Economia Prateada? Saiba mais sobre esse termo e por que é preciso prestar atenção neste mercado - Família Previdência

Economia Prateada? Saiba mais sobre esse termo e por que é preciso prestar atenção neste mercado

Fatia de idosos no total da população brasileira é cada vez maior e empresas passam a valorizar o público sênior

Postado em: 25/08/2021

A participação dos idosos no total da população brasileira não para de crescer. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua do IBGE, no fim de 2020 havia 39 milhões de pessoas no Brasil com 60 anos ou mais, o que representa 18,4% da população.

Em 10 anos, esse índice praticamente dobrou. Em 2010, o Censo Demográfico do IBGE registrou 20,5 milhões de idosos, cerca de 10,8% da população naquele ano.  

O envelhecimento da população fez com que a economia prateada ganhasse força no país e no mundo. Você já ouviu falar sobre esse conceito e de que forma ele vem movimentando os negócios atuais? Não? Então nos siga aqui. 

 

Afinal, o que é a economia prateada?

 

Segundo o Oxford Economics, a "silver economy" ou economia prateada – em alusão aos cabelos grisalhos da terceira idade – é a soma de todas as atividades econômicas associadas às pessoas com mais de 50 anos.

Representa, portanto, todos os produtos e serviços que este público mais sênior consome ou um dia irá consumir. 

 

Quais são as oportunidades neste mercado?

 

As oportunidades são amplas e aumentam à medida que ocorre esse fenômeno do envelhecimento da população. Conforme a Harvard Business Review, o mercado da longevidade movimentou US$ 15 trilhões globalmente só em 2020.

 

Mesmo assim, as empresas têm demonstrado dificuldade de explorar este nicho. Estudo das consultorias Hype60+ e Pipe.Social, por exemplo, mostrou que 63% dos negócios estão concentrados nos millennials (pessoas nascidas entre os anos de 1981 e 1995).


O levantamento revela também que quatro em cada dez consumidores de 55 anos sentem falta de produtos e serviços voltados para eles, sendo o segmento de vestuário, calçados e acessórios o que mais desperta descontentamento. 

 

Digital já faz parte do cotidiano dos mais velhos

 

Atualmente, graças aos avanços da saúde e da ciência, os maduros apresentam vidas mais longas, mais saudáveis e mais produtivas. Dessa forma, engana-se quem pensa que os seus gastos são todos voltados para a saúde. Cada vez mais, eles viajam, investem, namoram, empreendem e voltam às salas de aula. 

 

A digitalização no seu dia a dia também já é uma realidade.

O percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021, conforme demonstra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. 

 

De acordo com o estudo, se informar sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%) é apontado como a principal motivação para se conectarem. Também utilizam a web para manter o contato com outras pessoas (61%) e buscar informações sobre produtos e serviços (54%).

Além disso, apontam o smartphone como principal meio de acesso (84%), seguido pelo notebook (37%) e computador desktop (36%). 

 

Ainda segundo os dados da pesquisa, os aplicativos que os idosos mais usam no celular são as redes sociais (72%); de transporte urbano (47%); e bancários (45%). O WhatsApp é a rede social mais utilizada (92%), seguida do Facebook (85%) e Youtube (77%).

 

As compras on-line não ficam de fora para os idosos, sendo os eletroeletrônicos (58%), remédios (49%) e eletrodomésticos (47%) os produtos mais comprados.

 

Dicas para quem deseja empreender e atender aos mais maduros 

 

1 - Não os generalize 

Há uma diversidade e complexidade nessa fatia da população que precisa ser compreendida. Não os trate como homogêneos e respeite sua heterogeneidade. Dica: segmente diferentes perfis. 

 

2 - Não os subestime 

A nova terceira idade é bem informada e exigente em relação aos produtos e serviços que consome. Desse modo, equipes de atendimento devem estar preparadas e bem treinadas para resolver problemas complexos dos clientes. 

 

3 - Descomplique

Pense em um design amigável e atrativo para os maduros, envolvendo letras grandes e cores fortes para facilitar a leitura, por exemplo. Além disso, simplifique processos e evite burocracias desnecessárias. 

 

4 - Evite os estereótipos

Há inúmeros estereótipos relacionados aos idosos, que ressaltam aspectos negativos e fragilidades. Fique atento para não reforçá-los. 

 

5 - Seja empático

Coloque-se no lugar deste público e procure sempre entender o seu cliente. Em resumo: ouça mais e fale menos. 

 


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