Halloween: Conheça 10 monstros que assombram as suas finanças
Aproveitando o clima de Halloween, criamos uma lista para mostrar que fantasmas existem e vivem assombrando nossas finanças. Confira!
Postado em: 29/10/2018
Quando falamos de dinheiro e investimentos, podemos afirmar com certeza: monstros e fantasmas existem sim. Eles estão o tempo todo assombrando as nossas finanças e nos impedindo de obter resultados.
Esses monstros habitam as profundezas do nosso ser, estão dentro da gente, mas não estão adormecidos não. Eles vivem acordados e trabalham dia e noite para que a gente não se dê bem nas finanças.
Esses monstros são os traços de nossa personalidade, verdadeiros fantasmas que assombram a nossa relação com o dinheiro. A ansiedade, a arrogância e o pessimismo, por exemplo, se não forem treinados, vivem nos fazendo gastar ou nos impedindo de investir bem.
Veja quais são esses monstros de Halloween das suas finanças:
1. Lobisomem da indecisão
Nas noites de lua cheia você não sabe se é homem ou se é lobo? Na vida e nas finanças não dá para ficar em dúvida quando as oportunidades profissionais e as chances de negócio aparecem, se não você corre o risco de perdê-las. É assim que o lobisomem da indecisão te afasta do sucesso financeiro.
A melhor bala de prata para você parar o lobisomem da indecisão é sempre fazer uma lista de prós e contras. Essa é uma dica básica, mas que funciona. Quando você escreve numa lista, obriga a si mesmo a racionalizar o que sente e consegue enxergar melhor a situação. Então você já sabe: sempre que o lobisomem da indecisão tentar te paralisar, liste os prós e contras.
2. Monstro do descontrole emocional
Esse monstro é muitas vezes despercebido, mas ele atua forte sobre você e, por consequência, sobre suas finanças. Do ponto de vista psicológico, a disputa entre ter uma recompensa hoje ou ter mais no futuro é bastante desigual. É muito mais prazeroso comprar hoje. Então, seguindo seu "piloto automático", você vai sempre se curvar às vontades desse monstro.
Para controlar o seu monstrinho e colocá-lo no seu devido lugar é preciso estabelecer algumas regrinhas na vida. Uma delas pode ser anotar em aplicativos ou planilhas cada gasto que você faz. Para o seu emocional, eles funcionam melhor do que os apps que somam e categorizam os gastos automaticamente. Outra dica é colar um post it no cartão de crédito quando chegar perto do limite.
3. Fantasma da ansiedade
O fantasma da ansiedade faz você enxergar no hábito de fazer compras uma válvula de escape para alimentar seu fantasminha nada camarada. Além de fazer você gastar mais, esse fantasma malévolo faz você investir mal o seu dinheiro, pois a pressa faz você tomar decisões financeiras ruins, querer resultados rápidos, e isso pode até te levar a cair no golpe de falsos investimentos que prometem fortunas rápido.
Na hora de investir, as pessoas que não controlam seu fantasma da ansiedade tendem a ter uma visão de curto prazo e a querer retornos rápidos. Em aplicações financeiras, o tempo é um grande aliado. Quanto maiores os prazos para resgatar o dinheiro, melhores são os rendimentos.
Portanto, quando sentir aquela angústia de que é preciso comprar algo, ou quando te prometerem retornos magníficos em curto prazo, pergunte a você mesmo: “eu realmente preciso disso?”.
A resposta do seu fantasma vai dizer “sim”, provavelmente. Então, você pergunta de novo: “como vai ser a minha vida daqui a uma semana se eu comprar isso agora?”. Igual, provavelmente. É aí que você vê que aquilo não é tão importante assim, e coloca o seu fantasma da ansiedade no seu devido lugar.
4. Bruxa da acomodação
A bruxa da acomodação junta num caldeirão fervente as poções mágicas que te fazem não ter objetivos definidos. E nas finanças, como na vida, é bem difícil ter sucesso sem ter um porquê muito forte. A bruxa da acomodação tira de você a força de sonhar e ter ambição, que te servem de alavanca para atingir metas financeiras.
O medo é um desses ingredientes que a bruxa da acomodação coloca em seu caldeirão e te impedem de ter uma vida financeiramente bem sucedida. Muitas pessoas, por exemplo, preferem investir na poupança por medo de outras aplicações ou por ser mais cômodo mesmo, mas por isso deixam de ganhar mais dinheiro. Não deixe que a bruxa da acomodação tire sua vontade de ganhar.
5. Zumbi da arrogância
Comprar algo para ser socialmente aceito em um grupo até parece coisa de adolescente, mas pode ser uma trava para as finanças do adulto. Olha que contraditório: quanto mais você quer parecer rico, mais se afasta da riqueza. E assim, o zumbi da arrogância te transforma num zumbi também.
O zumbi da arrogância te faz prisioneiro do status e do querer parecer ter mais do que o bolso permite ter. O zumbi da arrogância é, no fundo, um sério problema de autoestima. E essa mania de grandeza só gera dívidas. Para colocar seu zumbi da arrogância no seu devido lugar, o único antídoto é humildade. A maioria das pessoas bem-sucedidas é humilde, aberta a aprender com qualquer um.
6. Múmia da rigidez
A rigidez mumifica você. Pessoas rígidas demais consigo mesmo, que não se permitem experimentar coisas novas, ousar, dificilmente terão sucesso financeiro. As pessoas financeiramente bem-sucedidas não são certinhas, mas sim ousadas, e a múmia da rigidez engessa suas finanças. É sempre bom lembrar que o comportamento controlador não é ruim para suas finanças, mas não pode haver exagero. É esse exagero que chamamos de múmia da rigidez.
Não deixe a múmia da rigidez afastar você de sua vida social para economizar, já que o networking ajuda nos negócios e na vida. Também não deixe a múmia da rigidez te transformar num pão-duro e, em consequência, fazer você deixar de ter experiências que podem ajudar a ganhar dinheiro no futuro.
7. Vampiro da procrastinação
O vampiro da procrastinação suga seu ânimo e faz você empurrar os planos com a barriga, o que pode ser péssimo para o seu bolso. Isso inclui esperar demais para guardar dinheiro para a aposentadoria, demorar para começar a investir ou mesmo procrastinar a realização de um projeto.
O vampiro da procrastinação faz você deixar tudo para depois na sua vida financeira, desde controlar seus gastos até iniciar um investimento, mas lembre-se: nada do que deixamos para a última hora sai com qualidade, o que impacta diretamente no desempenho profissional e na vida financeira.
Por trás do vampiro da procrastinação pode estar o medo de fracassar. A estaca no coração desse vampiro vem quando você se pergunta: qual seria o pior cenário possível caso os planos dessem errado? Não adianta esperar a motivação vir para agir. É quando você se coloca em movimento que ela acontece.
8. Frankenstein do pessimismo
O Frankenstein do pessimismo faz você ter menos oportunidades para ser bem-sucedido na vida financeira. Isso porque a motivação contagia os outros no mercado de trabalho. Ninguém quer estar perto do Frankenstein do pessimismo. No meio profissional, os otimistas têm mais chance de serem chamados para novos projetos e de aprenderem novas habilidades.
Assim, você é o criador, seu Frankenstein do pessimismo é sua criatura, e você deve se policiar para sempre controlar seu monstro. Diante de problemas, o Frankenstein do pessimismo te coloca em uma posição confortável de que não há nada a fazer, enquanto você deve agir de outra forma, com otimismo, para transformar situações.
Essa postura pró-ativa é comum entre as pessoas que obtêm sucesso na vida financeira. Portanto, controle sua criatura.
9. Diabo da vitimização
A vitimização é um diabo. Faz você assumir constantemente o papel de vítima na vida e só reclamar de tudo, e isso impede de obter bons resultados financeiros.
O diabo da vitimização faz você sempre achar que o que acontece de ruim na sua vida financeira não tem nada a ver com a sua forma de agir, mas sim é um azar corriqueiro e externo, coisas do demo, que você não pode controlar. Daí você perde a ambição e acaba acomodado.
As pessoas que deixam o diabo da vitimização agir têm menos chances de evoluir na vida, tanto pessoal quanto profissionalmente, pois quando colocam a responsabilidade de tudo nos outros, não usam seu poder de mudar. Para quem sofre com o diabo da vitimização, o antídoto é agradecer.
Ao invés de viver a energia negativa da reclamação, implante a cultura de agradecer cada pequena coisa boa que acontece na sua vida, e passe a viver a energia positiva da gratidão.
10. Drácula da impaciência
O Drácula da impaciência suga toda sua força de persistência e você não tem paciência para conquistar metas financeiras audaciosas. Seja para ter um bom retorno de um investimento, ou para juntar dinheiro para comprar uma casa, por exemplo, é preciso ter persistência. E o Drácula da impaciência te faz desanimar sempre.
Muita gente que começa a guardar dinheiro para um projeto desiste no meio do caminho. É o Drácula da impaciência agindo. Tanto na vida quanto nas finanças, é preciso ter constância. Sempre que se sentir impaciente para continuar um investimento de longo prazo, como uma previdência privada, por exemplo, pense no Drácula da impaciência e o coloque no seu devido lugar. Não desista.
Gostosuras ou travessuras?
O que você quer da sua vida financeira? Gostosuras ou travessuras? Se você quer gostosuras, é melhor ir logo controlando seus monstros financeiros. Assim como cada um desses monstros está dentro de você, o antídoto para derrotá-los também está.
Organize suas receitas e despesas, avalie os gastos e elimine o que for desnecessário. Planeje sua rotina para monitorar constantemente seu orçamento. Relacione suas dívidas e as negocie. Defina seus objetivos financeiros e corte gastos supérfluos. Busque formas de alavancar sua renda. Estude investimentos e defina metas de economizar. Escolha uma aplicação para a aposentadoria.
Já pensou em começar a investir em sua Previdência Complementar? Livre-se dos monstros financeiros e comece desde já a investir em um futuro mais tranquilo para você e sua família com o Família Previdência.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO