Previdência Privada para Prefeituras: tendência para 2020
Com a Reforma da Previdência, implantar o Regime de Previdência Complementar (RPC) em municípios passou a ser obrigatório
Postado em: 03/04/2020
Até o final de 2021, todos os municípios que possuem Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e que os proventos dos servidores ficam acima do teto da Previdência Social, deverão instituir o Regime de Previdência Complementar (RPC) para dar cobertura a quem recebe acima desse teto, pois ele será o limite de benefício para os aposentados nos RPPS de estados e municípios.
Como a maioria dos municípios com RPPS não possui escala suficiente para criar a sua entidade de previdência complementar, ou seja, não tem o número de funcionários necessários para dar sustentabilidade a um plano de previdência privada próprio, a proposta autoriza a contratação de outras entidades de previdência privada. Assim, os municípios podem contar com a expertise de planos de previdência complementar já atuantes e testados no mercado.
Assim, contratar um fundo de pensão já estabelecido, com anos de solidez e especialização técnica já experimentada para obter os melhores rendimentos, que não possui fins lucrativos e reverte toda rentabilidade aos servidores municipais participantes do Regime de Previdência Complementar é muito mais vantajoso, rápido e barato do que a prefeitura criar um fundo de pensão próprio do zero.
O Família Previdência é uma solução pronta para os prefeitos
Como já mencionamos no artigo Sua prefeitura está preparada para a Nova Previdência?, o grande desafio dos prefeitos e gestores municipais é a implantação do RPC de forma rápida, eficiente e com baixo custo para os municípios.
Para isso, a Fundação Família Previdência é uma entidade fechada de previdência complementar com um time de especialistas pronto para oferecer aos prefeitos a melhor consultoria para planejamento e implementação do RPC em seus municípios.
Somos uma solução pronta para os prefeitos! Somos a maior entidade do Rio Grande do Sul, uma instituição sólida de previdência privada, autorizada a ofertar planos para os municípios e indicada no Guia da Previdência Complementar para Entes Federativos, do Ministério da Economia.
Possuímos mais de 40 anos de expertise, um patrimônio de mais de R$ 7 bilhões, pagamos mais de R$ 50 milhões em benefícios todos os meses, e, por sermos uma entidade sem fins lucrativos, oferecemos as menores taxas de administração do mercado.
Uma grande oportunidade para os prefeitos
Antes de ser uma dificuldade, a instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC) em seu município é uma grande oportunidade de levar aos futuros servidores municipais (o RPC só é válido para os servidores que ingressarem no quadro funcional após sua vigência), uma rentabilidade muito acima da poupança, por exemplo.
Em 2019, a rentabilidade nominal da Fundação Família Previdência foi de 20,87%, enquanto outros investimentos, como a poupança, por exemplo, perderam para a inflação, com rentabilidade de apenas 4,26%.
É essa rentabilidade que os prefeitos podem levar para seus servidores com a implementação do RPC com o Família Previdência. Isso significa a possibilidade de manutenção do nível de salário quando a aposentadoria chegar e potencial de rentabilidade da poupança previdenciária muito acima da média.
Além disso, com o Família Previdência, os servidores terão acesso a uma série de benefícios, como um time de consultores especializados em previdência, acompanhamento completo da gestão de investimentos, aplicativo Meu Plano, com todas as informações da previdência complementar na palma da mão, Programa de Preparação para a Aposentadoria, Programa de Educação Financeira e Previdenciária, empréstimos com as melhores taxas, e opção de adesão de familiares.
E, para o Município, a implementação do RPC significa impacto positivo nas contas públicas no médio e longo prazo e possibilidade de aumento de recursos para áreas prioritárias, como saúde e educação.
Prefeito: é ou não é uma baita oportunidade? Por tudo isso, a implantação do RPC com a expertise do Família Previdência é a grande tendência para os municípios em 2020.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO