Como funciona a previdência privada?
Entenda o processo e como você terá mais qualidade de vida planejando seu futuro
Postado em: 28/03/2023
A previdência privada é um assunto muito importante, principalmente quando estamos falando de futuro. Esse investimento está cada vez mais presente na vida e no planejamento do brasileiro, sendo muito relevante para grande parte da população. Ela é uma forma de planejar a vida lá na frente, pensando em estabilidade, qualidade e renda extra.
Desde a reforma da previdência, que entrou em vigor no final de 2019, a previdência privada está sempre na roda de conversas quando se fala em investimentos para o futuro. Afinal, as mudanças instituídas pela reforma trouxeram a preocupação em procurar formas de renda extra.
O que é a previdência privada?
O termo “previdência privada” se refere a um modelo de aposentadoria diferente, sem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É um investimento privado, mas que conta com a fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc. Por isso, quando feito com empresas com credibilidade, é totalmente confiável.
Trata-se de um investimento a longo prazo, em que a pessoa pode fazer aportes mensais, do valor que ela preferir. Esses montantes são investidos, pelo gestor do plano, em aplicações de baixo risco, como a renda fixa ou o Tesouro Direto. Com isso, os aportes recebem retornos positivos ao final da aplicação.
Quando acaba o prazo preestabelecido, a pessoa que investiu resgatará a quantia, escolhendo a periodicidade que for melhor para ela. Além da quantia aportada ao longo do tempo, o indivíduo ainda contará com o rendimento a mais, resultado dos investimentos de baixo risco feitos pelo gestor do plano.
Como funciona a previdência privada?
Como referido anteriormente, a previdência privada é um investimento realizado com pensamento a longo prazo. Ou seja, você investe hoje para ter um retorno lá na frente, geralmente durante a velhice, sendo uma forma de renda extra para melhorar a estabilidade financeira.
Não há idade mínima para começar a investir na previdência privada. O melhor é que os aportes comecem o quanto antes, para que a quantia e o retorno final sejam maiores.
Com isso em mente, é necessário entender como funciona o processo. A previdência privada tem duas principais fases: a de acúmulo e a da renda. Elas se complementam e fazem com que você possa se organizar para um futuro com mais qualidade de vida.
Fase de acúmulo
Esta é a fase inicial de quem está investindo em previdência privada. A fase de acúmulo é aquela em que você irá depositar a quantia mensal escolhida no plano. Ou seja, é o momento de investir.
Geralmente, os valores são depositados por um período de 20 a 35 anos para terem retornos mais positivos. Mas também é possível fazer em menos tempo, dependendo das quantias a serem investidas. Os especialistas afirmam que são necessários, pelo menos, 10 anos de acúmulo para que os retornos sejam bons.
Nesta fase, é feito um cálculo pelos especialistas para que o investidor saiba o quanto ele precisa guardar todo mês, para conseguir os resultados que espera. Nesses cálculos, são levados em conta os seguintes fatores:
-
Expectativa de vida divulgada pelo IBGE.
-
Projeções de taxas de juros para as próximas décadas.
Fase de renda
Nessa fase, é a hora de curtir tudo que foi investido, aproveitar a renda extra para tirar os sonhos da gaveta, explorar a nova fase da vida com qualidade e tranquilidade, sem dores de cabeça por causa das finanças.
Este é o momento em que o investidor irá receber tudo aquilo que foi aportado. Os valores que foram enviados ao plano voltarão com os rendimentos do período. A rentabilidade ocorre por causa das aplicações conservadoras feitas durante a fase de acúmulo. Como são investimentos previsíveis, os retornos costumam ser bem fiéis ao que foi planejado lá atrás.
Conte com o Família Previdência para cuidar do seu futuro
O aumento da busca pela previdência privada já é uma realidade entre os brasileiros. Entre 2021 e 2022, houve um crescimento de mais de 12% na contratação de planos.
De acordo com a Anbima, o setor alcançou mais de R$1,10 trilhão em patrimônio líquido em setembro de 2022, o dobro do valor há cinco anos. Atualmente, a previdência privada representa 20% de todo o investimento na indústria de fundos do Brasil.
Isso significa que as pessoas estão investindo mais, se preocupando com o futuro e se planejando para ele. Fica cada vez mais claro que só a aposentadoria pelo INSS não é suficiente para manter uma vida no mesmo padrão, por isso, há o crescimento do investimento na área.
Se você está procurando planos para investir no seu futuro, conheça as opções do Família Previdência. No nosso site, você conta com um simulador de previdência privada, em que pode fazer as contas de quanto pode investir e qual será o retorno que obterá. Assim, fica mais fácil se organizar e se preparar para a aposentadoria.
Acesse familiaprevidencia.com.br e confira todas as opções de planos. Faça como os milhões de brasileiros que planejam um futuro com mais qualidade de vida e invista na previdência privada.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO