Black Fraude: 4 Dicas para não cair em uma cilada - Família Previdência

Black Fraude: 4 Dicas para não cair em uma cilada

Nós, do Família Previdência, temos algumas dicas para você não ser vítima de falsas promoções.

Postado em: 22/11/2018

Você sabe quando é a Black Friday? Pois essa data tão esperada por muitos brasileiros chegou, e nesta sexta-feira, 23 de novembro, é o dia da Black Friday, um super dia de ofertas e promoções tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico.

A Black Friday chegou no Brasil há apenas cinco anos, mas já é considerada uma das principais datas de compras no país. E, para algumas lojas, é a principal, superando até mesmo o Natal e Dia das Mães, pois muitos consumidores aproveitam as ofertas tanto para adquirir produtos desejados como para adiantar os presentes do bom velhinho.

Porém, com tantos anúncios de promoções que circulam nesta data, você precisa tomar cuidado para não comprar por impulso, podendo estourar seu orçamento. A empolgação da Black Friday também pode colocá-lo em roubadas como comprar produtos com preços camuflados, conhecidos aqui no Brasil como "tudo pela metade do dobro", o que levou esse dia de ofertas a ser apelidado em terras tupiniquins de Black Fraude.

Como não cair nessa?

O recomendável é você acompanhar as variações de preços antes da Black Friday e pesquisar sobre as lojas. Nesse caso, planejamento é a palavra-chave. Para garantir uma boa experiência de compra, é necessário checar, principalmente, se o produto com desconto atende às suas necessidades e se a loja é de confiança. Bora conferir algumas dicas valiosas?

1. Planeje as compras e monitore os preços

O ideal é você fazer uma lista de compras, estabelecer prioridades e estipular o valor máximo que pode ser gasto, assim evitará comprar por impulso e, consequentemente, gastar mais do que pode. Fique atento, pois o clima de promoções podem fazer você extrapolar nos gastos, pois lhe dá a sensação de que está economizando muito e acaba gerando dívidas.

O ideal é pesquisar o histórico de preços dos produtos que você quer comprar para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday. Com a lista do que deseja comprar em mãos, você deve monitorar constantemente os preços. Isso ajuda você em duas situações:

1) Identificar empresas que deliberadamente sobem os preços na véspera do evento e;

2) Ver se os descontos oferecidos são mesmos vantajosos.

Outra dica para o seu planejamento é consultar sites comparadores de preços que mostram inclusive gráficos com o histórico dos valores cobrados ao longo dos últimos meses. Se o produto tiver recentemente subido de preço e baixado na Black Friday, voltando ao preço anterior, é um indício de camuflagem de valores, a famosa "tudo pela metade do dobro".

E lembre-se: no dia da Black Friday, tanto nas lojas físicas quanto nos sites de e-commerce, os produtos participantes devem estar sinalizados como Black Friday. Nas lojas físicas, se houver desconto geral, do tipo "toda a loja com 30% de desconto", ou descontos em categorias, como "todos panetones com 40% de desconto", é obrigatório informar o preço original e o promocional, além de oferecer leitor de código de barras próximo.

2. Atenção à reputação da loja

Pesquise sobre a empresa que oferece o produto antes de efetivar sua compra online para saber se ela é de confiança ou não. Além de procurar o CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa como razão social, busque avaliações de outros usuários que já compraram lá. Também pesquise a loja em sites como do ReclameAqui, que trazem reclamações de compradores e as respostas (ou não) das lojas.

Outras fontes de informação importantes são as redes sociais, que servem como termômetros da confiabilidade de uma loja. Avalie, além disso, se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e política de troca e, acima de tudo, não realize a compra se perceber alguma inconsistência nas informações.

Outra dica aqui é você ficar atento se não está comprando de outra empresa dentro do site da rede varejista – é o chamado marketplace. Ao observar a informação “vendido e entregue por”, você saberá de qual empresa está comprando de fato. Os principais sites de e-commerce que possuem marketplace já disponibilizam essa informação para o consumidor saber se está comprando do site principal ou da loja parceira.

3. Cuidado com as armadilhas

- Desconfie de megadescontos
Principalmente para as compras online, recomendamos a você questionar se o site pode ser uma página falsa, se a loja tem procedência, se a mercadoria é original e vem com nota fiscal e garantia. Desconfie e certifique-se de tudo antes de comprar produtos com megadescontos. Afinal, como um produto pode ser vendido por 1/4 do preço? A conta não fecha, e pode ser uma armadilha.

- Formas de Pagamento
Escolher a melhor forma de pagamento é fundamental para aproveitar bem as promoções da Black Friday, e você deve levar em conta que, em razão dos descontos, os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados. Caso opte pelo crédito, mesmo com os juros, pode ser que valha a pena para que a compra não pese no orçamento, principalmente quando se trata de um produto com valor mais elevado. Já no boleto bancário, geralmente, não é possível parcelar. 

- Preço do Frete
Ao descobrir uma grande promoção na internet, é muito comum você se empolgar para realizar a compra antes que o produto se esgote. Mas fique atento pois, em alguns casos, apesar do valor do produto estar abaixo da média, a diferença pode estar embutida no valor do frete. Essa é uma forma comum de maquiagem de preço, sendo uma das principais reclamações registradas no Procon.

- Prazo de Entrega
Muita atenção ao prazo de entrega, principalmente se houver compras que você planejou para dar de presente no Natal. Na Black Friday, é muito comum que os prazos sejam maiores e podem passar de 30 dias.

4. E se eu me arrepender da compra?

Por fim, cabe lembrar que a lei permite que você se arrependa da compra. Para isso, o prazo é de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto, para a devolução. Isso vale sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Nesse caso, o arrependimento não precisa estar relacionado ao funcionamento do produto. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete. Além disso, os lojistas são obrigados a mostrar de forma clara e visível os meios de comunicação disponíveis para o consumidor exercer o direito de arrependimento.

Dica Bônus

E aí, gostou das nossas dicas? Então agora que você vai economizar um monte na Black Friday, que tal usar essas economias para pensar um pouco a longo prazo e realizar sonhos no futuro com uma previdência privada do Família Previdência? Fica a dica.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO