Já pensou em “acumular milhas” para se aposentar?
Cada pessoa poderia trocar as “milhas” acumuladas com a compra de produtos por um determinado valor no seu plano de previdência privada.
Postado em: 13/07/2018
Imagine se aposentar usando “milhas” acumuladas ao longo dos anos. A ideia pode parecer absurda, mas é o que propõe o professor Luis Eduardo Afonso, do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).
Afonso, que é especialista em Previdência Social, defende que a utilização de um modelo semelhante ao de milhas, usado pelas companhias aéreas, onde a compra de determinados produtos possa reverter em benefícios para a aposentadoria, é uma alternativa viável para superar o grave quadro de déficit da Previdência Social.
Ideia importada
A ideia do “plano de milhagens” surgiu no México a partir da publicação do estudo “Miles of Retirement” (Milhas para a aposentadoria), e seria perfeitamente aplicável no Brasil. Cada trabalhador poderia trocar as “milhas” acumuladas por um determinado valor no seu plano de previdência complementar.
O professor defende que haja uma mudança de mentalidade para que o brasileiro perceba a grave crise da previdência pública, se conscientize da importância de uma poupança particular e invista cada vez mais na previdência privada como forma de custear sua aposentadoria: “Vai ser cada vez mais importante a poupança individual e o esforço próprio”, afirma Afonso.
E você acha que essa inovação pode virar realidade?
Enquanto isso...
Enquanto esta novidade ainda não vira lei por aqui, nós, do Família Previdência, seguimos trabalhando com as leis vigentes e realizando sonhos de milhares de pessoas que depositam em nós seus futuros. Não é porque ainda não podemos acumular milhas que não podemos planejar nosso futuro. E então: o que você quer ser quando o seu dinheiro crescer?
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO