ATENÇÃO! 8 dicas para você não acumular despesas durante as férias - Família Previdência

ATENÇÃO! 8 dicas para você não acumular despesas durante as férias

Adote essas dicas e veja que, com planejamento, é possível se divertir e descansar bastante nas férias sem ter que retornar endividado.

Postado em: 11/01/2019

O verão está aí, e muitas famílias estão diante das tão esperadas férias, sinônimo de lazer, descanso, passeios, festas, muita alegria e, atenção, gastos extras. Para que você não acumule dívidas que, depois, levarão meses para serem quitadas, nós, do Família Previdência, preparamos oito dicas para você economizar enquanto aproveita.

Sim, é possível viajar, se divertir muito e ter férias memoráveis sem precisar gastar tanto. Nas férias, como na vida, o fundamental para economizar é planejamento. Somente assim você será capaz de aproveitar o momento sem se descuidar da parte financeira. Isso vai lhe proporcionar férias maravilhosas, principalmente sabendo que o seu bolso não está sendo sacrificado.

Nossas dicas são simples e práticas. Você verá, por exemplo, que esperar uma semana para viajar, trocar o destino da viagem e planejar os gastos com antecedência são medidas que podem fazer a diferença entre férias com e sem dinheiro no bolso

 

1) Planeje a viagem com antecedência

Como já dissemos, planejamento é fundamental para você não acumular despesas durante as férias. O preço de passagens e hotéis, por exemplo, fica mais em conta se garantido com antecedência. Além disso, o planejamento permite que você poupe o valor a ser gasto e escolha se deseja pagar à vista e obter desconto, ou pagar aos poucos para não acumular todos os gastos.  

 

2) Cuidado com as datas comemorativas

As viagens mais caras são no Réveillon, Carnaval e Natal, datas em que a procura por viagens aumenta muito e, consequentemente, os preços também. Se você aguarda para viajar uma semana após o Réveillon para um resort no Nordeste, por exemplo, paga até 50% a menos do que no Réveillon. Viajar em épocas de grande demanda representa um gasto muito maior do que fazer a viagem em outros períodos. Repense a possibilidade ou compre com antecedência.  

 

3) Planeje uma viagem mais curta

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas próximo de onde você mora, pode haver lindas atrações turísticas. Vale a pena ficar atento a esses locais que podem te proporcionar muita diversão e economia ao mesmo tempo. Por falar em tempo, além de a viagem ser mais curta em distância, ela também pode ser mais curta em quantidade de dias. Afinal, quanto mais tempo passar fora de casa, maiores serão os custos com alimentação, hospedagens, transporte e outros gastos extras. Se, mesmo assim, você quiser fazer uma viagem de longa distância, encurte a duração dela para uma semana ou duas no máximo.  

 

4) Fique atento ao preço

Pesquise o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo e terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como a madrugada, geralmente têm descontos. No caso de passagem aérea, verifique se já estão incluídas as taxas de embarque. Além disso, voos e hotéis com ocupação menor do que a esperada podem resultar em promoções de última hora. Verifique com o agente de viagens ou pesquise na internet.  

 

5) Utilize os pontos dos cartões de crédito

Você usa cartões de crédito com frequência? Muita gente não sabe, mas pode se cadastrar em programas de recompensa que a operadora e/ou banco emissor do cartão oferece. Geralmente, são pontos que vão se acumulando a cada compra que faz e que podem ser trocados por produtos e serviços gratuitamente. Na verdade, trata-se de um programa de fidelidade oferecido aos clientes e que pode ajudar você a economizar um bom dinheiro nas férias. Troque os pontos por milhas aéreas e garanta uma viagem inesquecível sem precisar desembolsar tanto dinheiro na compra das passagens. Mas lembre-se de que essa prática exige um bom controle financeiro para não se perder e entrar em dívida com o cartão de crédito.  

 

6) Aproveite os sites de compras coletivas

Outra forma que você pode utilizar para viajar nas férias e, ainda assim, economizar um bom dinheiro é aproveitando as promoções disponíveis em sites de compras coletivas. Isso mesmo, sites como o Groupon, Peixe Urbano e Hotel Urbano costumam oferecer ótimas promoções para hospedagens em hotéis, pousadas e até resorts com preços abaixo da média do mercado, seja em alta ou baixa temporada. Além disso, uma opção interessante é se hospedar na casa de alguma família anfitriã através do site Airbnb.  

 

7) Cuidado nos gastos com refeições

Cabe lembrar: evite consumir produtos do frigobar ou comer no restaurante do hotel quando a comida não está inclusa no preço. Normalmente, os preços são bem mais altos. Uma dica aqui é: compre e coma onde os moradores locais o fazem, pois os lugares turísticos costumam ter preços bem mais caros. Para comprar lembrancinhas ou comer, prefira ir aos lugares que as pessoas da região frequentam.  

 

8) Opte sempre pelo mais em conta

Faça as contas e veja se é ou não vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o carro estiver com a capacidade máxima e segura de pessoas, poderá valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião. Se preferir voar, as agências de turismo negociam passagens e quartos com antecedência e conseguem oferecer produtos mais em conta. Verifique as ofertas de várias agências e também as condições de pagamento. Informe-se sobre os preços, segurança e formas de traslados disponíveis no destino. Vários hotéis disponibilizam opções de transporte gratuito para restaurantes e pontos turísticos da cidade. E use a internet para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros).

 

Viu só? É possível se divertir e descansar bastante sem ter que voltar das férias endividado. Adote essas dicas e alie férias empolgantes a dinheiro no bolso. Você não precisa fazer esse esforço para sempre, mas pode aplicá-lo sempre que tiver um sonho ou algum outro objetivo financeiro a ser alcançado, como garantir o seu futuro e o de quem você ama com um plano de previdência do Família Previdência, por exemplo. Se considerar que logo poderá alcançar esse objetivo, verá que o esforço compensa.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO