7 x 1 no Mundial das Aposentadorias? - Família Previdência

7 x 1 no Mundial das Aposentadorias?

Nossos aposentados levam de goleada no quesito qualidade de vida. Um plano de previdência privada pode ser a virada de jogo que o Brasil precisa.

Postado em: 13/06/2018

Vai começar o campeonato mundial de futebol. Na primeira fase da competição, o Brasil encara Suíça, Costa Rica e Sérvia. O Brasil, como sempre, é favorito dentro de campo. Mas no Mundial das Aposentadorias, como estamos e como são nossos adversários? Será que também somos favoritos? Ou corremos sérios riscos de sermos goleados?

Preparamos uma comparação com nossos adversários da primeira fase do Mundial no quesito qualidade de vida na aposentadoria. Vamos ver quem leva a melhor?

Suíça

A Suíça é nosso primeiro adversário no Mundial de Futebol, mas no Campeonato Mundial de Aposentadorias é um adversário gigantesco. O sistema de aposentadoria da Suíça é considerado um dos melhores do mundo, tanto que a maior potência econômica europeia, a Alemanha (aquela dos 7x1, lembra?), discute se não seria uma boa ideia copiá-lo, pois na Suíça o trabalhador não conta apenas com uma fonte para se aposentar, mas sim duas: a primeira, mais conhecida como primeiro pilar, é o seguro básico para todas as pessoas que residem ou trabalham na Suíça. 

Ela é baixa, mas garante que ninguém fique sem renda quando se aposentar. É como uma garantia de salário mínimo após a aposentadoria.

A segunda base é a previdência profissional, o chamado segundo pilar, que assegura a todos os empregados a partir dos 25 anos de idade a complementação da renda mínima, o que garante o conforto atual do aposentado. 

Ainda há o terceiro pilar, que é a poupança pessoal, onde a pessoa pode investir dinheiro com isenção de impostos para fins de aposentadoria. É como se você tivesse incentivos fiscais do Estado para formar a sua previdência privada. O resultado de tudo isso? Apesar do custo de vida elevado no país, falar em Suíça é sinônimo de qualidade de vida, o que é realidade também para os aposentados.

Costa Rica

Tudo bem, a Suíça é país de primeiro mundo. Agora, contra a Costa Rica, é Brasil, zil, zil!!! Mas o jogo começa e vemos que o país da América Central é “só” o melhor do mundo, segundo o Annual Global Retirement Index, um ranking com os melhores países para se aposentar e viver a aposentadoria. 

O ranking foi divulgado pela publicação norte-americana International Living, especializada em viagens para idosos, e levou em consideração, além de outros critérios, o custo de vida médio para os idosos, benefícios para aposentados e sistema de saúde. 7x0 pra Costa Rica! O único problema reportado com relação ao país foram os mosquitos. Ponto para nós! 7x1.

Sérvia

Depois de Suíça e Costa Rica, agora é a vez da Sérvia. Será que desta vez o Brasil ganha? A Sérvia foi palco ou esteve envolvida em guerras muito recentemente, e as consequências ainda estão presentes na sociedade e na economia, acabando por refletir na qualidade de vida dos habitantes. 

Com uma população envelhecida (32% têm mais de 55 anos), são os idosos que sentem mais os duros reflexos da história do país. A previdência social sérvia é mais ou menos como o nosso INSS, e sobrevive pagando o mínimo, fazendo com que muitos aposentados necessitem seguir trabalhando para compor a renda. 

Muito parecido com o Brasil, não? Contudo, suas cidades, incluindo sua capital, Belgrado, são muito mais seguras do que qualquer cidade brasileira, e as paisagens de Belgrado e do interior do país são lindas. Parece que ficamos no 1x1.

Brasil

E o Brasil? Bom, procuramos algum ranking positivo em que o nosso país aparecesse bem em termos de previdência social ou qualidade de vida para os aposentados, mas, infelizmente, não encontramos. A não ser iniciativas isoladas de uma ou outra cidade pelo interior do País. Seriam o INSS e a falta de qualidade de vida dos idosos nossos piores 7x1?

A Virada

Com um plano de previdência privada do Família Previdência, você vira o jogo a seu favor e tem a condição de viver uma aposentadoria digna de seleção suíça. Você não dependerá exclusivamente do INSS, terá mais qualidade de vida e dá até pra ir conhecer a Suíça, a Costa Rica e a Sérvia ;)


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO