Geração Z e futuro: como garantir a renda para a aposentadoria
Será que a Geração Z se preocupa com a aposentadoria? Siga a leitura para saber mais sobre esse assunto
Postado em: 11/11/2022
Para muitas gerações, ter uma aposentadoria era uma certeza. Era o período em que a remuneração pelos anos trabalhados permitia levar uma vida com tranquilidade. Atualmente, a chamada Geração Z – composta por quem nasceu entre 1995 e 2010 — está preocupada com o futuro, que se desenha mais instável, em meio às mudanças nas regras previdenciárias. O desejo de se aposentar existe, mas ainda está como um sonho distante.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizada em 2019, portanto, antes da pandemia, somente 25% dos trabalhadores mais jovens têm a perspectiva de se aposentar. Ou seja: um a cada quatro jovens reserva dinheiro ou investe pensando na aposentadoria. E mais: 26,4% dessa mesma geração acredita que quem não se prepara não poderá viver com tranquilidade na terceira idade. Outros 25,2% consideram que o padrão de vida poderá cair depois da aposentadoria. O estudo foi feito em parceria com o SPC Brasil e o Sebrae.
Para muitos, um planejamento “pesado”
Especialistas alertam que a Geração Z preocupa-se menos do que o necessário com a aposentadoria e chega a considerar “um peso” fazer esse planejamento. Quando se trata de pensar na remuneração futura, trabalhadores e jovens na faixa dos 20 anos se sentem mais ansiosos do que os seus colegas um pouco mais velhos. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Fast Company-Harris.
Para o estudo, foram entrevistadas 1.022 pessoas. Desse universo, 31% da Geração Z concorda plenamente com a afirmação “Planejar a aposentadoria é um peso para mim”. Esse número é mais alto do que os 24% dos millennials, 23% da Geração X e apenas 12% dos baby boomers que disseram sentir o mesmo.
No entanto, o estresse da aposentadoria não está, de forma alguma, limitado a uma geração. Entre os entrevistados, 65% concordaram que o planejamento da aposentadoria gera muita ansiedade, em comparação com apenas 35% que indicaram que o tema não lhes causa estresse.
Comece cedo a guardar dinheiro
Ao serem questionados se tinham dinheiro e recursos suficientes para se aposentar, 67% dos entrevistados da Geração X disseram que não, em comparação aos 55% dos millennials e 47% dos boomers e da Geração Z. Ao serem questionados se concordam com a afirmação “Não sei quanto dinheiro preciso economizar para me aposentar confortavelmente”, 65% disseram que sim, e 26% afirmaram que concordavam totalmente.
Os membros da Geração Z eram os mais propensos a declarar que não sabiam de quanto dinheiro seria necessário (73%), seguidos pela Geração X (69%), millennials (66%), baby boomers (51%) e membros da geração silenciosa (10%).
Especialistas aconselham que, ao longo da vida, o trabalhador deve poupar de 10 a 12 vezes seu salário anual para se aposentar confortavelmente quando chegar aos 60 anos. Outra conta é que o trabalhador tenha economizado duas vezes seu salário anual aos 35 anos, para ser mais específico.
Existe idade ideal para investir?
Mais da metade dos participantes da pesquisa (55%) afirmou que a melhor idade para se aposentar é aos 65 anos ou mais; outros 26% disseram que se aposentar aos 60 anos parece o ideal. Apenas 14% disseram que 50 anos era a idade mais apropriada, embora os da Geração Z estivessem mais propensos a apoiar a ideia de se aposentar mais cedo: 24% achavam que 50 anos era a idade mais adequada.
Aparentemente, um número muito pequeno de norte-americanos planeja continuar trabalhando para sempre. Entre os entrevistados, 6% afirmaram que o momento mais apropriado para se aposentar é “nunca”. Curiosamente, os membros mais idosos do grupo de pesquisa foram os mais propensos a dizer que não pretendem se aposentar.
Imediatismo influencia a falta de planejamento
O imediatismo é uma das características da Geração Z, que nasceu imersa na tecnologia. Esse tipo de pensamento resulta na falta de planejamento econômico e pode ser um problema que o País enfrentará nas próximas décadas. É consenso entre os especialistas: investir desde cedo permite ao jovem maximizar o efeito dos juros compostos no longo prazo. Os aportes mensais podem ser menores, e o capital acumulado para custear a aposentadoria pode ser maior.
Previdência privada: organização e bom negócio
Para preparar o seu futuro, a previdência privada é o melhor caminho. Como esse tipo de investimento é feito a longo prazo, quanto antes você começar a poupar, melhores serão os resultados.
Os planos do Família Previdência vão te ajudar a construir um caminho mais tranquilo para o futuro, garantindo renda extra, através do que foi investido na aposentadoria privada. Há planos com preços acessíveis, a partir de 50 reais.
Dessa forma, você não vai depender unicamente do INSS e poderá ter uma aposentadoria mais tranquila. Acesse familiaprevidencia.com.br, faça uma simulação e trace os objetivos para o seu futuro financeiro. Nós te ajudamos a investir no amanhã.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO