Dicas de gestão financeira para pequenos negócios - Família Previdência

Dicas de gestão financeira para pequenos negócios

Conheça os cinco passos básicos que você precisa para ter uma boa gestão financeira na sua empresa

Postado em: 30/06/2022

Quando falamos de pequenos negócios, há diversos desafios no caminho e um deles é muito importante: a gestão financeira. Apesar de não ser uma tarefa fácil, saber gerir bem as finanças é fundamental para manter a empresa aberta e com um bom fluxo de caixa.

Por ser uma empresa pequena, qualquer falha ou falta de atenção pode causar danos irreversíveis como endividamento, necessidade de demissão de colaboradores e até o fechamento do negócio. Por isso, antes de tudo, é preciso pensar nas questões financeiras e ter tudo sob controle.

De acordo com dados de um levantamento feito pela CNN Business Brasil, em 2020, houve um aumento de quase 13% do pedido de falência de empresas, sendo que 85% dos pedidos eram de micro ou pequenas empresas. O movimento se deu, em grande parte, por causa da pandemia, mas, as empresas que tinham um bom planejamento financeiro conseguiram se manter por mais tempo e até mesmo sobreviver ao momento difícil.

É claro que, ao empreender, qualquer profissional está assumindo riscos, afinal, existem vários fatores, internos e externos, que podem influenciar no sucesso ou não do negócio. Mas, para quem tem uma saúde financeira e um bom planejamento, as chances de conseguir alcançar bons resultados são muito maiores. 

O que é a gestão financeira?

O conceito é focado em um conjunto de ações que visam analisar, planejar e controlar as atividades financeiras da organização. Ou seja, é fazer com que a empresa consiga ter uma visão total do que entra e do que sai, para descobrir o que precisa ser ajustado.

Com uma boa gestão das finanças, é possível enxergar os déficits e locais onde é possível enxugar os custos, aumentando a receita e o lucro. Além disso, a gestão ajuda a prever e prevenir crises, alocando as verbas de maneira adequada para que não seja necessário fazer empréstimos, dívidas nem tomar medidas mais drásticas.

Como fazer uma boa gestão financeira no meu negócio?

Para começar a planejar uma gestão financeira de qualidade e com bons resultados, é preciso ter em mente diversos fatores que vão influenciar no fluxo de caixa.

Conta Pessoal x Conta Jurídica

Um erro comum de empreendedores de pequenas empresas é manter a conta pessoal junto com a da empresa. Ainda que no primeiro momento, é preciso saber separar os assuntos e dividir as contas.

Crie uma conta para sua empresa, de pessoa jurídica, para impedir que os fluxos financeiros se misturem e acabem bagunçando a sua gestão. Dessa maneira, você tem mais controle sobre os gastos e as entradas, tornando o planejamento mais eficiente e assertivo.

Faça um registro diário

Independentemente do quanto sua empresa ganha diariamente, é preciso registrar as movimentações todos os dias. Se deixar para fazer tudo no fim do mês, a chance de esquecer algum item é grande e pode prejudicar o andamento do processo.

Ou seja, crie uma rotina diária para anotar tudo que entra e sai, evitando problemas lá na frente. A ideia é manter a organização porque uma quantia, mesmo que pequena, pode fazer muita diferença no final do mês.

Evite desperdícios

Faça uma análise minuciosa dos materiais que utiliza na sua empresa e veja se há algum desperdício, o mínimo que seja, no processo. Se as quantidades estiverem além do que é realmente necessário, você pode estar com um gasto que poderia ser utilizado em outras funções ou até mesmo que deveria ser lucro.

Esteja constantemente calculando o que precisa e vendo se há algo que possa ser eliminado dos gastos. Afinal, a gestão financeira é isso: ter controle do dinheiro para prevenir perdas e desperdício.

Controle o estoque

O estoque pode ser uma dor de cabeça para qualquer empreendedor. Muitas vezes, materiais estragam ou são comprados em excesso por falta de supervisão e isso indica mercadorias encalhadas ou até mesmo estragadas, que precisam ir para o lixo.

Isso pode acarretar um gasto desnecessário no orçamento, causando prejuízos financeiros. Portanto, aprenda a gerenciar o estoque da sua empresa e ficar de olho para possíveis desperdícios e compras desnecessárias.

Tenha uma reserva financeira

Mesmo em negócios pequenos ou que estão apenas começando, é importante ter algum dinheiro para emergências. Guardar, mesmo que uma pequena quantia por mês, é fundamental para ter mais segurança na empresa.

Se possível, separe uma parte do lucro como forma de investimento ou reserva financeira, para que, caso haja uma crise ou algo fora do planejado, a empresa tenha a possibilidade de se manter estável até que tudo volte à normalidade.

Com o Família Previdência, você pode investir sua reserva e pensar mais a longo prazo, para ter um retorno financeiro lá na frente. Você torna sua vida financeira mais descomplicada e deixa os investimentos com quem realmente entende do assunto. Faça uma simulação no site e veja como os investimentos hoje vão fazer a diferença no seu futuro e da sua empresa.

QUERO FAZER UMA SIMULAÇÃO


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO