5 lições financeiras que ainda não te contaram
Os mitos sobre o dinheiro podem impedir que você invista nos próprios sonhos. Hoje, vamos te mostrar que o caminho financeiro pode ser outro, e bem melhor para você!
Postado em: 15/01/2021
Ao longo da vida, nós ouvimos diferentes comentários, conselhos e experiências das pessoas sobre o dinheiro. As lições financeiras geralmente são baseadas em um salário apertado para pagar contas básicas e podem ser ensinadas pelo nosso próprio núcleo familiar.
Muitas vezes, elas vêm cheias das improváveis conquistas de bens grandes e caros. Embora os conselheiros de plantão estejam preocupados com você e agindo com sua razão, pode haver mitos que, ao invés de ajudar, prejudicam.
Alguns tipos de falas predominam a diversidade desses mitos, como: "Deus me livre do aluguel, é melhor ter minha casa própria", "Poupança é coisa de rico!" ou "Parcela, você nem vai sentir o peso das prestações". Pensando nisso, separamos os principais pontos para desvendar essas crenças. Confira:
Poupança
Não importa o valor que será poupado. Quanto mais cedo você começar a rentabilizar o seu dinheiro, a mágica dos juros compostos vai acontecer.
Saiba que também não dá para poupar só o que sobra no final do mês. Quem sabe planejar suas finanças compreende que não há essa possibilidade, tudo é sabiamente calculado e dividido.
Para eliminar esse mito, você precisa sacrificar alguns gastos, não esperar para o dia que sua renda irá aumentar. Use o agora para ter sua segurança financeira depois.
Aluguel
Comprar ou alugar? Esse é um desafio financeiro!
A decisão entre aquilo que é permanente e passageiro depende da fase que você está. Nós sabemos que existe a idealização da casa própria, mas entendemos também que o dinheiro gasto com aluguel é uma necessidade como outra qualquer, não um desperdício.
Você pensaria o mesmo sobre o valor da comida ou das despesas do carro? Se a decisão for alugar, está tudo bem!
Se você comprasse uma casa, teria que pagar um empréstimo e daria um valor de entrada. Além disso, há outras despesas: impostos, manutenção, seguro, etc. Lembre-se: o importante é estar financeiramente planejado para aproveitar o futuro.
Poder aquisitivo
Sua habilidade de economizar é definida por sua disciplina, não pela sua classe econômica. Para começar a tirar esse mito do caminho, o importante é conhecer suas finanças e saber administrar seu dinheiro de acordo com suas metas e objetivos.
Ter uma renda extra ou de emergência é para todos os tipos de pessoas, e esse investimento irá suprir suas despesas agora ou na aposentadoria. Basta tomar a decisão do quão importante é estar alinhado com o futuro.
Parcelamento
Neste filme chamado vida, o cartão de crédito não é o seu vilão, acredite. Mas as chances de se endividar com ele são grandes!
É ótimo ter um auxílio quando não se tem dinheiro em mãos, mas cuidado: os juros são os maiores do mercado financeiro. Os gastos e as parcelas do cartão de crédito devem estar no seu orçamento com os valores divididos e com o mensal.
Por isso, cuidado ao parcelar suas compras, tudo é uma questão de controle e equilíbrio nas contas.
Mitos: um jogo de conceitos e falhas
De tempos em tempos, a economia sofre variações e muda o perfil financeiro das pessoas, incluindo as conquistas financeiras. Mesmo com o passar dos anos, o que permanece é o bom planejamento do seu dinheiro.
É comum ter dúvidas sobre investimento e projetos a longo prazo. Procure informações e não crie barreiras, principalmente com mitos populares ultrapassados e falhos, que já não condizem com a realidade atual.
Antes de trilhar um rumo para o futuro, coloque tudo no papel, peça auxílio para especialistas, conheça o seu perfil. Desafios e novas possibilidades financeiras sempre surgem. Acredite, é possível conquistar sonhos e investir em você!
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO