Vida financeira a dois: como vencer os desafios e manter a parceria? - Família Previdência

Vida financeira a dois: como vencer os desafios e manter a parceria?

Veja as dicas do Família Previdência para administrar com facilidade as contas da vida financeira a dois

Postado em: 08/06/2022

Viver a dois é uma tarefa muito gostosa, mas nem sempre é fácil. Muitas vezes é necessário ter paciência, uma pitada de romantismo e muita organização. Afinal, são duas pessoas diferentes dividindo a vida, a casa, a rotina e, claro, o dinheiro.

Segundo dados do IBGE, somente em 2020, houve mais de 750 mil casamentos. Isso sem contar o número de uniões estáveis, que continua crescendo no Brasil. Os dados mostram que as pessoas continuam procurando parceiros e parceiras para dividir a vida, logo as finanças também.

Este pode ser um tópico complicado para muita gente. Alguns casais têm dificuldade de conversar, quando o assunto são as finanças. Organizar as contas, guardar dinheiro e pensar em investimentos a dois pode ser uma tarefa delicada. Mas para quem tem este tipo de conflito e deseja manter a união no quesito financeiro, vale colocar em prática algumas dicas e regrinhas.

O diálogo é a chave

Assim como qualquer assunto em um relacionamento, o diálogo é o ponto principal quando falamos das questões financeiras do casal. Evitar tocar no assunto para não gerar atritos e desentendimentos é um erro fatal.

A conversa sobre dinheiro pode ser um tabu ainda para muita gente, mas se duas pessoas resolvem dividir a vida, é necessário que essa parte também esteja presente nas conversas.

Falem com transparência sobre as contas, sobre o cartão de crédito, as compras, além de opções de investimentos e sonhos para o futuro. Quando os dois estão no mesmo ponto de partida, fica muito mais fácil conquistar os objetivos.

Anotem tudo

Essa é uma dica que serve tanto para solteiros, quanto para casais. Anotem tudo que entra e sai do seu fluxo de caixa. Quanto você e seu parceiro recebem? Quanto gastam com cada conta? Quanto guardam para investimentos?

Façam uma lista com as despesas e o que recebem todo mês e anotem tudo que surge de extra, como uma saída, uma viagem, gastos em farmácia, compras, etc. 

Quando forem pagar as contas, sentem-se juntos e olhem todas as anotações. Dessa forma, é possível entender como está o fluxo, o que pode ser cortado ou o que está sobrando. 

Tenham planos em conjunto

Um dos maiores desafios da vida a dois é compartilhar os mesmos sonhos e planos. Afinal, são duas pessoas diferentes vivendo juntas. Sabemos que é importante manter os planos individuais de cada um, mas, quando o assunto é vida financeira, vale a pena tentar pensar a dois nos sonhos e nos planos. 

Um dos dois sonha em fazer uma viagem internacional? Planejem juntos e busquem meios de conquistar o dinheiro necessário para isso. Querem trocar de carro? Vejam se é possível adiar outros planos para colocar este em prática.

Pensem na melhor forma de vivenciar os planos em conjunto, mesmo que sejam individuais, focando a atenção e as finanças em um de cada vez, para que não haja possíveis dívidas ou conflitos por falta de comunicação entre os dois.

Façam uma reserva de emergência

Quando se vive a dois, o gasto é dobrado. São duas pessoas gastando água, luz, comida, todas as contas são multiplicadas por dois. Além disso, algumas coisas fora do nosso controle podem acontecer, como um dos parceiros ficar desempregado, surgir alguma emergência na saúde ou na casa, e nem sempre o dinheiro do mês cobre todas as despesas.

Por isso, é importante ter uma reserva financeira para possíveis emergências, para fazer a contenção de gastos caso aconteça algo fora da rotina. Então, sempre que for sentar para fechar as contas do mês com seu parceiro, lembre-se de separar aquele dinheiro extra para reservar.

Invistam juntos

Uma das decisões mais importantes da vida do casal é como eles vão investir hoje para terem um futuro estável juntos. Planejar é excelente para melhorar a relação do casal com o dinheiro. Além disso, é válido estudar juntos sobre investimentos, para que possam escolher o melhor para os dois.

Um dos melhores investimentos é a previdência privada. Além de ser segura, garante uma renda estável para o casal no futuro, para que eles possam aproveitar a vida a dois lá na frente, com qualidade e estabilidade.

A importância do planejamento financeiro a dois

Se para uma pessoa sozinha organizar a vida financeira já é um desafio, imagina para duas. Mas é necessário, pois o planejamento financeiro ajuda a manter as contas em dia, as opções de investimentos sempre ativas, além de ajudar a ter aquela gordurinha no fim do mês.

Com a vida financeira planejada, é possível ter uma reserva para fazer uma viagem romântica com o parceiro, comprar um presente especial no Dia dos Namorados e até realizar sonhos juntos, como um carro novo ou a casa própria. 

Pensar e realizar juntos depende do casal e, quando os dois estão juntos no propósito de poupar e investir, o futuro reserva boas possibilidades, como uma boa estabilidade financeira e qualidade de vida. Contem com o Família Previdência para preparar esse futuro com vocês!


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO