Por que os jovens precisam se preocupar com a aposentadoria? - Família Previdência

Por que os jovens precisam se preocupar com a aposentadoria?

Pesquisa aponta que quatro a cada dez jovens não pensam na aposentadoria

Postado em: 20/07/2023

No mundo atual, é comum que os jovens não deem muita importância para assuntos relacionados à aposentadoria. Afinal, para eles, a ideia de se aposentar ainda parece estar distante, visto que estão no início da vida profissional. 

No entanto, é fundamental que os jovens entendam a relevância de planejar e se preparar para o futuro financeiro. Continue a leitura para conferir mais sobre a aposentadoria para os jovens, além das novas regras para aposentadoria e, claro, se vale a pena investir na aposentadoria privada.

Por que os jovens devem pensar na aposentadoria? 

Muitos jovens acreditam que a aposentadoria é algo ainda longe, que falta muito tempo e que há outras prioridades financeiras na frente. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feita com jovens de 18 a 30 anos, mostrou que quatro em cada dez (38,7%) não se preparam para a aposentadoria.  

Porém, planejar a aposentadoria desde cedo pode trazer vários benefícios. Primeiramente, o tempo é um aliado poderoso quando se trata de investimentos. Quanto mais cedo se começa a poupar e investir para a aposentadoria, maior será o potencial de crescimento do dinheiro ao longo dos anos. 

Além disso, a previdência social pode passar por mudanças com o passar do tempo e não há certeza de como ela será no futuro. Por isso, é fundamental ter um plano de aposentadoria que garanta estabilidade financeira e qualidade de vida na terceira idade.

Quais são as novas regras para aposentadoria em 2023? 

As novas regras da previdência mostram que a aposentadoria está em constante evolução e que temos que estar sempre de olho, para nos mantermos atualizados sobre as mudanças. A chamada Reforma da Previdência, por exemplo, estabeleceu novas fórmulas de cálculo para determinar o valor do benefício, além do tempo de contribuição e de itens específicos para cada área. 

Além disso, também tiveram mudanças na idade mínima para se aposentar, as quais variam de acordo com o sexo e o tempo de contribuição. É importante que os jovens conheçam essas mudanças e se adaptem às novas regras para planejar sua aposentadoria de forma adequada.

Qual é a idade mínima para se aposentar? 

Após as mudanças da Reforma da Previdência, a idade mínima para se aposentar, em 2023, é de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens. 

Porém, também é necessário estar atento ao tempo mínimo de contribuição para ter acesso à aposentadoria pelo INSS. Segundo a regra, as mulheres devem ter pelo menos 15 anos de contribuição; já homens, 20 anos. 

Vale lembrar que essas são as regras gerais, mas existem algumas exceções, além de condições especiais para algumas categorias profissionais. Por isso, dê uma olhada para ficar informado sobre as regras específicas de cada caso.

Vale a pena investir na aposentadoria privada?

Diante dessas dúvidas em relação à previdência do INSS, é importante que os jovens comecem a pensar em alternativas para complementar a renda no futuro. Uma das melhores maneiras é investindo na aposentadoria privada. Os planos de previdência privada oferecem benefícios e vantagens que ajudam a garantir um futuro mais tranquilo e confortável.

3 razões para investir em previdência privada

A primeira vantagem da aposentadoria privada é a possibilidade de escolher o valor das contribuições mensais de acordo com o orçamento disponível. Ou seja, é possível fazer investimentos regulares ou realizar aportes maiores em determinados momentos, permitindo flexibilidade e adaptação às necessidades financeiras.

Em segundo lugar, os planos de previdência privada oferecem diferentes opções de investimento, como renda fixa, renda variável e multimercado. Com isso, fica mais fácil diversificar os investimentos e buscar uma maior rentabilidade ao longo do tempo. Mas fique atento: cada investimento tem um risco, por isso, avalie o seu perfil de investidor antes de fazer os aportes.

A terceira vantagem dos planos de previdência privada é a possibilidade de usufruir de benefícios fiscais. Dependendo do tipo de plano escolhido, é possível ter vantagens como adiar o pagamento de impostos e até deduzir valores do Imposto de Renda. 

Previdência social ou previdência privada: qual escolher?

A aposentadoria privada não substitui a previdência social, mas sim complementa a renda no futuro. Por isso, o mais importante para os jovens, e para todos, é ter um planejamento financeiro bem planejado e programado, que leve em consideração tanto os benefícios da previdência pública quanto os investimentos na privada.

Para saber mais sobre a previdência privada, acesse familiaprevidencia.com.br e faça uma simulação gratuita. Além disso, você pode entrar em contato e consultar um dos nossos profissionais especializados para entender seu planejamento e encontrar um plano que se adeque às suas necessidades.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO