Cuidado com o ‘efeito loteria’ na previdência privada - Família Previdência

Cuidado com o ‘efeito loteria’ na previdência privada

Veja como planejar melhor o seu futuro e evitar o efeito loteria nos seus investimentos

Postado em: 30/11/2021

Os brasileiros ganharam 30 anos de vida em relação aos seus avós. Porém, historicamente, não existe a cultura de se planejar financeiramente. E não é incomum a tomada de decisões impulsivas. Muitas vezes, quem faz aplicações de longo prazo opta por resgates parciais ou faz um resgate total e gasta tudo num piscar de olhos. 

Essa atitude é chamada de efeito loteria: o participante não está preparado para utilizar de forma adequada os recursos guardados ao longo de uma vida. Sua sensação é de estar rico com o grande volume de recursos.

Para evitar que isso aconteça, é importante entender que cada indivíduo tem um perfil e uma jornada de vida distinta. Portanto, quanto mais personalizado for o planejamento, melhor será seu efeito a longo prazo. O Família Previdência tem especialistas que vão ajudar você a definir o tipo de investimento de acordo com as necessidades de cada cliente. Veja algumas dicas para definir onde investir:

  • Reflita sobre seu momento de vida. Você pode continuar acumulando recursos? 
  • É hora de empreender? Evite aplicar tudo em apenas uma cesta de ovos. 
  • Qual é a melhor renda? Calcule os gastos atuais, fontes de renda que possui e pense na sua expectativa de vida.
  • Analise seu contexto familiar. Seria bom deixar uma proteção aos beneficiários? 

Depois de avaliar esses aspectos, é possível escolher como receber o dinheiro, pensando em um planejamento assertivo.  No pagamento único, o cliente recebe o dinheiro de uma só vez, com o desconto do Imposto de Renda. É uma ótima alternativa para quem quer comprar um imóvel, abrir um negócio ou realizar um sonho. Também é possível solicitar resgates parciais conforme as necessidades, de acordo com carências do produto.

Na renda por prazo determinado, o contribuinte recebe o valor por um período. Em caso de falecimento do titular do plano, os beneficiários recebem até o fim do prazo escolhido. O desconto do imposto é feito de acordo com a tabela definida no momento da contratação do plano. 

Portanto, o planejamento e a correta análise do momento de vida e da necessidade de cada pessoa são a chave do sucesso. Procure os especialistas do Família Previdência e faça um plano que leve em conta o seu perfil e as necessidades da sua família. 

Com o aumento da expectativa de vida e as constantes mudanças no mercado de trabalho e na aposentadoria, garantir tranquilidade no futuro e pensar naqueles que amamos vale muito mais do que realizar objetivos de curto prazo.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO