RH: Por que oferecer plano de saúde aos funcionários, mas não previdência privada? - Família Previdência

RH: Por que oferecer plano de saúde aos funcionários, mas não previdência privada?

O primeiro é um benefício que ele pode ou não usar. O segundo, é certo que ele vai utilizar.

Postado em: 13/03/2019

A cultura das políticas de Recursos Humanos corporativos mostra que é bastante comum uma empresa oferecer um plano de saúde aos funcionários e, muitas vezes, extensivo aos familiares também. O plano de saúde é visto no meio como uma vantagem competitiva na hora de atrair, contratar e reter talentos.

O que os gestores de RH não consideram é que, hoje, o plano de saúde é corriqueiro, toda empresa disponibiliza, e já não conta como diferencial competitivo para a política de recursos humanos das empresas. A previdência privada, esta sim, não é muito comum de ser oferecida e, por isso mesmo, assume como grande diferencial na hora de contratar.

O que é um plano de saúde empresarial?

Mas, afinal, o que é um plano de saúde empresarial? Os convênios médicos empresariais são similares aos voltados para pessoas físicas, mas têm algumas características próprias.

Eles são coletivos, ou seja, as condições são estabelecidas a todos os colaboradores e esses podem optar por participar ou não. Esse é um benefício opcional, já que inexiste qualquer obrigatoriedade, segundo a legislação trabalhista, de ser concedido pela empresa.

O convênio médico pode ser para os colaboradores e extensível a membros de sua família. Sócios, gestores, aposentados, estagiários, trabalhadores temporários e menores aprendizes também podem ter acesso a esse benefício, e o custo varia de acordo com o total de colaboradores e a rede de serviços e hospitais escolhida.

Um levantamento feito pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios demonstrou que o custo médio por colaborador corresponde a, aproximadamente, 11,5% da folha de pagamento. Além disso, pode haver ou não a chamada coparticipação. Se existir, o colaborador arca com o pagamento de um percentual de todas as consultas, exames e procedimentos realizados. O restante está incluído no plano contratado pela empresa.

Esse benefício, cabe ressaltar, o funcionário poderá utilizar ou não, a depender da sua opção e da sua saúde. Já o benefício do plano de previdência privada corporativa o funcionário utilizará de fato. Vamos ver?

O que é um plano de previdência corporativo?

Então, o que é um plano de previdência privada corporativo? Com os debates a respeito da reforma da Previdência Social na pauta política do País, onde ninguém sabe ao certo o que sairá dela, a previdência privada passou a ser não apenas um benefício a ser oferecido aos funcionários, mas a verdadeira tábua de salvação para o futuro de muitos brasileiros.

Os planos de previdência complementar empresariais são aqueles contratados pelas empresas e disponibilizados aos funcionários. Os benefícios são custeados por meio de contribuições dos empregados participantes durante a fase ativa de produção e podem ser suplementados por contribuições das empresas.

Esse sistema está previsto no artigo 202 da Constituição Federal, nas Leis Complementares nº 108 e nº 109, de 2001, e em normativos específicos.

Os planos de previdência privada corporativos utilizam o regime de capitalização, ou seja, as contribuições de empregados e a coparticipação da empresa são depositadas em contas individualizadas para a formação de reservas que garantem o pagamento dos benefícios no futuro.

Na prática, funcionam como um fundo de investimento de longo prazo, flexível e transparente. É possível acompanhar por meio de extratos como o dinheiro está sendo aplicado e qual o desempenho do investimento.

Previdência privada é diferente de previdência social

Também conhecida como previdência complementar, por ser uma aposentadoria adicional ao recebimento da aposentadoria oficial, pelo INSS, a previdência privada é uma poupança que a pessoa faz com o apoio da empresa durante o período em que estiver a serviço da companhia (podendo optar por seguir participando em caso de desligamento), para poder usufruir dos seus rendimentos no futuro.

É importante salientar que a previdência privada não concorre com a previdência social, ou seja, receber uma aposentadoria adicional não inviabiliza receber a aposentadoria oficial, do governo.

Pelo contrário, a previdência privada também é conhecida como previdência complementar porque seu objetivo é justamente este: oferecer um adicional além dos valores que você receberá em sua aposentadoria pela previdência social.

Logo, uma empresa disponibilizar o benefício da previdência privada a seus funcionários não a desobriga de recolher e contribuir para a previdência social. Porém, a empresa tem como grande vantagem para oferecer plano de previdência privada aos seus funcionários a possibilidade de deduzir as contribuições do Imposto de Renda.

Por que oferecer previdência privada?

Muito mais que o plano de saúde, a previdência privada é uma vantagem competitiva na hora de atrair, contratar e manter os principais talentos na sua empresa. Hoje, nenhum funcionário na ativa sabe se poderá contar com o INSS para se aposentar. Com uma previdência privada, ele terá essa garantia, e por isso se sentirá valorizado. E ele também pode estender esse benefício aos familiares.

É importante lembrar que, em todas as listas de melhores empresas para se trabalhar, as principais sempre oferecem os benefícios da previdência privada, pois estudos mostram que, quando a empresa valoriza o funcionário e leva em consideração suas preocupações familiares e com o futuro, este se torna mais engajado com a organização.

Como disponibilizar a previdência privada a meus funcionários?

A empresa pode contratar um plano de previdência aberto, aquele vendido por seguradoras ou bancos, ou pode optar por um plano de previdência fechado. Se optar por um plano fechado, poderá aderir a um fundo de pensão, como o Família Previdência, o maior do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, com profissionais especialistas em fazer o dinheiro aplicado render.

Um plano de previdência complementar oferecido por fundo de pensão possui vantagens sobre os demais ofertados no mercado financeiro, principalmente devido às menores taxas de administração. Além disso, os fundos de pensão não têm fins lucrativos, o que garante que todo o dinheiro investido pelo participante é revertido em seu plano de benefícios.

O Plano Família Previdência Corporativo é aberto para a adesão de empresas de todos os segmentos do mercado e de qualquer tamanho. A rentabilidade acumulada desde o lançamento (dezembro 2010) até dezembro de 2018 foi de 122,5%, praticamente o dobro da inflação registrada no mesmo período pelo INPC, que foi de 59,12%, e bem superior à poupança, que foi de 71,13%. É, sem dúvidas, a opção mais sólida e segura para depositar o futuro dos seus empregados.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO