A psicologia da aposentadoria: entenda as principais mudanças desse período
Conheça os 3 pontos fundamentais da aposentadoria e saiba como se preparar para eles
Postado em: 13/03/2023
A aposentadoria é um momento de mudanças na vida da pessoa, e toda mudança requer uma preparação e tempo de adaptação. No caso de se aposentar, não é só a parte financeira que é afetada, mas a rotina, os sonhos e até mesmo a família. Por isso, é preciso pensar em tudo isso antes de realmente se tomar essa decisão.
A rotina de trabalho
Uma das principais mudanças que ocorrerão durante a aposentadoria é a mudança na rotina de trabalho da pessoa. Muitas vezes, o trabalho é associado à realização profissional, a fazer sua parte na sociedade, dar o seu melhor para fazer a diferença, nem que seja para sua equipe ou para o seu setor.
O trabalho está intimamente ligado com a autonomia, a autorrealização e a autoestima, além de ser uma das formas de contato com outras pessoas e construção de relacionamentos. Afinal, a maioria dos indivíduos passa oito horas por dia em contato com os mesmos colegas de trabalho, criando uma relação diária de equipe.
Ou seja, o trabalho é parte do dia a dia e, na vida de muitas pessoas, ele se torna uma parte essencial da rotina. Por isso, quando a aposentadoria vem, muita gente sente falta desse convívio, da rotina com os colegas, e pode se sentir mal, e até mesmo desenvolver problemas emocionais.
Para evitar este tipo de situação, caso a aposentadoria seja completa, ou seja, a pessoa não vá continuar trabalhando em lugar nenhum, é preciso pensar bem na decisão, se preparar psicologicamente e programar outras atividades, para fazer novas amizades, manter o convívio social e ocupar a cabeça, algo que falaremos no tópico a seguir.
Nova rotina, novas atividades
Como citamos anteriormente, o trabalho é um dos pontos principais a serem pensados na aposentadoria, porque é lá que passamos grande parte do nosso dia e onde conhecemos muita gente.
Quando a aposentadoria vem, é preciso ter em mente que a rotina será completamente diferente. Serão, pelo menos, oito horas diárias em que você poderá se ocupar com qualquer outra coisa. Uma das melhores dicas é buscar novas atividades, tentar coisas novas, fazer aquilo que você sempre quis testar.
Por exemplo, que tal aproveitar para começar uma aula de yoga? Ou quem sabe um novo esporte, que você sempre quis fazer mas não tinha tempo? É válido também procurar grupos com outros aposentados, pessoas que têm a mesma rotina e tempo que você, para que, além de ocupar a cabeça, você ainda faça novas amizades, com pessoas que entendam o que você está passando.
Dessa forma, fica mais fácil enfrentar a mudança na rotina e a necessidade de ter algo para fazer. É preciso entender que o ambiente não será mais o de trabalho, mas que sempre há um lugar onde você ficará ocupado e estará rodeado de pessoas que te farão sentir bem.
O financeiro também muda
Outro ponto importante que é afetado pela aposentadoria é o financeiro. Geralmente, quando a pessoa se aposenta, ela passa a receber menos do que quando estava atuando no mercado de trabalho. Por isso, é preciso estudar esse momento com antecedência.
Muitas vezes, o padrão financeiro nesta fase diminui, já que o aposentado passa a ganhar menos, e isso pode causar uma grande instabilidade emocional. A pessoa fica preocupada se terá como pagar as contas, se poderá realizar o que sempre quis quando se aposentasse, se poderá ajudar a família, tudo isso pode causar estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
Por isso, muitas pessoas continuam trabalhando, mesmo após se aposentarem, para manter a estabilidade financeira e até para guardar dinheiro e ter recursos mais lá na frente, quando estiverem mais velhas.
Planeje sua aposentadoria com previdência privada
Mas uma opção muito mais eficiente é se planejar, pensar nessa fase desde cedo, e quanto antes melhor. Investir em previdência privada, por exemplo, é a solução ideal para evitar o estresse financeiro durante a aposentadoria, já que o indivíduo contribui durante a vida ativa de trabalho, para ter uma reserva e uma renda extra todos os meses, durante a aposentadoria.
Esse é um método muito utilizado pelos brasileiros para evitar a insegurança financeira na fase da aposentadoria. Cerca de 13% da população investe em previdência privada, com a ideia de ter uma vida mais tranquila e com possibilidades de realizar os sonhos com estabilidade. Afinal, depois de tantos anos de contribuição, o aposentado merece viver com qualidade e do jeito que gostaria.
Cuidar do futuro enquanto se é novo é uma forma de evitar a instabilidade emocional por causa dos problemas financeiros durante a aposentadoria. Acesse familiaprevidencia.com.br e conheça os planos de previdência privada. Invista hoje para ter uma vida estável e feliz quando se aposentar.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO