5 mitos sobre a previdência privada - Família Previdência

5 mitos sobre a previdência privada

Será que você tem acreditado nas mentiras sobre este tipo de investimento?

Postado em: 14/04/2023

A previdência privada é um assunto cada vez mais em pauta quando se fala em investimentos a longo prazo. Mas, apesar de ser algo tão em alta, ainda existem muitas dúvidas, questionamentos e mitos sobre o tema. Por isso, vamos desmistificar alguns tópicos sobre a previdência privada e te contar a verdade sobre eles.

Em 2019, tivemos a reforma da previdência social e ela trouxe várias dúvidas para a população brasileira. Porém, o que ficou claro é que viver só com a aposentadoria do sistema público nem sempre é um bom caminho. É importante ter uma reserva financeira investida para utilizar como renda extra e não ficar refém do INSS.

Pensando nisso, muitas pessoas buscam formas de investimento que caibam no bolso delas enquanto ainda estão economicamente ativas, para que, durante a aposentadoria, elas tenham uma renda para somar. Apesar disso, podem surgir dúvidas sobre a previdência privada. Continue a leitura e confira os mitos e as verdades sobre este tópico.

Mito 1: Previdência Privada é um bom negócio apenas quando se começa jovem

Esse é o mais comum dos mitos que envolvem o tema e ele é totalmente equivocado. É possível começar um plano de previdência privada com qualquer idade, em qualquer momento da vida. Mas, é claro, quanto antes você começar, melhor será seu rendimento acumulado.

Contudo, isso não quer dizer que investindo na previdência depois de mais velho não terá retorno. Inclusive, é possível fazer aportes maiores e até mesmo extras, para garantir uma boa reserva lá na frente.

Mito 2: Os planos são caros e para pessoas que têm muito dinheiro

Mais um mito que falam sobre a previdência privada é sobre o valor dos planos. A verdade é que existem planos para todos os bolsos, eles são muito flexíveis e se adequam à realidade de cada perfil de investidor. No Família Previdência, por exemplo, há planos a partir de R$ 50 mensais.

Mesmo os que investem valores menores mensais, se tiverem um longo tempo de contribuição, terão retornos muito positivos lá na frente. Além disso, é possível fazer aportes extras sempre que sobrar um dinheirinho no fim do mês.

Mito 3: Posso perder meu investimento na previdência privada

Outra pergunta frequente sobre o assunto: “É possível perder dinheiro na previdência privada?”. Existe algum risco ao investir em previdência privada, mas ele é baixo comparado a outros investimentos. Por ser um produto estruturado para gerar rendimentos no longo prazo, ele é composto, principalmente, por ativos de renda fixa e uma parcela menor em renda variável. No longo prazo, a tendência é gerar bons rendimentos para o investidor.

Mito 4: A previdência privada é somente para investir na aposentadoria

Essa é mais uma afirmação falsa sobre o assunto. É claro que a previdência privada pode e deve ser um investimento para ajudar na aposentadoria, mas ela também é indicada para diversos outros sonhos e momentos da vida.

É comum que os pais invistam para preparar um futuro melhor para os filhos, fazendo aportes para terem renda extra para pagar uma boa faculdade ou custear um intercâmbio, por exemplo. Também há quem faça planos com o intuito de comprar uma casa ou um carro novo no futuro, e até existem planos para quem simplesmente quer fazer uma viagem dos sonhos.

Mito 5: Só posso resgatar o dinheiro daqui a 20 ou 30 anos

O quinto mito é sobre o tempo mínimo de resgate do investimento. Muitas pessoas acham que a previdência privada é furada porque só poderão resgatar os valores daqui a 20, 30, 50 anos. Mas isso não é verdade.

É possível, sim, receber o valor investido no prazo mínimo de três anos. Só é preciso ficar atento, pois será descontado, automaticamente, o valor do Imposto de Renda. Por isso, pesquise antes as características do plano que irá contratar e, claro, se precisar resgatar o valor antes, cheque as regras da sua previdência privada. Mas vale lembrar que previdência privada deve ser vista como investimento de longo prazo (10, 15, 20 anos) para obter melhores retornos financeiros.

A previdência privada é, por inúmeras razões, uma excelente forma de investimento para o futuro. Além disso, há diversas opções de planos, com valores e características diferenciados. Acesse familiapreviencia.com.br, confira as opções disponíveis e encontre a que se encaixa melhor na sua realidade.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO