mês, avalie suas contas e veja o que pode ser melhorado.
Um bom caminho pode ser a aplicação em um plano do Família Previdência. Para esclarecer as suas dúvidas, converse com os profissionais do nosso time.
Construa um caminho de sucesso em sua vida financeira e evite ficar no vermelho.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO