Você conhece as Metas SMART? É hora de saber mais.
Se você quer um “empurrãozinho” para melhorar a sua organização, siga a leitura do artigo.
Postado em: 26/12/2022
Assim como na rotina corporativa, o planejamento de metas para alcançar um objetivo na vida pessoal é importante para tirar os projetos do papel. Isso vale para fazer uma reserva de emergência, guardar dinheiro para uma viagem ou começar a pensar na aposentadoria.
Se você sabe onde quer chegar, ficará mais fácil trilhar o caminho e identificar o que precisa para superar as dificuldades.
São várias as formas de organizar o seu planejamento estratégico — e a maioria delas é baseada em indicadores-chave de desempenho. Você já ouviu falar das Metas SMART?
Se você quer um “empurrãozinho” para melhorar a sua organização, siga a leitura do artigo.
O que são Metas SMART?
A metodologia das Metas SMART está baseada em critérios para ajudar a definir os seus objetivos e as suas metas. Elas deverão ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo.
Resumindo: é uma forma de esclarecer o que você precisa fazer para alcançar uma meta. Para isso, é preciso destrinchar essa meta seguindo os 5 critérios SMART. Na prática, essas metas mitigam as desculpas mais comuns, como “deixe para o ano que vem”, “não consigo guardar dinheiro” ou “não vou conseguir chegar a essa meta”.
É importante deixar claro que as Metas SMART não garantem que um objetivo será alcançado. Porém, ao final do período de tempo estipulado, se você não alcançar o resultado, ao menos será possível ter uma visão mais clara do que foi feito — e do que pode ser realizado da próxima vez.
A composição das Metas SMART:
As Metas SMART são divididas em 5 critérios que correspondem às letras de sua sigla, confira:
S — Specific ou específica
As metas devem ser claras, fáceis de entender e específicas, ou seja, devem direcionar a algum resultado compreensível. Com isso, você poderá concentrar seus esforços em algo que tenha um retorno real. Especialistas alertam que definir uma meta muito ampla é como girar um globo terrestre e apontar para um destino qualquer.
Para atingir um objetivo, você tem que levar em conta objetivos menores (separar mensalmente um valor para uma viagem ou investir em previdência complementar, por exemplo), de modo a tornar o caminho mais simples.
Tenha em mente perguntas como:
-
Por que isso é importante?
-
Quem está envolvido nesta meta?
-
Quais são os recursos que posso usar?
-
Qual é o orçamento disponível?
M — Measurable ou mensurável
É importante levar em conta que a meta deve ser mensurável. Senão, como você vai saber que a alcançou ou que chegou perto de atingi-la? Para ser mensurável, você pode anotar as pequenas vitórias e as etapas vencidas para entender o seu objetivo maior.
Para isso, faça perguntas como:
-
Quais as etapas vencidas?
-
O que me diz que isso está concluído?
A — Achievable ou atingível
Depois de definir um objetivo específico e mensurável, você precisa ter mais uma certeza: ele é alcançável? É preciso estabelecer uma meta que, embora desafiadora, seja realista.
Além de tornar o resultado mais palpável, é uma forma de otimizar o caminho até ele. Com uma meta que não é alcançável, é fácil se desviar do plano.
Nesse ponto, pergunte-se:
-
Como posso atingir esse objetivo?
-
Quão realista é a meta, usando pesquisas de mercado, dados de vendas e outros fatores financeiros?
R — Relevant ou relevante
Não esqueça que a sua meta precisa ser relevante e ter relação direta com a direção dos seus negócios ou do seu planejamento pessoal. Ou seja, você pretende ampliar o negócio ou quer começar a fazer uma poupança para a sua aposentadoria, por exemplo.
Para isso, você deve avaliar se é um esforço que vale a pena, qual o resultado que será alcançado e se é o momento de investir tempo, dinheiro e suor nesta meta.
T — Time based ou temporal
Toda meta precisa de uma data para acabar, ter um limite de tempo. Um prazo proporciona tanto a questão da pressão pelo resultado quanto incentiva a motivação dos envolvidos.
Para isso, ela deve ser alcançável, e os principais fatores externos que podem impactar neste prazo precisam ser levados em conta. Sempre tenha no horizonte perguntas como:
-
Quanto tempo vai demorar?
-
Quando quero e preciso que isso seja finalizado?
Para que servem as Metas SMART?
Elas vão ajudar você a aprimorar a sua gestão de prioridades, possibilitando aumento do foco direcionado ao cumprimento de metas, além de auxiliar na otimização da produtividade e da confiança em geral.
Na vida pessoal, as Metas SMART são especialmente aplicáveis para objetivos relacionados com a vida profissional e a gestão de finanças.
Por exemplo: vou investir em previdência privada para desfrutar a aposentadoria com tranquilidade. Para garantir a renda extra, você pode simular o valor de acordo com a sua capacidade financeira ao longo do tempo, projetando o valor adicional que quer ter a cada mês.
Estabeleça metas nas suas finanças
Se você quer estabelecer metas para melhorar as suas finanças pessoais, é preciso definir quais são as principais metas para o ano. Escreva em um papel ou no computador, como preferir. Além disso, defina objetivos realistas e fáceis de medir, atingíveis, relevantes e com prazo estabelecido.
Se você quer começar logo a planejar o seu futuro, converse com o time do Família Previdência. Assim, você irá organizar suas finanças e garantir uma renda extra para a sua aposentadoria.
Há planos para todos os bolsos, com valores a partir de R$ 50,00. Tire suas dúvidas e trace seus objetivos.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO