Como fazer a portabilidade da previdência privada e obter melhores rendimentos?
Portabilidade da previdência privada: tudo o que você precisa saber para fazer agora
Postado em: 02/10/2019
A portabilidade da previdência privada funciona mais ou menos como a portabilidade dos planos de telefonia: você transfere sua conta para outra instituição administrar, e não perde nada com isso. E não tem burocracia.
Apesar disso, a grande maioria das pessoas que mantêm seus investimentos em previdência privada em uma mesma instituição por longos anos, mesmo que os rendimentos não sejam os melhores, não muda por desconhecimento das regras de portabilidade ou por achar que é muito complicado, ou ainda, por achar que irá perder dinheiro com a mudança.
Na prática, a portabilidade da previdência privada é muito mais simples do que se imagina. Por isso, preparamos este artigo para mostrar a você como fazer a portabilidade da previdência privada e obter sempre os melhores rendimentos do seu investimento.
Boa leitura!
Portabilidade da previdência privada: fuja dos bancos!
Você já leu aqui no blog do Família Previdência que, segundo estudo da Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão), os planos de previdência privada fechados rendem até 57% mais que em bancos.
Também já dissemos aqui no blog que existem algumas diferenças entre a previdência aberta, aquela oferecida por bancos, e a previdência fechada, a que é oferecida por empresas a seus empregados ou por entidades de classe aos profissionais a elas associados, e que essas diferenças impactam diretamente sobre a rentabilidade que você obtém da sua previdência privada.
Agora, vamos mostrar a você, caso possua um plano de previdência privada em empresas tradicionais, como bancos e seguradoras, o que precisa fazer para não perder dinheiro e buscar planos de previdência privada com os melhores rendimentos.
Portabilidade da previdência privada: por que fugir dos bancos?
Já mencionamos aqui que, segundo a Anapar, os planos de previdência privada fechados, ou seja, aqueles que NÃO são oferecidos por bancos ou seguradoras, mas sim por fundos de pensão, têm rentabilidade média 57% superior aos dos bancos.
Mas, por que isso acontece?
A explicação é simples: os planos de previdência privada aberta são produtos financeiros oferecidos por instituições como bancos ou seguradoras e, como todos os produtos ofertados pelos bancos, têm o propósito de gerar lucro, remunerar o capital dos investidores.
Já os planos de previdência privada fechada são feitos especialmente por ou para empresas, sindicatos, associações ou cooperativas, sendo de uso exclusivo de seus funcionários ou associados, extensível a seus familiares. São também conhecidos como fundos de pensão.
Aí está o principal motivo de renderem mais: previdência privada fechada não tem o objetivo de remunerar o capital dos acionistas; os fundos de pensão são organizações sem fins lucrativos e, assim, cobram taxas muito menores dos seus participantes.
Logo, as taxas que deixam de ser cobradas dos participantes somam-se ao bolo, engordando o rendimento da previdência privada dos associados aos planos fechados.
Assim, se você possui acesso a um plano de previdência privada fechada, mas ainda mantém seu plano pelo banco, fuja logo! Não perca mais dinheiro remunerando os acionistas do banco. Faça já uma portabilidade para sua entidade fechada de previdência privada (https://www.familiaprevidencia.com.br/blog/tutorial-de-como-fazer-sua-previdencia-privada).
Portabilidade da previdência privada: como fazer?
A portabilidade da previdência pode ser feita entre planos abertos, entre planos fechados (fundos de pensão), de um plano aberto para um fechado e vice-versa. Porém, a migração só é possível durante a fase de acumulação do plano, nunca na fase de recebimento do benefício. Logo, se você já está na fase de recebimento do benefício, não poderá mais solicitar a portabilidade.
Agora, se você ainda está na fase de acumulação, aquele período em que temos que buscar os melhores rendimentos justamente para engordar nossa poupança previdenciária e, consequentemente, o benefício que teremos disponível lá no final, esse é o momento de fazer a portabilidade para planos de previdência privada mais rentáveis.
Para pedir portabilidade em planos de previdência abertos, há uma carência mínima de 60 dias. O prazo pode ser maior, dependendo do regulamento do plano original. Em outras palavras, você deve permanecer no plano por pelo menos dois meses antes de solicitar uma migração.
Se você cumpre essa carência, o procedimento para a portabilidade é bem simples: após escolher o plano para o qual deseja migrar, você deve entrar em contato com essa instituição responsável pelo plano de destino e solicitar a transferência através do preenchimento de um formulário.
A partir daí, a própria instituição de destino da sua previdência privada entrará em contato com a instituição financeira responsável pelo seu plano atual e concretizará o processo, o que deve levar até cinco dias úteis.
Portabilidade da previdência privada: o Família Previdência é uma excelente alternativa
Cá entre nós: se você é participante de uma empresa ou entidade instituidora do Família Previdência e ainda mantém uma previdência privada no seu banco tradicional, está perdendo dinheiro.
Como vimos, bancos e seguradoras são empresas, ou seja, entidades com finalidades lucrativas. Há taxas em excesso; as taxas de administração e carregamento tendem a ser maiores justamente por terem como propósito remunerar o capital financeiro da instituição, isto é, seus acionistas. O resultado: uma péssima rentabilidade, pois somente uma parte do rendimento do investimento vai para o participante da previdência privada.
O mesmo não ocorre no Família Previdência, que não possui fins lucrativos. Assim, conseguimos cobrar menores taxas de administração e carregamento, e revertemos 100% da rentabilidade obtida nas aplicações para a conta dos participantes da previdência privada.
Se a sua empresa, sindicato, associação ou cooperativa oferece um plano de previdência fechada, vale muito a pena aderir, em razão do baixo custo e do rendimento. Agora, se sua empresa, sindicato, associação ou cooperativa não possui plano de previdência privada para os funcionários ou associados, apresente a eles o Família Previdência.
A Fundação Família Previdência, gestora dos planos de previdência privada Família Previdência, é o maior fundo de pensão do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, e vem obtendo ótimos resultados nos últimos 15 anos, acumulando uma rentabilidade superior a 500%, bem acima da inflação e da poupança no mesmo período.
Fale já com a gente e peça a portabilidade do seu plano de previdência privada para o Família Previdência!
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO