Black Friday 2020: Como comprar somente o que você precisa e não gastar demais? - Família Previdência

Black Friday 2020: Como comprar somente o que você precisa e não gastar demais?

4 dicas preciosas para comprar exatamente o que você precisa sem perder tempo ou dinheiro

Postado em: 23/11/2020

Tempo de leitura: 6 minutos

Black Friday 2020 acontece no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês e, como nos anos anteriores, promete as maiores promoções dos mais diversos produtos.

Uma pesquisa do Google revelou que o número de consumidores que pretendem comprar online em 2020 deverá ser superior aos que pretendem comprar nas lojas físicas, consolidando a data como o ponto alto do e-commerce nacional que, no ano passado, levou 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez via internet, uma alta de 12% em relação a 2018.

Mas, cuidado: a data tão esperada por muitos brasileiros, e que já é considerada uma das principais datas de compras no país, comparada até mesmo ao Natal e ao Dia das Mães, já foi apelidada de `Black Fraude` em anos anteriores, justamente por não corresponder às expectativas geradas de preços verdadeiramente baixos.

Mas então, como você pode saber se um item está realmente barato ou se o site que está oferecendo o menor preço é realmente confiável?

Para você não correr o risco de comprar “tudo pela metade do dobro” e perder dinheiro ou mesmo tempo procurando ofertas onde não existem, preparamos essas quatro dicas para comprar bem que vão te ajudar a economizar na Black Friday.

1 – Se detenha ao que você precisa

Essa dica é a mais básica de todas, mas, justamente por isso, vai basear todas suas compras nesta Black Friday. Faça uma lista de tudo aquilo que você, de fato, precisa. Olhe para a lista e avalie item por item, analisando se é algo que você realmente precisa comprar ou se é um desejo ou um sonho de consumo. Se não for algo realmente necessário, risque da lista. Dessa forma, você conseguirá economizar, comprando objetivamente o que necessita e não gastando em excesso com coisas que não são tão necessárias assim.

2 – Utilize sites que comparam produtos e ofertas

Decidido qual ou quais produtos você realmente precisa e vai comprar na Black Friday, o próximo passo para conseguir as melhores ofertas é comparar itens semelhantes e preços. Para isso, sites especializados em comparar produtos, como o EscolhaSegura, o Compare TechTudo ou o JáCotei, podem ajudar você a encontrar a loja mais barata e aplicar os melhores cupons de descontos. Em alguns casos, você precisará instalar o plug-in do site em seu computador.

3 – Utilize o recurso “avise-me” desses sites para saber quando os preços baixaram

Para você ser avisado quando surgirem “ofertas exclusivas”, ou então quando o produto que você procura estiver em uma faixa de preço considerada adequada ao seu bolso e, claro, abaixo do valor anunciado até então, basta cadastrar seu nome e e-mail no serviço “avise-me”, que é disponibilizado por esses sites. Esse recurso é muito interessante para você saber se o produto que você procura realmente baixou de preço na Black Friday.

4 – Prefira produtos com opção de cashback

Cashback significa dinheiro de volta, em inglês. Ou seja, quando você faz uma compra, parte do investimento retorna para o seu bolso. Um exemplo: se um mesmo produto custa R$ 800,00 em dois sites diferentes, mas um deles possui um programa que devolve 5% do valor, a compra se torna R$ 40 mais barata para você. Alguns programas de cashback oferecem dinheiro de volta, outros incluem um crédito para reutilização em compras futuras. A grande vantagem para as empresas é alcançar um maior número de clientes e, claro, ao ganhar visibilidade, aumentar as vendas.

Dica-Bônus – Não caia em ciladas

Black Friday não pode ser sinônimo de Black Fraude, aquelas falsas ofertas que vendem “tudo pela metade do dobro”. Para você não cair em nenhuma armadilha de sites que se aproveitam da data para aumentar seus lucros com a corrida às compras, é importante seguir as dicas que demos aqui no blog no ano passado. Basicamente, você precisa planejar suas compras e monitorar os preços, fique atento à reputação da loja em que escolheu comprar, dê preferência a lojas e sites já conhecidos, desconfie quando a oferta for boa demais, e atente para que o preço do frete não seja uma cilada embutida para encarecer a sua compra. Leia o artigo e confira essas dicas em detalhe!

Siga nossas dicas e, depois, com o dinheiro que você economizar na Black Friday, use essas economias para pensar um pouco a longo prazo e realizar sonhos no futuro com uma previdência privada do Família Previdência.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO