O que é Banking as a Service (BaaS) e os benefícios para você
Saiba o que significa Bank as a Service e os impactos para o consumidor
Postado em: 27/04/2022
Você já ouviu falar em Bank as a Service (BaaS)? Pois quando você chama uma corrida por aplicativo, pede uma refeição pelo celular ou paga sem se preocupar com essa etapa é porque o serviço financeiro integrado à essa tecnologia já está operando. E o seu dia a dia fica bem mais fácil, não é mesmo?
Da mesma forma, hoje, é possível ter um aplicativo de entregas que oferece também uma conta digital, um varejista que oferece cartão de crédito, uma fintech focada em empréstimos que passa a oferecer serviços financeiros, e um plano de previdência privada permite que você faça a migração para outro com maior rentabilidade, como os planos do Família Previdência.
Muita gente nem imagina, mas a simplicidade proporcionada ao consumidor final nessas experiências digitais são fruto das facilidades trazidas pelo BaaS. Na prática, o que isso significa? Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto.
Mais agilidade nos serviços
Banking as a Service (BaaS), ou banco como serviço, possibilita que serviços financeiros sejam ofertados por diferentes setores baseados no conceito de finanças embarcadas (embebed finance, no termo original). Dessa forma, a empresa interessada em ofertar determinado produto ou serviço pode “alugar” a infraestrutura já desenvolvida por outra companhia.
Uma das grandes vantagens desse modelo é a questão regulatória, cuja responsabilidade fica a cargo do proprietário da tecnologia. Sua instituição financeira deve ser autorizada pelo Banco Central para operar ou fornecer parcerias.
BaaS em alta no mercado financeiro
Nos últimos anos, os números vêm demonstrando que o BaaS vem se tornando uma realidade, não figurando apenas como tendência no mercado financeiro. De acordo com levantamento da Future Market Insights, o mercado de BaaS faturou, em 2020, mais de US$ 2,5 bilhões. A expectativa é que, em 2031, esse segmento alcance a cifra de US$ 12,2 bilhões, com crescimento a uma taxa média de 15,7% ao ano.
O mercado europeu talvez seja o que mais avançou nesse segmento, muito em função da melhor estruturação regulatória com a General Data Protection Regulation (GDPR) e o pioneirismo com o Open Banking. Mas o Brasil em nada deve à Europa, também com o avanço da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Open Finance como uma pauta muito forte do regulador.
Com todo esse avanço, o consumidor é o maior beneficiário. Em um ambiente em que as empresas buscam oferecer mais disponibilidade de produtos e serviços financeiros, ofertados com maior facilidade e capilaridade, viabiliza-se a inclusão financeira da população e amplia-se o rol de opções.
Desse modo, o consumidor naturalmente selecionará aquele prestador de serviço que oferece a experiência com menor esforço, mais fácil, simples e rápida.
Como funciona?
Os serviços que antes eram disponíveis apenas em ambientes bancários estão presentes onde os clientes estão. Por meio do uso de tecnologias avançadas, como as applications programming interfaces (APIs) que integram os serviços, é possível pagar a conta de luz ou fazer um Pix em qualquer site ou aplicativo utilizado para prestar serviços variados.
Do mesmo modo que uma pessoa sai do táxi sem nem lembrar que aquele pagamento da corrida foi feito, pode-se ter algum serviço integrado na carteira digital preferida, na corretora ou até em um site de comércio eletrônico com o mesmo visual e experiência, sem precisar sair para outro ambiente ou site.
Nesse sentido, as possibilidades extrapolam os bancos e agora estão presentes em wallets, fintechs, startups e atendem às mais variadas necessidades dos clientes.
Vantagens
O Bank as a Service tem feito diferença na vida das pessoas. Além de estimular a qualificação dos serviços digitais de outras empresas, aumentando o acesso a soluções financeiras.
Um dos grandes desafios para o setor é atingir uma alta performance em transações financeiras, qualidade e precisão dos dados e agilidade na oferta de serviços que toda empresa precisa para prosperar na era digital.
Além disso, a fidelização dos clientes ganha força com o BaaS, visto que a experiência é muito mais valorizada e fluida. Com a integração de serviços financeiros em aplicativos diversos, criam-se oportunidades e mina-se a experimentação para outros concorrentes. Nesse contexto, as discussões sobre cliente no centro e experiência do usuário estão alinhadas à proposta de valor do Banking as a Service.
Com o avanço do Pix, dos serviços de portabilidade e do Open Finance, por exemplo, a oferta de APIs cresce e possibilita o surgimento de novos subprodutos. O acesso às informações previamente concedidas pelos consumidores unido à democratização do crédito também trarão soluções mais adequadas às necessidades dos clientes, gerando benefícios e vantagens em qualquer ecossistema digital.
O futuro é promissor, e o presente já traz uma revolução. Planejar as finanças, escolher os melhores planos de previdência, contar com mais serviços digitais e aplicar recursos com segurança e rentabilidade são realidade ao alcance de todos. Levar os produtos para melhor servir seus clientes, com uma abordagem aberta, colaborativa e eficiente, mesmo para quem ainda não é cliente, é um grande passo para o futuro dos serviços financeiros.
Mais do que serviços, são entregues novos valores para o mercado e mais qualidade para o consumidor. Saiba as facilidades que o Família Previdência dispõe e escolha seu plano.
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