Invista na sua aposentadoria desde o primeiro emprego - Família Previdência

Invista na sua aposentadoria desde o primeiro emprego

Saiba como investir desde o primeiro emprego para ter uma aposentadoria tranquila

Postado em: 16/02/2023

Para desfrutar de uma aposentadoria tranquila, uma variável é fundamental: o planejamento. Especialistas revelam que grande parte das pessoas não traça uma estratégia financeira de longo prazo e propõem soluções para a introdução do hábito de poupar, pensando em um futuro com qualidade de vida e paz financeira.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil, em 2019, apontou que seis em cada dez brasileiros não se preparam para a aposentadoria. Enquanto isso, apenas 41% têm se preocupado com essa fase da vida — percentual que chega a 55% nas classes A e B.

O estudo aponta que, entre os que não fazem qualquer tipo de plano financeiro para a aposentadoria, 36% alegaram não sobrar dinheiro no orçamento e 18% atribuíram a ausência de um plano ao fato de estarem desempregados. Para 17%, não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês.

No entanto, com o aumento da expectativa de vida da população, a necessidade de se planejar torna-se ainda maior. De acordo com o IBGE, em 1940, a expectativa de vida era de 42,9 anos para os homens e de 48,3 anos para as mulheres. Mas essas idades já chegaram a 73,1 e 80,1, respectivamente, totalizando uma média de 76,6 anos. Com isso, as mudanças nas regras para se aposentar vêm sofrendo alterações periódicas, tornando mais difícil o acesso ao benefício. 

Especialistas alertam que não existe no país uma cultura de planejamento financeiro. Com isso, muitas pessoas já aposentadas acabam voltando ao mercado de trabalho, para complementar a renda e melhorar a condição de vida. 

Planejando o futuro

Portanto, a recomendação é começar a pensar na aposentadoria o quanto antes. Para se planejar, é preciso tirar uma fotografia do seu momento atual, considerando os seguintes fatores: 

  • Idade.

  • Renda.

  • Se possui previdência pública.

  • Dependentes.

  • Com quantos anos pretende se aposentar.

  • Se quer ter renda permanente ou fazer o saque de uma só vez.

Quanto é o suficiente?

Ao considerar esses tópicos, você terá condições de traçar um plano que deve ter como base a seguinte questão: quanto é o suficiente para você? 

Assim, você terá noção do quanto precisa para manter o seu estilo de vida. Isso irá incluir o conhecimento dos gastos atuais que serão mantidos, dos gastos que deixarão de existir e também dos novos gastos em sua rotina.

Esses dados permitirão que você se planeje quanto irá poupar e o tempo que terá pela frente. Possibilitarão também fazer os ajustes necessários. 

Consumo

O imediatismo no consumo é outro vilão apontado pelos especialistas como obstáculo rumo à aposentadoria tranquila. O comportamento do brasileiro é baseado no presente. Ele vive o momento, sem guardar qualquer tipo de preocupação a longo prazo. Isso faz com que ele se endivide desde cedo, o que é fatal no processo de planejamento. 

Além disso, existem alguns perfis de consumidores que inspiram cuidados: o impulsivo, que abre mão de fazer o investimento para realizar um desejo de consumo; o de temperamento ansioso, que faz uso do recurso poupado na primeira dificuldade financeira que aparece; e o de baixa renda, cuja formação de renda e patrimônio tornam-se inviáveis.

Assim, é imprescindível que haja maior consciência na hora de fazer as compras, não agindo apenas pelo impulso. O consumo moderno valoriza o presente e o status social em detrimento de um futuro melhor. As pessoas têm vivido o hoje intensamente, esquecendo de pensar no amanhã, destacam especialistas.

O caminho com a previdência complementar

A chave para alcançar a sonhada aposentadoria tranquila não demanda fórmulas mágicas, basta ter planejamento. Quanto mais cedo começar, você poderá se aposentar com mais recursos e de maneira mais confortável. É importante lembrar que quanto mais jovem, menores deverão ser os valores mensais destinados para essa finalidade, comprometendo menos a renda.

Um bom caminho para começar essa jornada de olho no futuro é aderir à previdência privada. Dessa forma, você garante uma renda complementar ao valor pago pelo INSS e irá desfrutar dessa etapa da vida com mais tranquilidade. 

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, o Família Previdência dispõe de planos acessíveis, a partir de 50 reais. Os aportes podem aumentar ao longo do tempo e ampliar os rendimentos. Visite o nosso site, faça uma simulação e tire suas dúvidas com nossos especialistas. 

 


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO