Fim de ano chegando: como organizar as finanças sendo PJ
Saiba como planejar seu fim de ano sendo PJ neste artigo do Família Previdência
Postado em: 15/12/2021
O que vem à cabeça quando o assunto é final de ano? Festas, férias, comemorações e encontros com a família? Sim, isso faz parte do cenário, mas esse período é também uma oportunidade para organizar as finanças.
Quem tem seu próprio negócio ou presta serviços como Pessoa Jurídica (PJ) tem um CNPJ, tendo as suas próprias tarefas, tributos e atribuições fiscais para cumprir. E o fim de ano é um excelente período para organizar a vida financeira, para reunir os documentos que servirão de base para o Imposto de Renda, programar o fluxo de caixa e quitar eventuais dívidas.
Como pensar em tudo isso?
Com informação e disciplina, é possível organizar suas contas e guardar dinheiro para um futuro mais tranquilo.
Balanço das contas
Uma das atividades que o PJ deve priorizar é o fechamento das contas dos últimos 12 meses, analisando o que entrou como lucro e o que saiu da conta para cobrir despesas. Isso mostra o quanto o trabalho rendeu e o que foi feito com os valores recebidos.
A partir daí, podem-se reavaliar gastos e destinar recursos para investimentos e despesas e para liquidar eventuais dívidas.
Planejamento
Independentemente do tamanho e do tipo de serviço prestado, toda empresa deve fazer o seu planejamento para o ano seguinte, determinando metas e objetivos a serem alcançados.
Contas a pagar no início do ano
Entre o fim de dezembro e início de fevereiro, é preciso incluir na projeção mensal algumas contas que vêm nesse período, inclusive para os PJs. Entre elas, estão o IPTU — que pode ser pago em cota única com desconto —, o IPVA e as matrículas escolares. Ao fazer o pagamento à vista, é possível conseguir bons descontos.
Contabilidade em dia
O dia 31 de dezembro marca o encerramento do período que o Imposto de Renda considera e cobra do PJ na declaração anual. Por isso, deve ser a época de reunir os valores faturados e as despesas. Dessa forma, será possível ter os dados contábeis em dia, calcular o lucro e os impostos a serem pagos.
Então, para um PJ ter um ano tranquilo e sem sobressaltos, a palavra-chave é organização. Com as informações organizadas, será possível encaminhar o Imposto de Renda e acertar as contas com o Leão sem deixar tudo para a última hora.
Além disso, podem-se estabelecer metas para garantir o seu 13º salário e pensar no futuro, com o aporte em um plano de previdência privada.
O Família Previdência tem opções que cabem no seu bolso e irão garantir um futuro com mais tranquilidade.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO