Futuro em família
Planejar uma reserva para o futuro dos filhos é a garantia de tirar sonhos do papel e uma forma de estimular a educação financeira – algo ainda distante para muitas famílias
Postado em: 13/10/2021
O brasileiro está vivendo mais, o que é muito bom. Por outro lado, o desafio que se impõe às pessoas é pensar no longo prazo para se proteger de necessidades do futuro – as suas e da família. Para isso, o Família Previdência dispõe de planos associativos, extensivos aos familiares. É como em um plano de saúde: você tem um dependente e faz uma poupança para assegurar a faculdade, um intercâmbio no exterior, a compra do primeiro imóvel ou, quem sabe, o capital para quem quer empreender.
Para as novas gerações, o investimento desde cedo é um incentivo à educação financeira – algo ainda pouco falado nas famílias. Escolher um investimento para o seu filho no longo prazo é mostrar a importância de organizar as finanças e dar um passo importante em direção ao futuro, com persistência e organização.
Como saber qual é o mais indicado? É seguro, rentável? O Família Previdência tem um time de especialistas e apresenta as opções disponíveis. A hora de começar é agora! Mostre o cuidado com o futuro de quem você ama! Confira as dicas:
1) Tesouro IPCA+ (NTN-B): no Tesouro Direto, existem várias opções de títulos públicos federais, pré e pós-fixados com vencimentos variados. Nesse caso, o mais indicado é o Tesouro IPCA+ (também conhecido como NTN-B). Esses títulos têm vencimentos mais longos entre os títulos do governo, sendo possível, por exemplo, comprar um título com vencimento até 2055. Os rendimentos são acima da inflação, protegendo o poder de compra do que foi investido. São duas as opções de Tesouro IPCA+ disponíveis no mercado:
– Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, que pagará juros semestralmente até o vencimento do título.
– Tesouro IPCA+, que paga o valor total rentabilizado ao final do período.
Investir em um desses títulos é simples: basta ter uma conta em uma corretora para ter acesso ao Tesouro Direto. Apesar de terem vencimentos bastante longos e a estratégia ideal seja manter os investimentos até a data final, em uma emergência é possível resgatá-los em 1 dia útil.
2) Fundo Multimercado: têm o benefício de poder investir em diversos tipos de mercado que o gestor veja boas perspectivas — seja ativo de renda fixa, inflação, renda variável, moedas, internacional ou qualquer outro incluído no mandato do gestor.
3) Ações: escolher a ação que mais irá se valorizar no longo prazo é uma tarefa quase impossível para quem não é especialista no assunto. Mas, no longo prazo, uma boa gestão de investimentos tende a ter um desempenho maior que a renda fixa. Para quem não é especialista no assunto, é importante escolher um bom fundo de ações, pois, dessa forma, você terá uma equipe especializada e dedicada à gestão da carteira.
4) Previdência Privada: quem acha que previdência privada é um investimento para a aposentadoria está enganado. Muito antes disso, vai permitir ao filho desfrutar dos rendimentos para cursar a faculdade, fazer um intercâmbio ou empreender no seu próprio negócio. Ainda que seja um investimento a longo prazo, normalmente o valor é sacado aos 18 ou 21 anos, dependendo do plano contratado.
Garanta o futuro de quem você mais ama! O Família Previdência ajuda!
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO