Confira 5 golpes financeiros comuns e saiba como evitá-los - Família Previdência

Confira 5 golpes financeiros comuns e saiba como evitá-los

A cada seis segundos, uma pessoa sofre uma tentativa de golpe financeiro no país. Idosos e homens estão entre as principais vítimas.

Postado em: 06/08/2021

Você sabia que a cada seis segundos uma pessoa sofre uma tentativa de golpe financeiro no Brasil?

O dado impactante foi constatado pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Segundo a empresa, apenas no primeiro semestre de 2021, foram detectadas mais de 2,3 milhões de tentativas. 

Os idosos costumam ser um alvo comum dos golpistas. Desde o início da pandemia, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra esse público, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De maneira geral, a alta foi de 44% logo após o início da quarentena.

Outro dado apontado pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (Cecop), do Governo Federal, revela que homens também estão entre as principais vítimas de golpes financeiros (91%). O perfil engloba a faixa etária de 30 a 39 anos de idade (36,5%), com ensino superior completo e com pós-graduação. 

As estratégias são variadas, mas, na maioria das vezes, ocorrem por mensagem de texto enviada para o celular da vítima. 

No artigo de hoje, vamos conhecer algumas das principais fraudes e saber como se proteger de cada uma delas. Acompanhe!

 

1. Golpe do falso funcionário do banco

 

O que é: o fraudador entra em contato e diz que é funcionário do banco ou de uma empresa com a qual você possui um relacionamento frequente. O criminoso, então, informa que há irregularidades na sua conta ou afirma que os dados cadastrados estão incorretos. Nesse momento, solicita seus dados pessoais e financeiros para, após, poder realizar transações fraudulentas em seu nome.

Como evitar: a primeira coisa a ser feita nesses casos é verificar a origem das ligações e mensagens recebidas que possuem solicitação de dados. Antes de mais nada, porém, é preciso que você saiba que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão. Portanto, caso ocorra uma ligação desse tipo, a recomendação é de que você desligue e, de outro telefone, entre em contato com o seu banco ou empresa envolvida na trama para poder esclarecer todos os pontos dessa história.



2. Pescaria digital (Phishing)


O que é: o pishing, também conhecido como pescaria digital, é uma fraude eletrônica que tem como objetivo obter dados pessoais do usuário. Geralmente, esse ataque ocorre por meio de mensagens de e-mails falsos que induzem a vítima a clicar em links suspeitos. Há também casos de páginas falsas na internet criadas com o propósito de roubar dados pessoais.

Como evitar: sempre se certifique de que o endereço da página de internet está certo. Para não correr riscos, não clique em links. No lugar, digite o endereço no navegador. Cuide também para nunca acessar links ou anexos de e-mails suspeitos. Além disso, é recomendável manter o seu sistema de antivírus sempre em dia. Outra dica é optar por fazer compras online sempre por sites conhecidos e não repassar a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR Code enviado para autenticar alguma operação. 

 

3. Golpe do falso motoboy


O que é: o golpe financeiro se inicia com uma ligação de uma pessoa que se passa por um funcionário do banco e diz que o seu cartão foi clonado e que, por isso, é necessário bloqueá-lo. Para isso, o golpista recomenda cortá-lo e orienta que você peça um novo por meio do atendimento eletrônico. O falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone e diz que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para uma perícia. Porém, mesmo com o cartão cortado no meio, o chip permanece intacto, o que possibilita que o golpista realize transações após tê-lo em mãos. 

Como evitar: fique atento e, se possível, espalhe essa informação para quem o cerca. Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa para retirá-lo na casa do cliente. Sabendo disso, caso se depare com essa tentativa de golpe, desligue o telefone e ligue, de outro aparelho, para o banco, para tirar qualquer dúvida se há ou não algum tipo de irregularidade com o seu cartão.

 

4. Golpe do WhatsApp 

 

O que é: os fraudadores descobrem o número do seu celular e o seu nome com o intuito de clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações, os golpistas tentam cadastrar o seu WhatsApp no aparelho deles. Mas para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por mensagem de texto sempre que é instalado um novo dispositivo.

Neste instante, os criminosos enviam uma mensagem pelo WhatsApp se passando pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou de uma empresa que você tenha cadastro. Eles, então, solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação do cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular. A partir disso, os criminosos enviam mensagens para os seus contatos, fazendo-se passar por você para pedir dinheiro emprestado.

Como evitar: a melhor forma para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no app, a opção "Verificação em duas etapas". Para isso, entre em Configuração/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Dessa maneira, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha, é claro, não deve ser enviada para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.

 

5. Golpe do delivery

 

Como é: o cliente faz o pedido em um dos aplicativos de delivery presentes no mercado. O entregador apresenta uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela. Só após um tempo, a vítima percebe que efetuou um pagamento elevado naquela ocasião.

Como evitar: busque sempre checar o preço cobrado no visor da maquininha e nunca deve aceitar maquininhas onde os valores que são cobrados não estejam visíveis. Se possível, faça o pagamento via aplicativo e não no momento da entrega.

 

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