A alta da Selic não aumenta o rendimento da poupança
Confira investimentos mais inteligentes para o momento
Postado em: 07/07/2022
A Selic é a taxa de juros básica da economia. Ou seja, é ela quem influencia as demais taxas no Brasil, como aquelas cobradas em investimentos, as de financiamento e até as de aplicações e investimentos financeiros.
O significado do termo “Selic” é Sistema Especial de Liquidação e Custódia e consiste em um programa online em que títulos do Tesouro Nacional são vendidos e comprados por instituições financeiras todos os dias.
O valor da taxa é definido pelo Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias para determinar se a Selic aumenta, diminui ou se mantém no mesmo valor.
O aumento da Selic em 2022
No dia 15 de junho, o Copom anunciou um aumento de 0,5%, indo de 12,75% para 13,25%, indicando a décima primeira alta consecutiva da taxa.
Esse aumento ajuda no processo da inflação, impedindo-a de ficar muito alta. Por isso, ela é uma referência na economia brasileira, para que seja mais fácil controlar e compreender a situação econômica do país.
Como o aumento da taxa Selic afeta os investimentos?
A Selic tem um impacto fundamental na rentabilidade dos investimentos e dos preços do mercado financeiro. Por influenciar os valores, a Selic tende a reduzir ou aumentar as demandas dos investidores por ativos financeiros de risco.
Outro ponto importante é que o aumento da taxa também impacta no valor do dólar no Brasil, pois reforça o fluxo de investimentos estrangeiros no Brasil.
Porém, os investimentos mais afetados pela Selic são os ativos pós-fixados de renda fixa, que geralmente são aqueles que atrelam a rentabilidade à taxa. Entre eles, temos os tesouros diretos e os títulos privados.
Isso significa que, com o aumento do valor da Selic, os investidores terão uma rentabilidade maior. Ou seja, quanto maior a taxa, maior o retorno nominal por esses ativos.
A poupança não se beneficia com a alta da Selic
Diferentemente dos investimentos citados anteriormente, a poupança não consegue adquirir vantagens com o aumento da taxa da Selic. Apesar de fazer parte dos investimentos de renda fixa, ela não fica mais atrativa ou com retornos mais altos como os demais.
Isso porque a poupança tem uma “trava” quando a Selic chega aos 8,5%. Ou seja, quando a Selic chega nesse valor, a poupança chega ao teto máximo de rendimento, 0,5%. Isso quer dizer que, independentemente da taxa Selic estar 8,5% ou 13,25%, como agora, a rentabilidade da poupança será exatamente a mesma.
Logo, vale deixar claro que, mesmo que a poupança ainda seja o produto de investimento mais conhecido do país, ele não é o que tem melhores resultados e não se beneficia das alterações em taxas e momentos do mercado, como o aumento da Selic.
Previdência privada e as vantagens com a alta da Selic
Por outro lado, a previdência privada pode ser uma ótima alternativa de investimentos para quem está pensando em obter mais retorno com a alta da Selic.
Diferentemente da poupança tradicional, a taxa impacta diretamente a previdência privada, indo de encontro à rentabilidade que ela oferece. Ou seja, quando a taxa Selic sobe, os resultados dos investimentos são melhores, trazendo mais retorno.
Por isso, a previdência privada está ainda mais atrativa em 2022. Os estudos mostram que as altas nas taxas de juros tendem a se estender neste ano e no próximo, indicando um bom momento para começar a traçar estratégias de investimento e realizar novos aportes.
No Família Previdência, você tem diversos planos e opções para escolher a que mais combina com seu perfil. Além disso, pode fazer uma simulação e entender como serão sua renda e seu retorno a médio e longo prazo, de acordo com as características do seu plano e seus aportes mensais.
Aproveite o momento para começar a investir no seu futuro. Acesse o site do Família Previdência e contrate o plano ideal para você.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO