Comprar uma casa ou investir o valor da parcela e viver de renda no futuro?
Saiba como decidir entre investir em um imóvel ou em possíveis rendas para o futuro
Postado em: 26/05/2022
A casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros há muitos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Censo de Moradia QuintoAndar e pelo Instituto Datafolha, mais de 85% da população do Brasil ainda valoriza muito ter uma moradia própria.
Porém, nos últimos tempos a realidade vem mudando. As novas gerações veem este conceito como algo ultrapassado e preferem utilizar o valor da casa própria para outras finalidades, como investimentos, por exemplo.
Um estudo realizado pela agência Today revelou que a geração millennials, também conhecida como Y, prefere alugar imóveis do que comprá-los. Além do fato de quererem uma vida mais dinâmica, sem ficarem “presos” a um único endereço para o resto da vida, essa geração ainda afirma preferir direcionar os valores para a vida profissional, como cursos e especializações, além de viagens e, claro, investimentos para o futuro.
Mas falando de forma prática sobre rentabilidade, será que vale mais a pena investir em um imóvel ou possíveis rendas para o futuro?
Quem aluga perde dinheiro?
Muitas pessoas acreditam que alugar um imóvel é perder dinheiro, já que a casa nunca será sua e você estará pagando por ela mensalmente. Porém, isso pode mudar de perspectiva em alguns casos.
Se comparado a determinados modelos de financiamento, por exemplo, onde as taxas de juros são muito altas, ficar no aluguel pode ser uma opção melhor e mais viável. Já em momentos em que as taxas estão em queda, investir em um imóvel pode ser uma escolha melhor.
Além disso, vale pensar em um contexto mais geral: se ao abrir mão de uma casa própria, você direcionar o dinheiro para outros investimentos, como aplicações ou previdência privada, a sua qualidade de vida mais à frente pode ser superior. É preciso pensar em um todo para decidir essa questão.
O que levar em consideração na hora de fazer a escolha da casa própria ou aluguel?
Para te ajudar nessa decisão, é válido dizer que existem alguns pontos que precisam ser pensados antes de realmente escolher.
Condição financeira
Se for possível pagar à vista, a compra de um imóvel pode ser muito valiosa. Além de ser um bem para a vida inteira, também é um investimento, visto que é possível alugar, caso não queira morar no mesmo local para sempre.
No entanto, essa não é uma realidade no Brasil. A grande maioria das pessoas compra imóveis de forma financiada e isso reflete em altas taxas de juros, aumentando o valor final da casa ou do apartamento.
Além de ter uma entrada mínima de 20%, ainda é preciso se comprometer com as parcelas do financiamento, que provavelmente serão mais altas que o preço do aluguel. Nesses casos, dificilmente sobra dinheiro para investir em outros locais.
Economia do país
Outro ponto para ficar de olho é o momento econômico do país em questão. Como afirmamos anteriormente, se as taxas de juros estiverem em baixa, talvez valha a pena investir em um imóvel.
Contudo, em momentos como o atual, em que os índices se encontram em alta, investir em um imóvel próprio pode ser arriscado, pois o valor total ficará bem mais alto no final.
Neste caso, vale fazer uma avaliação, pensando em quanto você ganharia se investisse o valor que pagaria a mais com os juros em uma outra opção de renda. Pode ser que valha mais a pena investir este valor do que comprar um imóvel nestas condições.
Vantagens de manter o aluguel e investir o restante
Além de ficar de olho nos itens citados anteriormente, existem alguns outros pontos que são fundamentais para escolher entre o aluguel e a compra da casa. Esses benefícios podem ser o grande diferencial na hora da decisão.
Mobilidade
Quando compramos um imóvel, temos a ideia de que ficaremos grande parte da vida nele. Mas nem sempre isso é possível. Algumas circunstâncias como trabalho, família e até falta de adaptação tornam necessária uma mudança. Neste caso, o aluguel pode ser uma grande vantagem.
Menos dinheiro de imediato
Para quem tem menos condição financeira, o aluguel é a melhor saída. A compra de um imóvel exige um valor alto para a entrada, além das prestações, as quais, geralmente, são maiores do que o preço do aluguel, fazendo com que a pessoa necessite de uma quantia maior de imediato.
Não corre o risco de desvalorização
Quem compra um imóvel corre o risco de “perder dinheiro” com ele. Muitas vezes, por circunstâncias externas, como crises econômicas ou falta de segurança, a casa ou o apartamento desvaloriza e, caso haja a ideia de vender o imóvel, provavelmente o preço será menor do que o de compra.
Mais dinheiro para investimentos
Com a diferença do valor que gastaria com as parcelas do financiamento, é possível investir em outros locais, que podem ser complementares à renda ou trazerem resultado a longo prazo, como a previdência privada. Ambos têm potenciais de geração de valores muito maiores do que um imóvel.
Além disso, investindo em outros locais, você pode conseguir o dinheiro para comprar um imóvel à vista, sem pagar taxas de juros. Ou, pode escolher ter uma renda extra lá na frente, garantindo uma melhor qualidade de vida e estabilidade financeira.
Escolha o Família Previdência para te ajudar a ter um futuro melhor e mais tranquilo. Faça uma simulação no site, colocando o valor que você usaria no financiamento, e veja o quanto você terá de rendimento ao longo do tempo.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO