Conheça 6 fatores que ajudam a aumentar a longevidade
Observar os hábitos das regiões com alta expectativa de vida pode ser o norte para aumentar a longevidade
Postado em: 11/10/2023
A sociedade sempre buscou maneiras de aumentar a longevidade e tornar a vida mais plena e saudável. E a ciência tem encontrado dados importantes ao observar comunidades que prosperam com notáveis taxas de longevidade, conhecidas como "áreas azuis" - regiões do mundo famosas pela longa expectativa de vida de seus habitantes.
À medida que a sociedade se esforça para desvendar os segredos da longevidade e do envelhecimento saudável, as áreas azuis se destacam como fontes de sabedoria transmitida ao longo de gerações, revelando lições valiosas sobre como é possível envelhecer com vitalidade e qualidade de vida. Siga a leitura para saber mais!
Lições para aumentar a longevidade
Sardenha, na Itália; a ilha de Okinawa, no Japão; a península de Nicoya, na Costa Rica; a ilha de Icaria, na Grécia; e a comunidade adventista de Loma Linda, na Califórnia, são as cinco regiões do mundo onde as pessoas vivem por muito mais tempo. A resposta está em alguns padrões identificados. Saiba quais são os 6 principais:
1. Manter o corpo em movimento
Engana-se quem pensa que apenas uma rotina de academia traz benefícios ao corpo. A regularidade de atividades físicas de baixo impacto, como caminhadas, dança e jardinagem, já é o suficiente para começar a alcançar a longevidade e qualidade de vida.
2. Ter uma alimentação saudável
Uma dieta rica em alimentos naturais, como vegetais, frutas, grãos integrais e legumes, é uma característica comum dessas comunidades. Assim, reduzir o consumo de alimentos processados e carnes vermelhas pode contribuir para uma vida mais longa e saudável.
3. Construir laços sociais fortes
Nossas conexões sociais estão intimamente relacionadas à longevidade. Portanto, se as pessoas do seu convívio seguem hábitos saudáveis, as chances de você também seguir são maiores.
4. Gerenciar o estresse
Buscar maneiras saudáveis de lidar com o estresse é uma habilidade comum em zonas azuis. Para isso, atividades como ioga e meditação podem ajudar a reduzir os impactos negativos do estresse na saúde.
5. Ter um propósito de vida definido
As comunidades das zonas azuis compartilham um senso de propósito e significado, ou seja, motivos que os fazem levantar da cama todas as manhãs. Isso pode envolver a busca por objetivos pessoais, contribuições para a comunidade ou o cultivo de paixões ao longo da vida.
6. Moderar o consumo de álcool e tabaco
O consumo de álcool e tabaco nessas comunidades é moderado ou, até mesmo, inexistente, o que demonstra o quanto esses hábitos podem causar prejuízos para a saúde a longo prazo.
Como aplicar as lições em nossas vidas?
Mas o que fazer para aumentar a longevidade? É natural demonstrarmos resistência à mudança de hábitos. O início é sempre difícil, por isso, a dica aqui é introduzir aos poucos as lições e adaptá-las ao seu estilo de vida. Confira!
Cuide da sua alimentação
Comece a incorporar gradualmente alimentos mais saudáveis em sua dieta, reduzindo o consumo de processados. Se necessário, consulte um nutricionista para orientações.
Mantenha-se ativo
Descubra uma atividade física que você goste e possa praticar regularmente. Opções como caminhadas, natação e dança são excelentes.
Cultive relações sociais saudáveis
Reserve tempo para nutrir relacionamentos significativos com amigos e familiares. Esteja presente e envolvido em atividades na sua comunidade.
Gerencie o estresse
Explore técnicas de controle do estresse que se adequem a você, como meditação, ioga ou atividades relaxantes.
Encontre um propósito
Identifique suas paixões e metas pessoais. Procure maneiras de contribuir para sua comunidade e criar um senso de propósito.
Reduza o consumo de substâncias prejudiciais
Se você faz uso excessivo de álcool ou tabaco, considere buscar ajuda para diminuir e, eventualmente, eliminar esses hábitos destrutivos.
Tenha uma vida financeiramente saudável no futuro com o Família Previdência
As comunidades longevas nos ensinam que uma vida longa e saudável não está apenas relacionada à genética, mas também é resultado da escolha de um modo de viver mais consciente. Além das lições ensinadas pelas áreas azuis, citamos mais um ponto fundamental para quem quer viver mais e melhor: o planejamento financeiro adequado.
Viver mais requer um maior equilíbrio financeiro, pois, quanto maior for o nosso tempo de vida, mais necessária se faz uma base financeira sólida para garantir conforto e tranquilidade. Para isso, você pode contar com os planos do Família Previdência e começar a investir de forma segura no seu futuro.
Com a tranquilidade de saber que o seu dinheiro está em boas mãos, fica mais fácil viver a vida em sua plenitude, e a longevidade pode acabar se tornando uma consequência. Faça uma simulação e conheça o plano ideal para você.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO