O que tem a ver a economia com o processo de vacinação?
Investidores estão cautelosos, mas a imunização representa uma dose de esperança para o retorno das economias à normalidade.
Postado em: 05/02/2021
O ano de 2021 iniciou com cerca de 50 países vacinando parcelas das suas populações contra o coronavírus. A perspectiva no processo de imunização está na contenção da doença.
A vacina abre brecha para a expectativa do fim da pandemia, sendo um dos fatores determinantes para o crescimento econômico em meio a um cenário de incertezas sobre o amanhã. Por isso, o anúncio das distribuições das doses é recebido com alívio não só pelo setor da saúde, mas também pelas pessoas que desejam circular novamente com segurança e por aquelas que estão de olho no mercado financeiro.
Impacto econômico
O início da vacinação no Brasil permite fazer o cálculo de uma possível data para o retorno da normalidade. Porém, o ritmo para chegar nesse dia depende do avanço da distribuição e das campanhas de vacinação.
A cada possibilidade de atraso, a recuperação representa uma volta ainda mais gradual do país. A imunização com poucas doses, por si só, é um processo demorado. Mas, ainda sim, a vacina é um ponto central para a retomada da economia.
Importante destacar que, mesmo com o processo em movimento, as medidas sanitárias de proteção não vão acabar de um dia para o outro, motivo pelo qual a cautela financeira se mantém em discussão.
Com o aumento das parcelas da população imunizada, mais gente deve se sentir confortável para sair de casa e até gastar mais. Algumas restrições sobre estabelecimentos devem começar a cair e, ao mesmo tempo, a contratação de serviços deve aumentar, principalmente os presenciais.
Para os investidores, as decisões ficam menos dependentes do andamento da pandemia, afinal, as movimentações das atividades econômicas devem impulsionar os investimentos.
Chave de recuperação
A iniciação das campanhas já começa a alterar o cenário atual, e a esperança por dias melhores ressurge. Após um 2020 com uma das piores crises globais, alguns especialistas avaliam a chegada das doses da vacina contra a Covid-19 no Brasil e no mundo como uma chave de recuperação da economia.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO