Pratique o autoconhecimento financeiro
Neste artigo, vamos falar dos benefícios do autoconhecimento financeiro e sobre como desenvolver esse comportamento.
Postado em: 28/02/2023
Você acha que a saúde das suas contas e do seu orçamento precisa melhorar? Para isso, os especialistas recomendam que você pratique o autoconhecimento financeiro.
Desenvolver essa habilidade pode não ser tão fácil para alguns. Mas, com disciplina e conhecendo o seu perfil, é possível chegar aos melhores resultados. Afinal, entre teoria e prática, muitas pessoas enfrentam dificuldades no controle financeiro e na concretização das metas.
Se é o seu caso, o aprendizado ao longo deste artigo pode ajudar. Além de esclarecer sobre o tema, vamos falar dos benefícios e sobre como desenvolver esse comportamento.
O que significa o autoconhecimento financeiro?
Como a própria expressão sugere, o autoconhecimento financeiro é a capacidade de entender o seu próprio perfil de tomada de decisão quando o assunto é o dinheiro.
Isso envolve desde compreender como você costuma consumir, as escolhas na hora de investir, quais são as suas metas que envolvem as finanças e a forma como faz o controle do seu orçamento.
Por que praticar o autoconhecimento nas finanças?
Praticar o autoconhecimento nas contas significa tomar decisões mais inteligentes na hora de gastar ou de investir os recursos. Desenvolver essa habilidade facilita a identificação de hábitos e situações que podem conduzir você ao consumo impulsivo e, muitas vezes, ao endividamento. Isso também irá ajudar a entender quais são as suas prioridades e como concretizar os seus objetivos, sejam eles no curto, no médio ou no longo prazo.
Pode até soar estranho, mas as pessoas ainda mantêm uma relação de estranhamento com o dinheiro e evita sequer olhar o saldo da conta bancária, seja por medo ou
desorganização. Esse tipo de comportamento dificulta o controle dos gastos e leva a uma visão distorcida da realidade financeira.
6 benefícios do autoconhecimento financeiro
Dedicar-se a conhecer e compreender os próprios hábitos financeiros pode trazer muitos benefícios ao seu dia a dia. Confira alguns:
-
Entender melhor as próprias escolhas e quem você é.
-
Consumir de maneira consciente.
-
Melhorar a saúde financeira, tomando decisões mais inteligentes e de forma organizada.
-
Compreender a importância de ter uma reserva de emergência.
-
Poupar para investir no seu futuro.
-
Ser capaz de fazer investimentos alinhados aos seus planos.
Cada um deles é reflexo do processo parar e analisar as próprias decisões, buscando identificar padrões, mudanças e oportunidades de crescimento.
3 dicas para desenvolver o autoconhecimento financeiro
Você já percebeu o quanto o autoconhecimento financeiro pode mudar a sua vida para melhor, correto? Para ajudar neste caminho, separamos algumas dicas. Confira:
-
Analise o seu próprio perfil
É muito importante reconstruir o próprio perfil para avaliar como você está utilizando o cartão de crédito, quando foi a última vez ou com qual frequência você consegue guardar dinheiro ou planejar um investimento para o seu futuro.
-
Proponha desafios a si mesmo
Vencida essa etapa, é hora de começar a propor pequenos desafios a si mesmo. Se o principal problema é o impulso no consumo, determine que cada compra que fuja às necessidades básicas seja pensada durante 30 dias. Esse período irá servir para que você reflita sobre a real necessidade da compra. Em muitos casos, ela perderá o propósito após esse período de avaliação.
Outra opção é se desafiar a reduzir a fatura do cartão de crédito em uma porcentagem específica, que seja condizente com a sua realidade.
Essas atitudes levam a pensar por que esse é o seu padrão de gastos e como ele afeta a realização dos seus verdadeiros sonhos.
-
Planeje o seu futuro
Todas as decisões que você toma hoje podem impactar diretamente no seu futuro. Por isso, é muito importante projetar o amanhã e entender como e onde você gostaria de estar. Se a meta é ter uma aposentadoria com segurança financeira, por exemplo, pense em como os seus hábitos o aproximam ou afastam do seu sonho.
Uma opção é fazer um plano de previdência complementar ou mesmo incentivar a sua empresa a oferecer um plano patrocinado. Assim, é possível investir pequenas quantias mês a mês e chegar à aposentadoria com o valor planejado.
O Família Previdência tem planos para quem quer construir um amanhã mais seguro. A partir de 50 reais, é possível encontrar uma opção que combina com o seu perfil. Faça uma simulação, veja como o seu futuro pode ser organizado desde agora e tire suas dúvidas com o nosso time.
COMECE A SIMULAR O SEU PLANO