Saiba os tipos de investimento de acordo com suas metas de vida
Ter metas e objetivos é a melhor maneira para começar a investir. Quais são as suas?
Postado em: 01/08/2019
Fazer o salário ficar maior que o mês a fim de sobrar algum dinheiro para começar a investir é uma das maiores dificuldades do brasileiro, que sempre atribui a prática de não fazer investimentos ao fato de não sobrar.
Uma das formas mais fáceis de reverter o consumismo que leva nosso dinheiro embora em economias que proporcionem fazer investimentos é através do estabelecimento de metas e objetivos.
Você sabe quais são os seus objetivos e metas para o futuro?
Nunca pense que é tarde demais para planejar algo para seu futuro, tampouco deixe seus objetivos de lado apenas por se sentir ‘velho demais’ ou ‘sem disposição’. Com o planejamento financeiro ideal e bons investimentos, qualquer pessoa pode realizar seus sonhos.
Mas, atenção: a única forma de realizar sonhos é não os perder de vista. O ideal, então, é colocá-los no papel, em um mural ou na porta da geladeira, de modo que você sempre visualize sua meta e, assim, não se desvie do objetivo.
Se você sonha viajar para algum lugar, por exemplo, tenha fotos desse lugar em locais estratégicos. Se quer um carro, em vez de fotos de lugar, tenha fotos do carro. E faça assim, seja qual for o seu sonho.
Divida seus sonhos por prazo
A menos que você acerte na loteria, não conseguirá realizar todos os sonhos ao mesmo tempo. Como essa hipótese está fora de cogitação por não depender de nós mesmos, o ideal é separarmos nossas metas de acordo com o prazo, o tempo que temos para realizar cada um dos nossos sonhos.
Essa é uma das etapas mais importantes para quem quer realizar metas de vida. Elas devem ter um prazo, ou seja, um espaço de tempo no qual precisa alcançar o objetivo. Sem prazos, é muito fácil adiar as ações e acabar não chegando a lugar nenhum.
Assim, existem aqueles sonhos de curto prazo, que precisam até dois anos para serem realizados, mas também existem aqueles sonhos mais complexos, mais caros, e que, portanto, necessitam de mais tempo para serem concretizados. São as metas de médio e longo prazo.
Além disso, antes de começar a investir para realizar sua meta, é importantíssimo saber quanto seu objetivo custa, para poder definir quanto terá que aplicar por mês para, ali na frente, pagar o seu sonho.
Para realizar objetivos de curto prazo
As metas de curto prazo devem ser alcançadas, no máximo, em alguns meses. Por exemplo: se você está se formando ou é formado recentemente, o ideal é não adiar muito aquele sonho do intercâmbio no exterior, sob pena de atrasar todo seu projeto profissional; se você é noivo, não dá para ficar enrolando o par: tem que marcar logo o casamento.
Outros exemplos de metas de vida de curto prazo podem ser realizar uma viagem nacional ou, então, fazer aquela cirurgia plástica que você sempre sonhou. Juntos, esses sonhos (intercâmbio no exterior, festa de casamento, viagem nacional e cirurgia plástica) estão no topo da lista dos dez maiores sonhos dos brasileiros. O que os torna de curto prazo, além de certa urgência, é o preço não tão salgado.
Para tornar realidade esses sonhos de curto prazo, o mais importante é a disciplina e a força de vontade. Nesta etapa, muitas vezes o segredo é deixar de tomar aquele cafezinho a mais ou não cair na tentação de comprar na liquidação só porque estava barato. Invista tudo que sobrar.
Como o período é curto (máximo 2 anos), o ideal é escolher um investimento mais conservador, com praticamente nenhum risco de perdas financeiras. Três investimentos chamam mais a atenção quando se trata de curto prazo: título público Tesouro Selic, as Letras de Crédito Imobiliária e/ou do Agronegócio (LCI e LCA) e o CDB (Certificado de Depósito Bancário).
Para as metas de médio prazo
Como diz o nome, este tipo de objetivo tem um prazo de tempo maior, de até sete anos. Eles exigem um pouco mais de preparo e, claro, fôlego financeiro para serem realizados. Entre os sonhos de médio prazo mais comuns entre os brasileiros, estão a compra de um carro, uma viagem internacional, se formar na faculdade ou realizar aquela festa de 15 anos para a filha.
O ideal para concretizar os objetivos de médio prazo, além de reservar uma quantia todo mês, é você aproveitar seus ganhos eventuais. Alguns exemplos são a participação em lucros, a restituição do IR ou algum trabalho freelancer que você venha a fazer. Independentemente de você estar em uma posição de trabalho estável, é sempre importante ter mais de uma fonte de renda.
No médio prazo, período que vai de 5 a 7 anos, o ideal é o investidor diversificar e manter o dinheiro investido de forma a aproveitar a elevada taxa de juros, mas, ao mesmo tempo, ficar atento a oportunidades mais pontuais.
Assim os melhores investimentos, que garantem retorno real bem acima da inflação no médio prazo, são Letras de Crédito Imobiliária e/ou do Agronegócio (LCI e LCA), Tesouro Direto e Fundos Multimercado. Este último, feito através de aportes em fundos gerenciados por terceiros, visa a manter uma estratégia balanceada de investimentos com alguma exposição ao risco. Portanto, é fundamental que este investimento não represente mais do que 20% de seu total de patrimônio investido.
Para os sonhos de longo prazo
Aqui ficam nossos grandes sonhos. A nossa grande realização pessoal. É a velha pergunta: Onde você gostaria de estar daqui a dez anos? Comprar um imóvel, uma casa na praia, pagar a faculdade dos filhos e independência financeira para viver de renda estão entre os principais sonhos de longo prazo dos brasileiros.
A única forma de alcançar um grande sonho assim é definir uma estratégia de como chegar lá. E, como Einstein já dizia, os juros compostos são a maior invenção da humanidade. No longo prazo, temos que fazê-los trabalhar por nós. Desse modo, quanto mais cedo você começar a investir seu dinheiro e de forma inteligente, mais fácil será realizar seu grande sonho.
Para investimentos de longo prazo, que correspondem a períodos de mais de 7 anos, você pode diversificar mais a sua carteira entre os perfis conservador, moderado e arrojado. Quatro tipos de investimentos para períodos acima de 7 anos devem ser considerados e equilibrados para formação de patrimônio e aposentadoria: Ações, Fundos de Investimento Imobiliário (FII), Tesouro Direto e Previdência Privada.
- Ações: escolha empresas sólidas, com boa governança e histórico de lucro crescente.
- Fundos de Investimento Imobiliário (FII): por que investir em um imóvel quando se pode investir em diversos imóveis e diluir o risco?
- Tesouro Direto: o Tesouro Selic é um título indexado ao IPCA (inflação), o que garante rentabilidade real.
- Previdência Privada: engana-se quem acha que previdência privada é somente para aposentadoria. No longo prazo, é um ótimo investimento.
E aí, qual é sua meta de vida?
Para cada meta, existe um tipo de investimento mais adequado. Para suas metas de longo prazo, aqueles verdadeiros sonhos de vida, onde a previdência privada é uma das opções de investimento mais indicadas, nós, do Família Previdência, podemos te ajudar. Então, defina sua meta de longo prazo, saiba quanto seu sonho custa, e faça logo uma simulação em nosso site para saber exatamente quanto você terá que investir por mês para realizar seu sonho.
O Família Previdência é uma instituição sólida, com 40 anos de atuação e mais de R$ 7 bilhões em patrimônio, e pagamos mensalmente mais de R$ 50 milhões em benefícios a nossos participantes dos planos de previdência privada. Vimos obtendo ótimos resultados nos últimos 15 anos, uma rentabilidade superior a 500%, bem acima da inflação e da poupança no mesmo período.
Estamos realizando o sonho de muita gente. Venha realizar o seu também.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO