Cashless e as tendências do mercado financeiro - Família Previdência

Cashless e as tendências do mercado financeiro

As pessoas estão andando com cada vez menos dinheiro físico

Postado em: 08/08/2022

Não é novidade para ninguém que o mercado financeiro passou por diversas mudanças e transformações tecnológicas nos últimos anos. E a tendência é essa mesmo, que o mundo seja cada vez mais digital e que dê mais opções aos consumidores. Isso se aplica totalmente ao setor das finanças.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a área financeira é a segunda com o maior número de startups no Brasil, quase 6% das 13 mil presentes no país. Com isso, é possível ver o desenvolvimento tecnológico do setor e a tendência que é oferecida à sociedade.

Cashless e o dinheiro em outro formatos

Com a tecnologia indo de vento em popa no setor, as empresas tiveram que mostrar para a sociedade os benefícios e o que mudaria na vida de cada um. Uma das principais mudanças foi a transição do dinheiro físico para outros formatos.

O cartão de crédito ou débito já era parte da realidade do brasileiro há anos, mas se tornou ainda mais presente com a chegada dos bancos e das plataformas de pagamento digitais. Além disso, o PIX também revolucionou o mercado. O modelo de transferência na hora, sem taxas, fez com que muitas pessoas parassem de usar o dinheiro físico como forma primária de pagamento.

Uma pesquisa feita pela Global Payments, em 2021, mostrou que, no ano anterior, os pagamentos em dinheiro físico caíram mais de 15% em todo o planeta. Enquanto isso, as transações feitas em outros formatos aumentaram 6%.

Ainda de acordo com o relatório da Global Payments, o que era realidade durante a pandemia, passou a ser algo definitivo: as formas de pagamento mudaram. A pesquisa mostrou que mais de 50% de todo o comércio eletrônico foi feito através de celulares e que os pagamentos em tempo real, estão cada vez mais frequentes, estimulando o uso das transferências bancárias em diversos setores da economia.

Esse novo formato de pagamento, feito através de plataformas digitais e aplicativos de banco, dá origem ao fenômeno que se chama cashless e significa, ao pé da letra, menos pagamento em dinheiro. Esse formato é mais do que o futuro, mas sim o presente da sociedade global.

Personalização do setor financeiro

A tecnologia e o cashless influenciaram muito mais do que as formas de pagamento, mas foram o pontapé inicial para uma mudança completa nas finanças. Uma das transformações mais evidentes é a personalização cada vez mais efetiva no setor.

Os clientes de bancos e fintechs (empresas tecnológicas do setor financeiro) não querem mais ser tratados como apenas um cliente ou serem atendidos por robôs. As pessoas passaram a ficar mais exigentes e buscarem atendimento personalizado. Esse movimento se chama Customer Experiência, ou apenas CX.

A CX é baseada na ideia de que a partir dos dados e da tecnologia, o consumidor possa ter um serviço mais direcionado ao que ele realmente precisa, fazendo com que a experiência dele seja melhor. Para isso, as ferramentas de leitura e interpretação de dados são fundamentais. Elas ajudam a entender os hábitos de cada cliente e entregar o que ele realmente precisa, sem que ele precise passar por várias etapas em um atendimento, por exemplo.

O boom das carteiras digitais

As carteiras digitais ou e-wallets, nada mais são do que os aplicativos que armazenam dados de cartão de crédito e débito e, em alguns casos, guardam dinheiro também. 

Elas têm se tornado cada vez mais comuns, dentro e fora do Brasil. E não só porque elas facilitam os pagamentos e as compras online, mas também porque elas são uma forma de democratizar o acesso das pessoas no ambiente financeiro, visto que são pedidos poucos dados para criar uma conta e quase todo mundo pode ser.

De acordo com o relatório feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, mais de 60% dos brasileiros que contam com smartphone em casa têm algum tipo de carteira digital e usam para pagamentos e compras.

Previdência privada e o pagamento digital

Com todas essas mudanças tecnológicas, as empresas tiveram que se adequar e se adaptar. Os bancos automatizaram diversos processos e tornaram os Apps mais fluidos e interativos, as fintechs desenvolveram novas opções e atualizações e as empresas de investimentos adequaram as formas de pagamento.

O Família Previdência, por exemplo, continua de olho nas tendências, sempre se atualizando no mercado. Atualmente, já é possível fazer o pagamento dos aportes mensais através de cartão de crédito, boleto e até mesmo PIX. 

Tudo para que os clientes se sintam confortáveis em investir no futuro e não precisem se preocupar em ter dinheiro físico. A única preocupação dos clientes que escolhem o Família Previdência é qual a melhor maneira de aproveitar o futuro com a estabilidade financeira que terão.


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