Sobra pouco no mês? Confira 10 dicas para economizar e guardar dinheiro - Família Previdência

Sobra pouco no mês? Confira 10 dicas para economizar e guardar dinheiro

Veja as dicas do Família Previdência para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Postado em: 11/05/2022

Você já deve ter visto inúmeros tutoriais para economizar e fazer uma reserva para tirar do papel um projeto como viajar ou ter uma reserva para o seu futuro, correto? 

Com os preços em alta e a inflação em uma escalada crescente, guardar um pouco por mês tem sido desafiador para muitas pessoas. 

Mas é importante lembrar: economizar dinheiro é fundamental para quem quer ter independência financeira e maior qualidade de vida, além de trazer mais segurança frente a situações de emergência. 

Quer saber mais? Então siga lendo nosso artigo, que vai ajudar você a organizar as contas e investir com segurança e onde dá retorno.

Prepare a sua reserva financeira

Seja qual for o objetivo ou o tamanho do seu salário, é muito mais eficaz se planejar para ter um bom controle financeiro pessoal e uma reserva de dinheiro. Confira as dicas que separamos para você.

1) Anote o que você gasta no seu dia

Não deixe passar nada. Anote numa agenda, num bloco, numa planilha ou no celular. Separe os gastos, descreva a forma de pagamento, se usou cartão de crédito ou débito, se foi à vista ou parcelado. Enfim, tudo mesmo. Assim você terá um raio X completo das suas despesas e saberá exatamente o que é fixo e o que é variável e identifica o que pode ser considerado supérfluo. 

Você pode até levar um susto no começo, pois, dessa forma, a gente consegue “enxergar” o quanto está gastando com almoço, transporte, cafezinho ou aquele docinho no fim do dia, comprando algo que acreditava precisar…

2) Adie grandes compras

Muitas vezes, a gente acha que precisa de um produto e já sai comprando, não é mesmo? Não consultamos preço, outras alternativas, fazemos uma pesquisa séria antes de tomar a decisão.

Ao analisar os prós e os contras de uma compra grande e os valores também damos espaço para avaliar a real necessidade de adquirir um produto de valor elevado.

3) Dia “Zero”

Escolha um dia da semana para ser seu dia zero de gastos. Não abrir a carteira é sinônimo de economia garantida. Organize no calendário um dia por semana e cumpra essa meta.

4) Pague as contas em dia. Isso ajuda a economizar

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte ao seu pagamento. Além de evitar atrasos, você consegue observar o que sobra para as demais despesas e não paga juros.

Se possível, unifique as datas de vencimentos das contas, o que pode ajudar a organizar e representar facilidade na hora de pagar.

5) Eventos em casa

Chame seus amigos para ir na sua casa como alternativa para aquele barzinho ou restaurante. Você mesmo pode cozinhar, todo mundo pode colaborar com o supermercado e a conta vai ficar muito mais em conta, não é? Muitas vezes, também é mais gostoso um encontro em casa.

6) Seja adepto da marmita

Por que não levar comida de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias sai muito caro e nem todo mundo recebe vale-refeição, que é um dinheiro próprio para isso. 

Então, considere separar algumas horas da semana para preparar os alimentos e congelar as porções, que serão levadas para o trabalho. Levar comida é uma alternativa saudável para o seu corpo e para o seu bolso. 

7) Faça a lista de compras

Quando for ao supermercado faça sempre uma lista com o que verdadeiramente necessita e não fuja disso. Planeje o cardápio, pesquise possíveis descontos, evite comprar produtos perecíveis mensalmente, prefira frutas e verduras da estação e  foque na lista.

8) Lazer de graça

Existem vários eventos gratuitos em nossas cidades, peças de teatro, exposições, sessões de cinema, programas ao ar livre. É só pesquisar bem e encontrar o lazer ideal para você.

9) Renegocie dívidas 

De acordo com o Serasa, renegociar as dívidas é fundamental para fazer um bom planejamento financeiro. Se você tem uma dívida, o ideal é que se organize para pagá-las imediatamente, dando prioridade àquelas que possuem os juros mais altos.

Vale lembrar que, quanto maior a taxa de juros sobre a dívida, maior será o valor pago no longo prazo. Portanto, uma boa alternativa é fazer os pagamentos em ordem decrescente de juros. Lembre-se que, antes disso, é possível tentar renegociar diretamente com o credor, diminuindo, assim, o total a ser pago.

10) Invista seu dinheiro

Existem investimentos acessíveis para todos os tipos de perfis. Contudo, se você conta com pouco dinheiro em seu orçamento e não quer deixar as economias paradas, você pode fazer um plano no Família Previdência. Há opções a partir de R$ 50. Tire suas dúvidas com os nossos especialistas e organize seu futuro com segurança. Segue que é sucesso!

São dicas tranquilas para economizar dinheiro, não é mesmo? Começando com um plano a partir de R$ 50,00 vai ficar mais fácil guardar um pouquinho por mês. Se elas forem seguidas à risca, a poupança para o futuro vai prosperar rapidinho. Entenda como você pode fazer sua previdência com o Família clicando em "Simule sua previdência privada".


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO