Entenda o que é ESG e por que a sigla é importante para as empresas - Família Previdência

Entenda o que é ESG e por que a sigla é importante para as empresas

O ESG é um dos assuntos mais debatidos no mercado financeiro atualmente. Saiba mais!

Postado em: 31/08/2022

ESG é um termo muito buscado hoje em dia. De fevereiro de 2021 ao mesmo mês de 2022, a procura pelo termo triplicou nos buscadores. Foram 150% a mais em pesquisa, de acordo com um estudo realizado pelo Google Trends, e o Brasil foi o país que mais quis saber sobre o tema em toda a América Latina.

Esse conceito tem sido alvo de discussões em diversos países do planeta e, por isso, tem se tornado cada vez mais relevante mundo afora. Mas você sabia que o ESG não é algo recente?

ESG: o que é e como surgiu?

O termo ESG surgiu em 2002, em um relatório realizado pelo Pacto Global, que é uma parte da Organização das Nações Unidas (ONU). A sigla é um acrônimo em inglês que junta as palavras Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). A ideia era integrar outros temas relevantes, como fatores sociais e governança, ao conceito de sustentabilidade.

A partir daí, a sigla passou a ser usada em diversos fóruns e discussões internacionais, como uma forma de se referir a projetos que fossem socialmente, ambientalmente e administrativamente sustentáveis.

Entendendo o ESG

Cada letra dentro da sigla ESG tem um significado diferente e remete a uma área em específico a ser desenvolvida pelas empresas.

E - Environmental ou Ambiental

A letra “E” diz respeito às práticas voltadas para o meio ambiente. Entre os temas mais relevantes estão o aquecimento global, gases poluentes, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, energias renováveis e biodiversidade.

S - Social

Essa parte está diretamente relacionada com a responsabilidade das empresas na sociedade. Além disso, também fala no impacto que as organizações têm em prol da comunidade e das pessoas. Os assuntos mais discutidos aqui são diversidade de gênero, raça, etnia e crenças, proteção de dados e privacidade, investimento na sociedade, satisfação dos clientes e relacionamento com a comunidade.

G - Governance ou Governança

O último ponto da sigla fala sobre as políticas, os processos, as estratégias e as orientações administrativas de empresas e entidades. Diversas práticas e ações podem fazer parte do tema, como conduta corporativa, práticas anticorrupção, respeito aos direitos dos consumidores e funcionários, investimento nos colaboradores, transparência de dados, etc.  

Por que o ESG se tornou tão importante?

O futuro das empresas que não atuam com práticas ESG pode estar seriamente comprometido. Um relatório feito pela consultoria PwC mostrou que as ações voltadas para esse conceito vão passar a ser consideradas nas análises de risco e investimentos de bancos, fundos de pensão e investimentos internacionais.

Isso quer dizer que há uma forte pressão para que as organizações passem a aderir às práticas ESG, senão, estão sob o risco de não conseguirem investimentos mais à frente. O levantamento da PwC afirmou que 76% dos investidores planejam parar de comprar produtos que não sejam de empresas que respeitam o ESG nos próximos dois anos.

O que se busca dentro das empresas são ações aplicadas dentro e fora do ambiente de trabalho. Dentro, podemos falar sobre aumentar a diversidade, investir nos colaboradores, com planos de saúde, previdência privada, auxílio-creche, cursos e especializações e até mesmo aulas de educação financeira. Além disso, ações de combate ao preconceito, à corrupção e igualdade salarial também fazem parte dos tópicos.

Já para ações externas, estão medidas de cuidado com o meio ambiente, como diminuição de poluentes, tratamento do lixo e incentivos à replantação de árvores e do uso de energias sustentáveis.

A ideia é que haja, de forma geral, o cuidado com o futuro, seja falando de economia, meio ambiente ou pessoas. É uma forma de causar uma transformação social dentro das empresas, impactando em todos os setores da sociedade.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO