Os 60 são os novos 40: construa o futuro com qualidade de vida
Desde os anos 2000, esta realidade é muito comum e, cada vez mais, “os 60 são os novos 40”.
Postado em: 03/02/2023
Você está prestes a completar 60 anos e acha que ainda tem muito tempo pela frente? Desde os anos 2000, esta realidade é muito comum e, cada vez mais, “os 60 são os novos 40”. Isso significa que pessoas da chamada meia-idade aparentam ser mais jovens. Não é exagero fazer essa comparação: o astro do cinema Tom Cruise tornou-se um sexagenário recentemente e seus filmes batem recordes de bilheteria.
Quais são os fatores que contribuem para isso? A melhora da saúde da população prolongou a chamada terceira idade para além da sexta década de vida. Além disso, o maior alcance com serviços de água tratada e esgoto fez com que grande parte da população tivesse melhores condições de saúde. As vacinas também contribuíram para uma vida melhor.
Outra razão é o conhecimento. Atualmente, quem não sabe que o sol envelhece? O uso do filtro solar é amplamente usado por homens e mulheres. Todo mundo também tem informação sobre a necessidade de tomar água, manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios. Radicais livres, oxidação, danos causados por maus hábitos como beber e fumar são temas recorrentes nas mais diferentes faixas etárias.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU) e, de acordo com as leis do Brasil, é idoso quem tem 60 anos ou mais. A tendência é que esse segmento cresça em todo o mundo. Para se ter uma ideia, em 2018, pela primeira vez, o percentual de pessoas com 65 anos ou mais ultrapassou o de crianças com menos de cinco anos no mundo. E a previsão é que o número de indivíduos com 80 anos ou mais triplique – de 143 milhões em 2019 para 426 milhões em 2050.
Além disso, estar no grupo dos idosos tem vantagens e desvantagens. O lado bom é que garante direitos a um público que não era muito assistido e que estão presentes no Estatuto da Pessoa Idosa. Ao mesmo tempo, eles também enfrentam preconceito no mercado de trabalho, mas lutam para superar essas dificuldades. Muitos seguem desempenhando suas atividades profissionais, porém, em um ritmo menos acelerado.
Autoestima
Chegar aos 60 anos também significa manter a vitalidade e a autoestima lá em cima. Para muitos, a melhor definição desta fase é liberdade e autonomia. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas aponta que 61% não recebem nenhum tipo de ajuda financeira.
Com isso, os sessentões estão na academia, estudando e são ativos na internet: querem viver mais e com mais qualidade de vida. Além disso, buscam produtos e serviços adequados às suas condições físicas e à sua capacidade financeira, representando um nicho que merece atenção de diferentes mercados.
Hora de desacelerar, mas não parar
Dados do IBGE indicam que 27% dos idosos brasileiros continuam trabalhando — e isso inclui os setentões e aqueles considerados como longevos (pessoas com mais de 80 anos). Antigamente, a idade tinha uma conotação de perda, de declínio, o que vem mudando com o tempo. Com isso, a cronologia da vida mudou, e a idade é um sistema que padroniza a hora de iniciar a escola e de se aposentar, mas que hoje exige maior flexibilização.
Dessa forma, as pessoas se preparam para viver a aposentadoria — ou desacelerar —, sem que isso seja o fim da vida útil. O momento é para aproveitar outras experiências.
Olhar para o futuro com tranquilidade
A maior longevidade e as mudanças no perfil da população geram impacto no sistema de previdência: mais pessoas usarão o sistema de aposentadoria por mais tempo.
Periodicamente, há mudanças nas normas até mesmo para que os governos consigam pagar os benefícios a um maior número de cidadãos.
Isso faz com que as pessoas optem por um plano de previdência para preservar a renda no futuro, tendo um valor adicional, ou tirar um projeto da gaveta.
O Família Previdência dispõe de planos que combinam com o seu perfil. São mais de 40 anos ajudando milhares de pessoas a planejar a sua vida, com solidez e rentabilidade. Com opções a partir de R$ 50,00, é possível planejar a tão sonhada aposentadoria ou diminuir o ritmo das atividades profissionais. Faça uma simulação online e tire suas dúvidas com o nosso time de especialistas para fazer a sua jornada rumo aos 60 com mais qualidade de vida.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO