Por que optar pela Previdência Privada no lugar de um Fundo de Investimentos? - Família Previdência

Por que optar pela Previdência Privada no lugar de um Fundo de Investimentos?

Meio-termo entre a segurança da Poupança e a possível rentabilidade dos Fundos, opte pela estabilidade da Previdência Privada.

Postado em: 07/11/2019

Como já estamos fartos de saber, manter o dinheiro parado na poupança não garante rentabilidade atrativa a ninguém. Costumamos dizer aqui no blog do Família Previdência que poupança é economia, mas investimento de verdade, aquele em que você vê o seu dinheiro crescer, somente é possível com aplicações menos tradicionais para o conservadorismo do brasileiro.

Existem muitas possibilidades de investimentos atrativos no mercado. Mas, atenção, cuidado com as promessas atrativas de mais. Em geral, o primeiro passo a ser dado é através de um Fundo de Investimento.

Fundos de Investimentos

Os Fundos de Investimentos têm atraído cada vez mais as pessoas que querem sair da poupança em busca de uma alternativa mais rentável ou diversificar os investimentos sem se preocupar em administrá-los de perto.

Além de ter acesso a diversos ativos em um único portfólio, o investidor pode contar com profissionais que fazem a gestão do investimento.

Um Fundo de Investimento é formado por uma carteira de ativos financeiros. Ele é oferecido por administradoras que disponibilizam cotas para captação de recursos.

Basicamente, ele funciona como um condomínio, onde cada investidor adquire uma cota, paga uma mensalidade para a administração e segue algumas regras preestabelecidas.

No Fundo, assim como em qualquer banco, há taxas para que a gestão tome decisões relacionadas aos ativos da carteira, como fazer novas aquisições ou vendas.

A regulamentação deste investimento é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Esses órgãos são responsáveis por classificar e fiscalizar todas as atividades, mas, apesar disso, os Fundos de Investimentos não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Fundo Garantidor de Crédito

FGC é uma entidade que administra uma proteção aos correntistas e investidores, que permite recuperar até R$ 250 mil em depósitos ou créditos em instituições financeiras em caso de falência, intervenção ou liquidação.

Esse mecanismo de proteção ao investidor torna Certificados de Depósitos Bancários, Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliário tão seguros quanto a popular caderneta de poupança.

Essa segurança, no entanto, não é dada aos Fundos de Investimento, os quais não são cobertos pelo FGC. Assim, os investimentos operados pelos fundos, como renda fixa, fundos multimercado, fundos cambiais e fundos de ações, não são seguros.

Previdência Privada

Apesar de toda previdência privada ser aplicada em um fundo, afinal, é daí que vem o rendimento das contribuições, a maior diferença para um investimento em Fundos de Investimentos é, justamente, a segurança conferida à operação.

Na previdência privada feita através de bancos e seguradoras, por exemplo, é a Superintendência de Seguros Privados (Susep) o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos planos e também por atuar no sentido de proteger os investimentos feitos.

Já na previdência privada fechada, aquela realizada através de fundos de pensão – como o Família Previdência –, há tanta segurança financeira quanto planos de previdência privada aberta, ofertados por bancos e seguradoras.

Os fundos de pensão são regulados por lei e com segurança financeira aos participantes garantida pelo Governo Federal, através da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), vinculada ao Ministério da Economia e subordinada ao Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC.

Assim, diferentemente dos Fundos de Investimentos, onde existe, de fato, a possibilidade de ótimos rendimentos, mas não há segurança financeira para os investimentos, o Família Previdência – e a previdência privada como um todo – oferece possibilidades de rendimentos muito acima dos obtidos pela poupança e com total segurança sobre o investimento.

Segurança, solidez e expertise

Além da segurança da previdência privada em relação aos Fundos de Investimentos, é sempre importante contar com a solidez de uma instituição com 40 anos de história e que já superou as mais variadas turbulências na economia.

Fundos de Investimentos são opções de investimentos da moda, mas são relativamente novos, poucos têm mais de dez anos de mercado, e não enfrentaram ainda as turbulências da economia que a Fundação Família Previdência já superou.

Com 40 anos de mercado, a Fundação Família Previdência, gestora do plano Família Previdência, é o maior fundo de pensão do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, com patrimônio de mais de R$ 7 bilhões, e vem obtendo ótimos resultados, acumulando uma rentabilidade superior a 500% nos últimos 15 anos, bem acima da inflação e da poupança no mesmo período.

Além da segurança de investir em uma previdência privada e da solidez da Fundação Família Previdência, você ainda conta com a expertise de um time inteiro de especialistas em previdência privada, afinal, o Família Previdência só trabalha com este tipo de investimento (previdência privada), e não com um portfólio mais amplo, como os Fundos de Investimentos.

Então, com o Família Previdência, você tem a segurança de um investimento em previdência privada, a solidez de uma instituição com mais de 40 anos de mercado, a expertise de quem é especialista nesse tipo de investimento.

E mais! O Família Previdência não possui finalidades lucrativas, ou seja, não visa ao lucro. Justamente por isso, reverte toda lucratividade dos investimentos aos participantes do plano de previdência privada, aumentando ainda mais a rentabilidade obtida pelos participantes.

Por isso dizemos que somos especialistas em previdência privada, ou seja, trabalhamos somente com isso para fazer o seu dinheiro render. Fale com a gente!


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO